Mosaico – Saiba tudo sobre essa Técnica Milenar

O registro mais antigo da Arte do Mosaico conhecido pelo Homem foi aproximadamente em 3.500 anos A.C., na Mesopotâmia, atual região do Iraque. Esta Arte milenar atravessou eras e povos que a aplicaram em inúmeros formatos e conceitos diferentes. E chegou até os dias de hoje como uma das formas de artesanato mais difundidas do Planeta.

O Mosaico é uma técnica de revestimentos formando padrões e/ou imagens com pequenas peças. Ele pode ser produzido com diferentes materiais, como vidro, cerâmica, mármore e muitos outros. Basta se deixar levar pela criatividade e botar a mão na massa.

O seu resultado é incrível e despojado.  Atualmente é muito utilizado como uma técnica de decoração de ambientes. A riqueza de detalhes em peças com Mosaico é encantador e são objetos perfeitos para decorar, por serem únicos e exclusivos. Um Mosaico nunca conseguirá ser exatamente igual ao outro.

Os Mosaicos produzidos com pedras, como o mármore e a cerâmica, por possuírem um aspecto mais rústico são ideais para ambientes externos, enquanto as peças produzidas com vidro, pastilhas ou azulejos ficam magníficas como artigos para decorar o interior da sua casa.

No Brasil a primeira personalidade a dar a real importância a esta técnica artística foi a Imperatriz Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II, que enquanto passava as suas tarde nos jardins do Palácio de São Cristovão se dedicou a produzir Mosaicos com conchas recolhidas pelas praias do Rio de Janeiro e cacos da porcelana da Casa Imperial. Ela revestiu tronos, fontes e paredes do Jardim das Princesas.

A Imperatriz do Brasil já mostrava seus dotes na arte do Mosaico, 50 anos antes do aparecimento de Antonio Gaudi e Josep Maria Jujol, dois artistas e arquitetos mordenistas de origem Catalã que trabalharam juntos e ficaram conhecidos por seus feitos com a técnica do Mosaico como os monumentos do Palácio e Parque Guell e a Casa Batlló, em que Gaudí e Jujol trabalharam em parceria, ambos situados na cidade de Barcelona, na Espanha.

Casa Batlló inteiramente revestida em Mosaico localizada em Barcelona

Uma das sacadas na Casa Batlló, localizada em Barcelona

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

 

O Brasil tem se tornado também um reduto de artistas renomados que produzem Mosaico, com peças avaliadas como as mais caras do mundo na atualidade. A Artista Plástica Beatriz Milhazes teve a sua tela “Meu Limão” arrematada por 2.1 milhões de dólares, cerca de 4 milhões de reais, no ano de 2012. Ela já teve seu trabalho exposto por Museus da Europa e Estados Unidos e algumas de suas telas fazem parte de acervos de Museus como o MoMA, Guggenhein e Metropolitan, instituições localizadas na cidade de Nova York.

Tela "Meu Limão" por Beatriz Milhazes

Outro grande artista brasileiro que se especializou em produzir mosaicos incríveis e um tanto quanto inusitados é Vik Muniz que utiliza lixo, componentes descartáveis ou orgânicos para produzir suas peças e instalações, todas em grande escala. Uma de suas instalações feitas com lixo a partir de uma foto de um casal se beijando, foi tema do clipe de abertura da novela Passione, de 2010, produzida pela Rede Globo.

Instalação produzida com lixo por Vik Muniz

Um artista brasileiro que também não podíamos deixar de citar, talvez um dos que possui o trabalho mais difundido ao redor do mundo é Romero Britto. Pernambucano e radicado em Miami, hoje é Embaixador de Artes do estado da Flórida e já teve seu trabalho exposto em um dos Museus mais famoso do mundo, o Louvre. É conhecido pelo abuso de cores em mosaicos com alto teor de influência da Pop Art e Histórias em Quadrinho.

Obra de autoria do brasileiro Romero Britto

Agora que já sabe tudo que há para saber sobre esta técnica fantástica, que tal aprender a fazer o seu próprio Mosaico? Nós separamos para você alguns tipos de Mosaicos e os diversos materiais em que eles podem ser produzidos.

Se você ama Mosaicos e não vê a hora de produzir o seu, a primeira regra é: Não há regras. O Mosaico é um tipo de arte livre, sem contornos e limites. Deixe a imaginação criar asas!

Pacote de Guirlandas em Feltro

Como já falamos acima, neste Post, o Mosaico pode ser produzido com diferentes materiais. Um deles é as Pastilhas. Existem também diversos tipos de Pastilha, como:

Pastilhas de Vidro

Podem ser encontradas em inúmeras cores e tamanhos. São perfeitas para a produção de Mosaicos, pois são muito resistentes. Também são muito utilizadas as Gemas de Vidro com formatos circulares  para incrementar o Mosaico

Mosaico produzido com pastilhas de vidro

Pastilhas de Resina

O Mosaico produzido com este material é conhecido como Florense. A Pastilha de Resina possui um aspecto diferente das Pastilhas de Vidro e podem ser cortadas com tesouras e coladas com cola comum. Também é possível encontrar em variadas cores.  Devem ser utilizadas em peças de decoração interna. Um exemplo que encontramos facilmente desse tipo de mosaic é no box para banheiro e revestimento de banheiro com pastilhas.

Mosaico produzido com Pastilhas de Resina

Pastilhas de Porcelanato ou Azulejos

Também encontradas em diferentes colorações, mas para cortar as peças deve ser utilizado um Torquês de Azulejo ou alicate especial, e depois lixar para dar um acabamento mais homogêneo e evitar que lasquem. O mosaico em azulejos é muito comum para o revestimento de piscinas enquanto o mosaico em porcelanato é muito comum como decoração e principalmente como revestimento do piso em residências.

Mosaico em fundo da piscina produzido com pastilhas de azulejo ou porcelana

 

Crédito das Fotos:

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

http://mosaicsgarden.com/artwork/3062152_Vinery_Finery.html

https://www.pinterest.com/pin/33917803416864073/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.