9 Técnicas de Caixas em MDF decoradas – como fazer passo a passo

Um dos artesanatos mais populares na internet são as caixas em MDF decoradas. Existem artesãs fieis a esse trabalho, que sempre procuram por novidades e querem fazer uma peça mais bonita todos os dias. Porque trabalhos com caixas em MDF é extremamente relaxante e ainda pode render um bom dinheiro no fim do mês com a sua venda. Mas se você quiser fazer somente para dar de presente, também é uma ótima opção. Afinal, um presente artesanal traz muito mais afeto e carinho do que um presente industrializado.

Para você que quer aprender a fazer as caixinhas decoradas, a internet é um terreno fértil. Existem centenas de sites que ensinam técnicas diferenciadas, além do YouTube, que traz vídeos fantásticos. A variedade de técnicas para decorar caixas em MDF impressiona. Pode-se usar tecido, papel, tinta, filtro de café, dentre outros materiais, cada um dando uma cara diferente para a caixa. Além disso, pode-se combinar uma técnica com a outra para não ter limites na confecção das caixas.

Está pronta para aprender? Separamos aqui algumas técnicas legais com passo a passo e referências de onde você pode se aprofundar. Leia o post completo para ter todas as informações e se tornar uma especialista em caixas decoradas.

Técnicas de pintura em caixas de MDF

Pátina

caixa patinaFoto: http://www.artemdf.com.br/?p=2272

A pátina é uma técnica de pintura muito interessante e que dá um visual rústico legal. Ela pode ser aplicada em diversos locais, tais como móveis, parede e também em caixas em MDF. Além de ser bonita, o que é muito importante, a pátina também é uma técnica simples de se fazer. Abaixo você encontra um vídeo que ensina uma técnica muito simples para se fazer a pátina, usando uma escova de roupas.

http://www.youtube.com/watch?v=H6p3gs-qkVo

É importante lembrar que existem vários tipos diferentes de pátina, cada uma resultando em um visual totalmente diferente. Na internet, principalmente no YouTube você encontra muito material interessante para aprender a fazer esses tipos de pátina, não deixe de conferir e aprender coisas novas todos os dias.

Craquelê

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

caixa mdf craquele

http://fuieuquefizartes.blogspot.com.br/2013/03/dicas-para-um-craquele-perfeito.html

O craquelê é uma das técnicas preferidas das artesãs que criam caixas decoradas devido à sua versatilidade. Com essa técnica é possível criar o efeito “rachado” nas caixas, que fica lindo e chama muito a atenção. Além disso, pode-se variar nas cores e criar centenas de caixas totalmente diferentes usando a mesma técnica. O craquelê pode ser aplicado individualmente ou em conjunto com outras técnicas, tais como a decoupagem com guardanapos, conforme mostrado na foto acima.

Além de ser lindo, o craquelê também é muito fácil de fazer. Basicamente você vai precisar aplicar dois vernizes, um para a base e outro craquelador e o efeito estará pronto, sem muito esforço. Existe também outro método de se fazer, aplicando somente um verniz. Se você ficou curioso, veja o vídeo abaixo que mostra como fazer este efeito.

http://www.youtube.com/watch?v=Z6kjH3kRKbA

Mármore

caixa efeito marmore

O efeito mármore é um charme à parte. Na verdade existem diversas técnicas para fazê-lo, mas uma especial e muito fácil utiliza um plástico comum (pode ser até uma sacola plástica de supermercado). Basicamente você deve pintar uma base branca na caixa e lixar levemente para ficar liso. Em seguida, utilizando um pincel, passe uma demão de tinta colorida. Depois, pegue um saco plástico, amasse bem e pressione-o sobre a tinta colorida ainda fresca. Você vai obter o efeito mostrado acima. A dica importante aqui é que a tinta colorida deve estar mais diluída em água (um pouco mais “rala”).

Esponjado

efeito esponjado

Pacote de Guirlandas em Feltro

http://florartesanatodecoupage.blogspot.com.br/2012/04/decoupage-com-esponjado.html

A técnica de esponjado é uma técnica bastante simples de ser realizada e que promove resultados surpreendentes. A praticidade da técnica está justamente relacionada com o fato de você necessitar apenas de um pedaço de uma esponja nova e limpa de cozinha, podendo utilizar os dois lados, dependendo do efeito que você quer causar. A dica para este processo é aplicar a esponja em algum pedaço de MDF para que você tenha certeza da arte que quer imprimir ao material.

Com esse método, você pode abusar dos movimentos de maneira a criar efeitos diversos. Desde movimentos perpendiculares e circulares à delicadeza dos toques leves com a esponja. Esse procedimento te permite usar a imaginação e fazer um belo trabalho manual, que será único e terá sua marca. Não se esqueça de esperar a tinta secar entre uma demão e outra.

Metalizado

efeito metalizado

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2012/10/como-fazer-texturizacao-metalizada-em-caixas-de-mdf/

Essa é mais uma técnica super simples e que traz resultados muito bons. A caixa fica com uma textura bem interessante, além de uma cor linda, metalizada dourada, prateada ou de outras cores que você desejar. Esse efeito é dado usando uma pasta especial, que ao ser aplicada dá a textura que você colocar, de acordo com a técnica aplicada. Depois é só pintar e obter o resultado final.

Respingado

caixa respingos tinta

http://www.revistaartesanato.com.br/caixa-em-mdf-decorada-com-respingos-de-tinta/

A técnica da caixa com efeito respingado é tão simples e divertida que pode ser feita até por crianças. Basta molhar um pincel com tinta acrílica e respingar na caixa, formando essa artesanato tão legal. É importante aplicar uma base de tinta acrílica antes de respingar e deixar secando por duas horas. Se quiser também pode agilizar a secagem utilizando um secador de roupas.

Revestimentos em caixa MDF

Tecido

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

caixa revestida com tecido

O revestimento com tecido produz caixas delicadas e sofisticadas, super úteis para dar de presente para pessoas especiais ou até como lembrancinha de casamentos e festas. Esse tipo de revestimento demora um pouco mais para ser feito, se comparado aos efeitos de pintura, mas o resultado compensa. Se quiser saber como fazer esse tipo de revestimento, não deixe de conferir o curso Clube das Caixas Decoradas, do Artesanato.com.

Filtro de café

caixa mdf revestida com filtro de cafe

O filtro de café é um material super comum em residências e que aparentemente não tem utilidade nenhuma. Mas, não é que no artesanato ele é super bem utilizado? Você pode fazer lindas caixas revestidas com filtro de café, que ficam com um efeito final super clássico, imitando couro. Quem vê não imagina que esse revestimento perfeito pode ser feito com filtros de café…

Decoupagem com papel guardanapo

caixa mdf decoupagem com guardanapo

A decoupagem é uma técnica bem tradicional e que também produz ótimos resultados. Você pode pegar papéis específicos para esse fim ou mesmo guardanapos estampados e colar sobre a caixa. Veja que efeito maravilhoso você obtém ao aplicar essa técnica. E o mais interessante é que existem guardanapos e papéis com milhares de estampas diferentes e diversos temas, cada um mais legal que o outro. É realmente um mundo de possibilidades para o artesão fazer trabalhos divinos.

Aprenda a fazer essas caixas passo a passo

Clube das Caixas Decoradas

6 thoughts to “9 Técnicas de Caixas em MDF decoradas – como fazer passo a passo”

  1. gOSTARIA DE RECEBER IMAGENS DE CAIXAS E MODO DE FAZER.Muitas novidades diferentes, achei sensacional.GRATA.

  2. Lindos trabalhos adorei vou decorar caixas para colocar os brinquedos no quartos dos meus filhos.

  3. adorei todas as técnicas e também a maneira
    que você ensina.
    muito legal.
    um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.