Como Colocar Tecido na Parede – Aprenda e Arrase na Decoração

Aquele cômodo onde você recebe as visitas está sempre tão igual que chega a causar tédio só de olhar para as paredes sem graça? O tecido é um aliado para transformar ambientes, além de ser uma opção bem mais econômica do que papel de parede. Veja como colocar tecido na parede de uma maneira prática e acabe de vez com as suas dúvidas.

Hoje existem estampas diversas e padronagens de tecido que podem compor ambientes que vão do estilo retrô ao moderno. Para colocar tecido na parede não é preciso contratar nenhum especialista. É um procedimento simples que pode ser feito por você. Ah, e quando enjoar da estampa, é só retirar.

Veja também:

Como Fazer Porta-guardanapo com Biscuit em 6 passos

27 Ideias de Artesanato com Latinha de Cerveja e de Refrigerante [Passo a Passo]

Materiais Necessários

  • Tecido de algodão
  • Cola branca extra
  • Tesoura
  • Ferramentas: pincel,.rolinho
  • Espátula (ou rodinho de pia)
  • Recipiente para diluir a cola
  • Verniz spray semi brilho ou fosco
  • Estilete
  • Água
  • Escada
  • Jornais velhos

Passo a passo – Como colar tecido na parede

Existem várias maneiras de colocar tecido na parede. A forma mais tradicional é usando cola branca extra – e é a que ensinaremos com detalhes neste passo a passo. No fim desse post você pode conferir dicas para fixar o tecido com cola de contato em spray.

Escolha o tecido

1 – Escolha tecidos de algodão e, de preferência, específicos para decoração, pois são mais resistentes e têm propriedades antialérgicas. Tecidos utilizados em tapeçaria, que são destinados para cobrir sofá, também são indicados.

Dica: Não utilize tecidos muito finos, muito pesados e nem com elastano (pois podem esticar durante a aplicação e comprometer o alinhamento das estampas). Antes de começar o processo, coloque o tecido escolhido em contato com a cola a ser utilizada e observe se ele não mancha.

Dê uma geral na parede

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

2 – Antes da aplicação, verifique o estado da parede que vai receber o tecido. Ela não deve apresentar manchas de umidade e precisa estar com o reboco e pintura em boas condições. Retire pregos, parafusos e também os espelhos (tampas) das tomadas e dos interruptores.

tecido na parede-passo2-interruptor

Faça a misturinha

3 – Dilua a cola branca numa quantidade de água correspondente a 1/3 do total de cola a ser utilizado. Essa quantidade pode ser maior ou menor, de acordo com a umidade do ar da sua região. O importante é que a solução fique com a consistência de um “leite ralo”.

Forre o piso

4 – Forre o piso do ambiente com plástico ou com jornais velhos.

Aplique o tecido

tecido na parede - passo 5

5 – Comece aplicando a cola diluída na parte superior da parede com o auxílio de um rolinho. Em seguida, pressione o tecido na parte que já está com cola.

Dica: Você pode aplicar uma fita dupla face nos cantos da parede para facilitar a fixação do tecido neste primeiro momento.

6 – Utilize uma espátula ou um rodinho de pia para ir esticando o tecido e evitar a formação de bolhas. Repita o processo até cobrir toda a parede. Se a largura do tecido não for suficiente, aplique outra faixa, tendo o cuidado de alinhar a estampa.

Faça os acabamentos

tecido na parede - passo 6

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

7 – Espere de uma a duas horas para que a cola seque. Retire com o estilete as bordas de tecido que sobraram. Em seguida você precisa impermeabilizar o tecido passando uma camada de cola diluída ou de verniz em spray. Recoloque os espelhos das tomadas e dos interruptores.

tecido na parede capa

Uma alternativa à cola branca é a cola de contato em spray, utilizada em artigos de tapeçaria. O produto é tóxico, tem cheiro forte. Por isso, é necessário redobrar os cuidados durante a aplicação.

O passo a passo com esse adesivo é ainda mais simples: basta aplicar, aos poucos, a cola apenas nos cantos da parede, formando um quadrado, e fixar o tecido, tomando o cuidado de deixá-lo bem esticado.

A aplicação de tecido com cola branca ou com a cola de contato em spray não danifica o revestimento da parede, mas pode deixar manchas ou um aspecto pegajoso quando o material for retirado. Para renovar a superfície é preciso lixar e pintar.

Agora que você aprendeu duas maneiras de colocar tecido na parede, compartilhe essa dica com seus amigos através das redes sociais e ajude mais pessoas a ficarem com a casa linda!

Fotos: Cre8tive DesignsinsOnlineFabricStore

Veja também:

Decoração com Velas Flutuantes – Dicas e Passo a Passo

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Como Fazer um Sofá de Pallet para Arrasar na Decoração da Sua Casa