como fazer puff redondo

Como Fazer Puff Redondo em Tecido – Passo a Passo

O puff é uma peça muito versátil. Ele ocupa pouco espaço, decora e serve como um lugar a mais para convidados. Levando em consideração todas as utilidades dessa peça incrível, que tal aprender como fazer puff redondo em tecido?

Por ter forma arredondada, essa peça garante ainda mais estilo que os puffs quadrados, que são os mais comuns de se ver. Apesar dessa ousadia na forma, esse tipo de puff é muito fácil de se fazer. Confira o passo a passo detalhado a seguir!

Veja também:

Como Fazer Caixa Organizadora com Material Reciclável

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Como Fazer Puff Redondo em Tecido – Passo a Passo

Materiais necessários

materiais-necessarios-para-puff-redondo

  • 2 metros de tecido
  • Tesoura
  • Zíper
  • Viés
  • Papel craft
  • Ferro de passar
  • Alfinetes
  • Fita métrica
  • Linha de costura
  • Máquina de costura
  • Pé calcador de zíper
  • Enchimento de isopor para puff

Passo a passo

Faça a parte superior do puff

1. Faça um círculo no papel craft com aproximadamente 45 cm de diâmetro. Usando alfinetes, prenda esse molde no tecido. Recorte o tecido guiando-se pelo molde.

parte-superior-do-puff-redondo

Faça a parte inferior do puff

2. Corte um outro pedaço de tecido com aproximadamente 45 X 22 cm. Depois, corte esse pedaço ao meio no sentido vertical, obtendo assim, duas peças de 22,5 X 22 cm. Insira o pé calcador de zíper em sua máquina de costura. Pregue o zíper nos dois pedaços de tecido deixando-o com acabamento invisível na peça.

Dica: O uso do zíper garante praticidade à peça caso você queira lavar o tecido ou até mesmo renovar o enchimento com o tempo.

ziper-invisivel-pregado-no-tecido

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

3. Usando alfinetes, pregue o molde redondo no avesso do tecido, com o zíper quase todo fechado. Nesse momento, certifique-se de que o puxador do zíper não seja removido pela costura. Para isso, puxe-o para baixo do círculo de papel. Corte o tecido seguindo o molde arredondado.

corte-da-parte-inferior-do-puff

Costure o viés

4. Usando alfinetes, pregue o viés nas beiradas das partes superior e inferior do puff. Depois, com o pé calcador de zíper ainda inserido na sua máquina de costura, costure o viés nas peças. Depois, remova os excessos de viés com a tesoura.

costura-do-vies-no-puff

Monte o puff

5. Antes de montar o puff, faça os lados do dele. Para isso, corte um tecido em forma retangular com aproximadamente 1m e 40cm X 40 cm.

6. Usando alfinetes, una as três partes do puff, todas viradas ao avesso. Remova o pé calcador de zíper da sua máquina de costura e costure a lateral, abertura no sentido vertical da peça. Agora, insira novamente o pé calcador de zíper em sua máquina de costura, pois os próximos passos demandarão uma costura bem rente à peça. Agora sim costure em volta da parte superior e inferior do puff.

montagem-do-puff

Insira o enchimento no puff

7. Abra o zíper e desvire a peça para o direito. Passe-a com um ferro em temperatura média. Para finalizar, insira o enchimento na peça e pronto! Você já aprendeu como fazer puff redondo. Para usá-lo, mantenha a parte do zíper para baixo.

puff-redondo-pronto

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Agora que você já aprendeu como fazer puff redondo, esse é o momento certo para separar um pedaço de tecido e começar a costurar já! Depois desse tutorial super fácil não há mais desculpas para a falta de assentos em sua casa, não é verdade? Até por que essa peça pode ser acomodada em qualquer cantinho.

Se você gostou desse passo a passo, não se esqueça de deixar um comentário!

Crédito das imagens: A beautiful mess

Veja também:

Como Fazer Puff Baú Reutilizando uma Caixa Plástica

Como Fazer Puff de Tecido [Passo a Passo Simples]