Como Fazer Filtro dos Sonhos

O Filtro dos sonhos é um objeto que foi criado por povos indígenas conhecidos como Índios Ojibwe, que viviam na região dos Grandes Lagos nos Estados Unidos. Eles acreditavam que os sonhos continham mensagens divinas e cabia a eles decifrarem estas mensagens.

O filtro, então, foi criado como uma teia que separaria os sonhos bons e importantes das energias ruins que pode fazer mal ao ser humano. Os sonhos bons teoricamente passam pela parte central do filtro, enquanto os sonhos ruins ficam presos pelos fios da teia.

Aqui você vai ver como fazer filtro dos sonhos em casa, hoje mesmo! Nós garantimos que qualquer pessoa, mesmo sem experiência em artesanatos, conseguirá produzir um seguindo as nossas instruções.

Material Necessário

  • Aro de metal do tamanho de sua preferência
  • Linha da cor de preferência
  • Penas coloridas (opcional)
  • Miçangas (opcional)

Como Fazer

Dê um nó com linha no aro

1) Amarre o pedaço de linha no topo do seu aro de metal. Este será o ponto inicial do seu filtro dos sonhos. Faça um nó bem seguro com a linha neste ponto para que não corra o risco de deslizar para fora do lugar.

Comece a dar voltas no aro com a linha

2) Em seguida passe a linha em volta do aro de metal, criando um laço em torno da estrutura de metal, mas não dê nenhum nó na linha. Atenção nesse ponto, pois você deve dar uma espécie de laçada no aro, voltando a ponta da linha por dentro da linha anterior.

Dê voltas com a linha por todo diâmetro do aro

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

3) Faça o mesmo movimento em torno de todo o aro de metal. O resultado deve igual ao da foto. Lembre-se de deixar espaços entre uma volta e outra.

Comece a segunda linha de voltas

4) Quando terminar de enrolar todo o diâmetro do círculo de metal é a hora de começarmos a segunda volta. Você deve passar a linha por dentro da teia de linha que você criou na primeira entre o início e o primeiro laço da linha.

Após a segunda volta incie a terceira volta

5) Se optar por enfeitar o seu filtro dos sonhos com miçangas, insira uma pecinha a medida que for fazendo as voltas nas linhas da teia em formação. A miçanga deve entrar antes da volta acontecer e sempre estar posicionadas à esquerda da volta que você estiver fazendo no momento. Quando a segunda volta estiver completa, inicie a terceira criando laços em volta da segunda linha de teias que foi formada.

Repita as voltas até chegar ao centro do aro

6) Continue formando os laços em cada seção anterior da teia formada até chegar ao centro.

Coloque a miçanga no centro

7) Quando não houver mais espaço para dar mais nenhum laço em volta da seção anterior, chegou a hora de inserir a miçanga central. Deixe-a escorregar até o centro da teia, e a posicione do jeito que desejar. Amarre o que restou da linha na seção da teia que está logo abaixo da miçanga e dê alguns nós para deixá-la bem presa.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Prenda as penas abaixo do aro

8) Prenda algumas penas na parte de baixo do aro metálico com algum tipo de suporte que achar mais fácil. Na imagem foram utilizados três pequenas penas de metal, que são usadas para fazer bijuterias.

Para facilitar a vida de todos que desejam produzir o seu próprio filtro dos sonhos em casa, segue abaixo uma representação gráfica para que o processo fique mais compreensível. Lembrando que você pode fazer o filtro dos sonhos do tamanho que desejar, um material muito usado para o aro é um cipó. Basta pegar o cipó e enrolar formando um aro, amarrar as pontas e fazer a teia. Por fim é só decorar com penas e outros adereços!

figura gráfica filtro dos sonhos

E já ficou pronto! Agora você já pode pendurar o seu filtro dos sonhos em cima da sua cama e estar protegido de qualquer pesadelo. Não ficou lindo? Se curtiu o projeto e não vê a hora de produzir o seu filtro dos sonhos, não se esqueça de deixar um comentário aqui em baixo para a gente.

Crédito das Fotos: http://www.fabartdiy.com/diy-dream-catcher-pendant/

14 thoughts to “Como Fazer Filtro dos Sonhos”

  1. Adoreiiiiiii ! Queria mesmo fazer mas, não sabia como começar, agora entendi e vou fazer muitos para presentear amigos!! Obrigado!! ❤️?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.