Como reformar um móvel velho – Dicas fáceis

Renovar um móvel velho 7

Reformar um móvel velho não é apenas uma atitude que tem consciência ambiental como também é uma forma de economizar na hora de decorar a casa. Além disso, você estará seguindo as tendências de moda em termos de decoração de ambientes, pois os móveis reformados estão com tudo.
Isso se refere tanto a mesas quanto a cadeiras, sofás, armários, criados-mudos, penteadores, guarda-roupa, cristaleiras, mesas de centro e o que mais você tiver em sua residência. Já as técnicas para reformar são inúmeras, podendo ser apenas uma renovada na pintura como usar outros métodos não apenas para consertar o móvel, mas também para dar outro visual a ele.

Renovar um móvel velho 9

Como reformar um móvel velho para decorar

Renovar um móvel velho 2

Entre as dicas que eu aprendi com artesãos e designers, uma delas é usar papel contact, que hoje em dia, pode ser encontrado com diferentes estampas, desde poá, como listras e com desenhos variados, coloridos ou com estilo monocromático. Já que esse papel é vendido em rolos e o seu preço não é muito caro, é possível comprar a metragem certa para você aplicá-lo sobre o móvel que deseja renovar.
Depois de comprar o material, verifique as medidas de cada face do móvel onde você quer colar o papel contact. Para recortá-lo, recomenda-se usar régua e estilete em uma superfície lisa e firme. Para garantir o sucesso do procedimento, sempre deixe dois centímetros a mais na medida recortada.

Renovar um móvel velho 3

Na hora de aplicar sobre o móvel, é preciso ter paciência, pois colou ficou, sendo que uma régua pode ajudar. Assim, conforme você passa a régua sobre o papel que está sendo colocado no móvel, pressione com força para que a colagem fique bem lisa e sem bolhas. Se ficar bolhas, fure com uma agulha.

Renovar um móvel velho 4

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Outra das dicas para renovar um móvel velho é usar estêncil, também chamado de molde vazado, que consiste em um desenho recortado em algumas partes. Assim, basta aplicar a folha com o estêncil sobre o móvel e com tinta, podendo ser em spray, aplicar sobre o desenho, que por ser vazado vai deixar a sua imagem no móvel.
Essa técnica fica muito bonita para fazer detalhes em móveis, dando um visual novo à peça que a recebeu. Você pode escolher a cor que deseja para o estêncil e fazer o seu próprio desenho se não encontrar um como deseja. Outra dica para renovar um móvel velho é com tecido, principalmente, se ele se trata de um sofá ou poltrona.

Renovar um móvel velho 5

Você pode comprar uma capa para sofá ou levar a uma estofaria para que fique do jeito que você quer. Com tecido também dá para trabalhar em casa mesmo, de forma semelhante ao contact. A dica, entretanto, é colar o pedaço de tecido com cola branca, usando um pincel. Já para o tecido não embolar, passe a mão à medida que for colocando ele no móvel.
Gostou do resultado? Eu gosto tanto de fazer isso que já renovei quase todos os móveis que tenho em casa! Espero que você também se divirta fazendo isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.