Como Fazer Uma Estante Escada Para Decorar e Organizar a Casa

A dica do nosso “faça você mesmo” de hoje é uma estante escada feita em madeira, uma peça versátil que é capaz de dar um toque mais do que especial a qualquer ambiente da sua casa ou do seu apê. E o melhor: com um custo bem baixo.

Veja também:

Como Fazer Móveis com Blocos de Concreto

Como Colocar Tecido na Parede – Aprenda e Arrase na Decoração

Onde Usar Minha Estante Escada?

Esse móvel é compacto e muito versátil. Por isso, pode ser usado em diferentes cômodos da casa, seja como toalheiro, como revisteiro, como cabideiro e até mesmo como organizador de lenços e acessórios. Fica muito linda se combinada com aquele tapete de talagarça que ensinamos a fazer em outro post.

Estante Escada Simples de Fazer

Materiais Necessários

  • 2 cabos de vassoura de madeira
  • Tubo de cobre de 15 mm
  • Serrinha para cortar os tubos
  • Cola para madeira
  • Furadeira

Passo a Passo

Passo 1: O modelo de escada que vamos ensinar tem 4 degraus. Então, comece fazendo 4 furos de 17 mm e com intervalos de 25 cm em cada cabo. Tome o cuidado de deixar os furos dos 2 cabos bem alinhados.

estante-escada-1

Passo 2: Como dá para ver na primeira foto, esse modelo de escada é afunilado, ou seja, vai abrindo na parte de baixo. Para conseguir esse formato é preciso instalar degraus de diferentes tamanhos. Mas calma: a conta é simples: basta cortar cada tubo de cobre com 5 cm a mais do que o outro. São 4 peças: com 35 cm, 40 cm, 45 e 50 cm.

estante-escada-2

Passo 3: Agora é a hora de unir os degraus na base feita com os cabos de vassoura. É melhor fazer isso na vertical, em um piso plano. Cole cada tubo em seu furo com a cola de madeira e espere secar por 24 h.

estante-escada-3

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Voilà! Sua estante escada já está pronta para decorar sua casa e dar um toque mais moderno aos seus espaços.

Outras Dicas

  • Se você quiser menos trabalho, pode fazer os degraus do mesmo tamanho.
  • Caso não tenha muita habilidade com a furadeira ou com a serrinha, basta substituir os tubos de cobre por bastões de madeira finos – que podem ser fixados com pregos e martelo.
  • Se optar pelo uso dos degraus de madeira, você tem duas opções: ou deixa sua escada na cor crua ou pinta os bastões com  tinha spray na cor cobre ou dourada, assim como foi feito com esse cabideiro de chão.
  • Você também pode incrementar ainda mais a sua peça: basta pintar toda a sua escada com uma cor mais viva, como um azul ou um verde bem bonito.
  • Outra dica é fazer essa peça em tamanho menor e usá-la apoiada em uma mesa ou cômoda, por exemplo. Assim será mais fácil organizar colares, pulseiras e arcos de cabelo.

Viu só como é rápido e muito fácil fazer sua estante escada? Esse é apenas um dos modelos que você pode fazer em casa, pois tem mais um monte de versões desse móvel por aí na internet pra você se inspirar!

Compartilhe esse post nas redes sociais e mostre para seus amigos que você tem bom gosto de sobra. E não deixe de acompanhar os próximos tutoriais. Até a próxima!!

Imagens e passo a passo: Reprodução/Burkatron

Veja também:

Como Fazer um Cabideiro de Chão em Madeira

27 Ideias de Artesanato com Gavetas Velhas