Como fazer estantes com caixotes de madeira

Estante com caixotes de madeira 1

Esses dias tive uma folguinha à tarde e aproveitei para passar na feira que acontece toda semana aqui perto de casa. Mas algo me chamou mais a atenção do que as frutas fresquinhas e baratas: os caixotes de madeira que as guardavam! Assim que vi aqueles caixotes pensei em como eles poderiam ficar bem com uma repaginada na decoração do meu escritório. Não tive dúvidas: na mesma hora pedi a alguns feirantes que me cedessem as caixas vazias, levei para casa e comecei a trabalhar nelas no mesmo instante. Fiquei tão distraída que nem lembrei de trazer as frutas… Só sei que rapidinho fiz algumas estantes com caixotes pintados e colados à parede. Ficou simplesmente lindo e muito original!
Enfim, testado e aprovado, segue algumas dicas que você pode seguir para fazer sua estante rústica de caixotes de feira. O mais legal dessas é que você pode incrementar alguns detalhes para fazê-la do jeito que quiser.

Estante com caixotes de madeira 5

Se os caixotes estiverem em boas condições de uso, a estante ficará resistente, sendo possível utilizá-la como qualquer outra, seja para colocar peças decorativas, de coleção, livros, CDs, DVDs, etc. Enfim, a função da estante de caixotes de madeira pode depender do que está faltando em sua casa. Você pode fazer uma estante para colocar utensílios domésticos, substituindo um armário, ou mesmo organizar suas roupas no quarto, em vez de ter um guarda-roupa. Quanto ao visual, use a sua imaginação e os materiais que tiver disponível!

Caso a sua residência tenha um estilo mais tradicional, com móveis de madeira, você pode simplesmente passar um verniz nos caixotes para ajudar a aumentar a sua vida útil. No entanto, se a sua casa é do estilo moderno, é possível pintar os caixotes e dar um visual arrojado a eles.

1) Defina o formato e o tamanho da estante

Estante com caixotes de madeira 3

O primeiro passo para fazer estantes com caixotes de madeira é reunir um número de caixotes, conforme o tamanho da estante que você quer montar. De preferência, os caixotes devem ser parecidos, para que fique bem montado. Os caixotes você pode encontrar em feiras ou supermercados.

2) Primeiro acabamento: a lixa

Estante com caixotes de madeira 4

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

O passo seguinte é lixar as caixas, o que vai remover farpas e sujeiras. A lixa 60 para madeira é bem eficiente, mas a dica  é não lixar demais, apenas o suficiente para remover o que pode prejudicar a fase seguinte. É importante que os caixotes mantenham a sua rusticidade.

3) Pintura ou verniz?

Estante com caixotes de madeira 2

Depois de lixar, é importante passar uma tinta de fundo, que vai deixar o caixote pronto para receber a pintura da cor desejada. A dica é passar de fundo tinta PVA branca (latex) ou de outra cor clara se você já tiver, apenas uma demão, mesmo que a pintura não fique uniforme. Também coloque um pouco de água se a tinta estiver muito grossa, o que vai facilitar a sua pintura.

Estante com caixotes de madeira 6

A cor da estante pode ser a que você quiser, sendo que vai ficar mais harmonioso se ela combinar com a cor da decoração do cômodo onde o móvel permanecer. Você pode escolher uma tinta do tipo esmalte à base de água, acetinado ou brilhante, que agride menos, já que não possui solvente, e por isso não tem cheiro forte.
Essa tinta também seca rápido, sendo necessário passar duas demãos. Caso queira deixar a estante bem rústica, depois de lixar basta passar o verniz. Para ficar com rodinhas, coloque na estante dois rodízios, que podem ser fixados com fita dupla face, já que os parafusos podem rachar a madeira.

4) Composição

Estante com caixotes de madeira 7

Depende do que você quer fazer: depois que as caixas estiverem lixadas e pintadas ou envernizadas, você pode soltar a imaginação ao compor o visual da sua estante. Ela pode ser de caixas empilhadas na vertical ou na horizontal, penduradas no alto para exibir peças decorativas, em grupos pequenos ou, para ter mais espaço, cobrindo uma parede inteira de cima abaixo (combina muito com ambientes como bibliotecas ou arquivos).

E está pronta a sua estante de caixotes! Simples demais né? Depois de ficar craque nisso, você pode usar as caixas também para substituir outros móveis, como um criado-mudo ou mesinha de centro. Crie à vontade e depois venha me contar como ficou!

2 thoughts to “Como fazer estantes com caixotes de madeira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.