Como reutilizar garrafas de vidro para decoração

Garrafas de vidro para decoração 2

Passei uns dois dias incomodada com o visual da minha sala. Estava tão sem graça e sem vida! Eu gosto de incluir peças feitas por mim mesma, e as que estavam lá já eram ultrapassadas. Estava na hora de mudar, mas como? Foi aí que, folheando uma revista de decoração, surgiu uma ideia ótima: e por que não reutilizar algumas garrafas de vidro para decoração do ambiente todo?

Sempre tenho pilhas dessas garrafas que guardo justamente para um dia de inspiração como este! A hora delas chegou: comecei a criar várias opções de peças decorativas com as garrafas em vários formatos e o resultado foi uma sala renovada.

Adoro reutilizar materiais, pois me sinto mais em paz com o meio ambiente. Reutilizar garrafas é uma ótima ideia, pois com elas é possível fazer de tudo. Com garrafas de vinho (que sempre tenho aos montes aqui em casa) é possível fazer arranjos com flores, luminárias, vasos de plantas e porta velas de forma bem simples, dominando apenas a técnica de cortar o vidro. Veja como eu fiz.

Passo a passo para reutilizar garrafas de vidro para decoração

Garrafas de vidro para decoração 8

Passo 1: Encher a garrafa vidro até a altura do corte.

Passo 2: Amarrar o barbante bem firme ao redor do vidro e na altura onde o corte deve ser feito.

Passo 3: Mergulhar o barbante no álcool, isso pode ser feito na tampa da garrafa.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Garrafas de vidro para decoração 7

Passo 4: Guardar a embalagem do álcool bem afastada da garrafa a ser cortada.

Passo 5: Colocar fogo no barbante com um fósforo.

Passo 6: Esperar que todo o barbante seja queimado.

Garrafas de vidro para decoração 6

Passo 7: Mergulhar a garrafa cuidadosamente dentro de um balde com água fria quando a chama tiver apagado.

Passo 8: Dar um leve toque na lateral do balde para ajudar a separar as partes da garrafa, se ela não se partir sozinha.

Passo 9: Usar a lixa para arredondar as bordas e aparar as arestas.

Garrafas de vidro para decoração 4

Pacote de Guirlandas em Feltro

Ao utilizar essa técnica para cortar o vidro você tem a possibilidade de uma séria de opções para tornar a sua garrafa um objeto decorativo. Para fazer um porta velas, você pode simplesmente colocar uma vela dentro da garrafa, muito prático e bonito para decorar a mesa de jantar à noite. A dica é colocar um pedaço de madeira ou outro material por debaixo da vela.

Com vela e garrafa você pode também fazer uma belíssima luminária, nesse caso, você precisa pendurar a garrafa no teto, com um fio de se ajuste ao gargalo e fixar dentro da garrafa um suporte para colocar a vela. O mesmo pode ser feito com uma lâmpada. De ambas as maneiras fica muito elegante a decoração com vidros reutilizáveis.

Outras dicas para decorar com garrafas

Garrafas de vidro para decoração 1

As garrafas de vidro cortadas com a técnica ensinada anteriormente também podem se transformar em vasos de plantas. Uma ideia muito bonita é cortar a garrafa no meio e a parte de cima, do gargalo, virar de ponta cabeça e encaixar na outra parte da garrafa. Ali, é possível colocar terra e substrato para plantar, sendo que conforme o tamanho da garrafa pode ser uma espécie maior ou menor.

O gargalo tem que estar destampado, mas para a terra não cair, basta colocar um tecido permeável ou uma tela. Existem ainda formas de usar as garrafas sem nem mesmo ter que cortá-las, é o caso de tornar a garrafa um castiçal, colocando uma vela no gargalo. A ideia é que se usem várias velas, deixando algo por baixo, a fim de evitar que o móvel estrague, já que é preciso deixar a vela pingar. A própria vela derretida deixará um visual muito elegante à garrafa.

Garrafas de vidro para decoração 10

Sem cortar a garrafa, você também pode usá-la como um simples vaso de flor, colocando uma única rosa ou outra espécie dentro do vidro pelo gargalo. Para arranjos de casamento e outros eventos, é uma dica muito charmosa e simples, sendo que ao colocar plantas vivas o melhor é usar o vidro transparente. Você também pode cortar a garrafa logo abaixo do gargalo para deixar o buraco maior e colocar mais flores.
Viu quantas ideias? Depois venha me contar como ficou sua casa com as garrafas de vidro.

One thought to “Como reutilizar garrafas de vidro para decoração”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.