21 Ideias de Artesanato com Lata de Leite

Nesse post você vai ver mais de 21 ideias de artesanato com lata de leite. Você também terá acesso a projetos incríveis para aprender a fazer passo a passo. Confira as dicas que estão de arrasar!

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer artesanato não é uma atividade destinada apenas a artesãos. Com boas ideias e vontade de criar, todos nós podemos transformar materiais simples e pouco valorizados em objetos úteis, que podem ser usados de várias maneiras: para decorar e organizar a casa, nas brincadeiras das crianças e até mesmo para criar jardins e hortas dentro de casa.

Um material super versátil que permite que façamos tudo isso são as latas de leite em pó, tanto as pequenas quanto as grandes. Quem tem crianças em casa costuma ter um montão delas. Ao invés de descartar esse material, com as dicas que daremos hoje você poderá criar todo tipo de artesanato com lata de leite pó e de outros alimentos que consumimos diariamente.

Conheça o Curso de Reciclagem e tenha acesso a 130 dicas incríveis! Clique aqui e saiba mais. 

17 Ideias de Artesanato com Lata de Leite

boliche divertido com latas de leite

1) Com as latas de alimentos e um pouquinho de criatividade você pode criar brinquedos infantis super descontraídos. Aqui, cada lata foi transformada em um personagem do dia das bruxas: fantasminha, Frankenstein, gato preto, vampiro etc . Essas latas empilhadas podem ser usadas de duas formas, como jogo de boliche e como decoração de Halloween.

Para mais dicas de brinquedos reciclados, acesse o post 5 artesanatos com garrafa pet para o Dia das Crianças.

artesanato com lata de leite kit pic nic

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

2) A dica #2 é especialmente para quem curte fazer piqueniques ou festas ao ar livre. Com papéis decorados, desses usados para scrapbook, você poderá transformar as latas que tem em casa em kits personalizados, com talheres, guardanapo, refrigerante e canudinho. Essa latinha decorada e com o nome do convidado é um verdadeiro mimo.

Para descobrir como encapar as latas, veja um passo a passo bem simples de Latas forradas com papel – reutilize o que tem em casa.

guirlanda feita de latas recicladas

3) As guirlandas são um dos enfeites mais utilizados na decoração de Natal, mas ela não se restringe apenas a essa ocasião. Você pode criar uma guirlanda super linda com as latas de leite menores, basta pintar cada uma, fazer um furo na parte de baixo e unir tudo com um barbante ou arame. Aqui, o tema da guirlanda é joaninha, ideal para dar aquela incrementada na decoração do seu jardim.

Curtiu essa dica? Então aprenda a fazer uma Guirlanda feita com bombons – perfeita para festas.

diy-pendant-lights-recycled-tin-cans-1

4) Quem gosta de decoração com reciclagem vai adorar essa dica de artesanato com lata de leite pó. Inspire-se nessa foto e crie hoje mesmo uma luminária super original e cheia de modernidade para a sua casa. Fazer um objeto desses é muito simples, basta passar o fio elétrico em um furo feito no fundo da lata. Essa é uma ideia simples, pode ser executada em poucos minutos. Como resultado você terá um ambiente muito bem decorado e com mais vida.

Se gostou dessa dica, tenho certeza que você vai adorar aprender a fazer uma Luminária descolada feita com prendedores de roupa.

decoração para carro dos noivos feita com latas recicladas

Pacote de Guirlandas em Feltro

5) Para as noivinhas que curtem a pegada vintage e/ou romântica, as latinhas amarradas ao pára choque do carro dos noivos podem vir com tudo para encher de charme e originalidade as fotos tiradas no ensaio fotográfico. Esse artesanato com lata de leite pode ser feito com tinta em spray e estêncil vazado nos formatos das figuras desejadas. Depois da tinta já seca, amarre as latinhas em barbantes coloridos, e pronto!

Se você precisa de mais dicas de decoração para casamento, leia um artigo completo que preparamos sobre Casamento Rústico – 22 Ideias Incríveis [DIY].

decoração de halloween feita de lata

6) O Halloween é uma data ideal para produzir todo tipo de artesanato com lata de leite. Com esses recipientes você pode construir lanternas de abóbora e porta doces estilizados para as crianças, além de decorações exclusivas para as mesas e áreas externas. Para fazer lanternas como as da foto acima, faça da seguinte forma: marque a lata com um molde e faça os furos para a saída da luz, para isso use um prego e um martelo. Para parecer com uma abóbora, a pintura da lata usando as cores laranja e preto é essencial.

Para ver outras dicas de decoração para o dia das bruxas, acesse o post Festa de Halloween – 13 Dicas de Decoração Rápida e Barata.

cúpula de abajour feita com lata

7) Outra dica maravilhosa para reaproveitar as latas vazias é fazer cúpulas de abajur super diferentes e mega lindas. O padrão do desenho feito na lata e a cor da tinta são escolhas bem pessoais, então veja de quais cores mais gosta e coloque todas as suas ideias em prática. Você pode fazer algo mais sóbrio usando o preto, o cinza e o azul escuro; para ter um item com cores mais vivas, use o rosa pink, o laranja, o amarelo e o vermelho. Essa luminária fica lindíssima!

Se gostou do colorido desse trabalho, aprenda a fazer agora mesmo um Abajur decorado com linhas coloridas.

horta com lata reciclada

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

8) Com os espaços cada vez menores, temos que achar saídas criativas para cultivar flores e ervas dentro de casa. Outro artesanato feito com lata que vale ser copiado é a mini horta para pequenos espaços. Nesses recipientes você pode plantar cebolinha, orégano, tomate cereja, hortelã, manjericão, pimenta malagueta e muito mais! Ha! Flores também são super bem vindas, deixam um incrível aroma no ar e enchem de beleza todos os ambientes.

Quer ver mais dicas? Então veja agora mesmo 10 Ideias Incríveis Para Montar um Jardim Dentro de Casa.

lata decorada com mosaico

9) Provavelmente você já ouvir falar da técnica de mosaico, não é mesmo? Mas você sabia que podemos montar mosaicos em latas recicladas? Pois é, essa é uma sugestão incrível para você reciclar latas produzindo peças lindas para seu uso próprio, para presentear e até mesmo para vender.

Saiba mais sobre essa técnica, leia o post: Artesanato com mosaico – aprenda a fazer passo a passo.

Se você deseja conhecer uma técnica diferenciada conheça hoje mesmo o Curso de Mosaico com Vidros Pintados à Mão, torne-se um expert nessa linda arte.

luminária articulada feita com lata

10) Olha só que luminária lindíssima para uma bancada de trabalho! Além de muito útil para quem trabalha no computador e gosta de fazer leituras, esse objeto traduz um ambiente contemporâneo com uma pegada industrial. Para conseguir o mesmo acabamento mostrado na foto, use na lata uma tinta em spray marrom puxado para o dourado. Para um resultado mais interessante, pinte a peça de maneira pouco uniforme. Se você gosta desse estilo de peça, não perca tempo, faça a sua hoje mesmo! 

Se você gostou dessa luminária, tenho certeza que vai adorar o post 10 Luminárias Artesanais Espetaculares.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

móbile feito com latas de leite em pó

11) Para decorar os ambientes infantis você pode fazer um artesanato com lata de leite bem divertido. Aqui, a ideia é fazer um móbile com bastidor e latas de alimento de vários tamanhos, todas lindamente decoradas com listras e poás em cores variadas. Depois do móbile pronto, é só partir para a decoração com muita diversão.

Veja outra ideia muito legal para as crianças, descubra como fazer com um Móbile Para Berço Passo a Passo.

vasinho decorativo feito com lata de leite em pó

12) Com as latas vazias você também pode criar lindos vasos decorativos com decoupage. Essa peça é tudo de bom para colocar flores, sejam elas naturais ou artificiais. Se você ainda não sabe como pintar as latas, vamos às opções: você pode usar diretamente na lata uma tinta em spray premium e aguardar a secagem para repetir o processo; outra opção é aplicar na lata uma camada de primer para metais e depois uma ou duas demãos de tinta PVA. O processo é simples, mas o resultado é incrível.

Veja um tutorial de Vaso de planta com lata revestida de tecido.

utensil-holder-diy-recycled-tin

13) Para inovar na decoração e melhorar a organização da sua cozinha, aposte em organizadores feitos com latas decoradas artesanalmente. Para dar uma nova cara às latas que estão sem vida você pode usar materiais como: tecido estampado, lã, barbante, juta e chita, que é um tecido bem baratinho e super tendência na decoração.

Quer mais sugestões para dar uma levantada no visual da sua cozinha? Então veja uma Dica de Decoração Barata: Como Fazer Prato Decorado.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

porta trecos de lata de leite reciclada00

14) Quem precisa organizar os materiais de trabalho mas não vê solução para isso, nós temos uma dica que vai resolver o seu problema de uma vez por todas. Estamos falando das latas de leite que, decoradas com uma faixa de tinta, são transformadas em verdadeiros curingas da organização. Nesses porta trecos você pode guardar e setorizar canetas, pincéis, lápis e até ferramentas.

Quer saber mais? Então veja um tutorial de Organizador de escritório feito com latas de alimento.

lembrancinha feita com lata00

15) Essa dica é especialmente para quem anda desesperado atrás de uma ideia de lembrancinha infantil barata e fácil de fazer. Aqui é ideia é a mesma do saquinho de lembrancinhas, porém na lata. Se você tem várias latas em casa, reaproveite todas elas montando kits destinados ao convidados. Se a festinha tiver um tema, encape a lata com papel ou tecido levando isso em consideração.

Veja um tutorial de Lembrancinha linda com material reciclável – Lata decorada.

lanterna com latas

16) As lanternas feitas com latas são muito indicadas para casamentos, jantares e festas em geral que acontecem ao ar livre. Além do efeito decorativo, elas podem ser muito úteis em lugares pouco iluminados. Para fazer os furinhos por onde saem a luz, você só precisa de pregos e um martelo. Com essa técnica simples você consegue criar vários padrões de desenhos para iluminar a sua comemoração ou o seu jardim.

Aprenda a fazer Luminárias românticas feitas com papel, mais uma ideia que pode ser usada em festas ao ar livre.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

organizador de linhas e lã feito com latas recicladas

17) A última ideia dessa lista é um organizador de parede para lã e avimentos. O padrão de madeira das latas pode ser conseguido com a aplicação de papel contact. Você encontra esse material com facilidade em lojas de artesanato e papelarias de todos os portes. Você pode pregar as latas em um painel de MDF ou numa placa de papelão grosso. Se os materiais que for guardar não forem muito pesados, a cola quente pode dar conta do recado. Mas se você prefere uma melhor fixação, pregue tudo com buchas e parafusos, direto na parede ou na placa removível.

+ 4 Artesanatos com Lata – Passo a Passo

Além das dos projetos apresentados anteriormente, separamos aqui mais 4 sugestões de artesanatos com lata de leite.

artesanatos com latas

Clique nos tópicos abaixo para ver o passo a passo de cada artesanato.

1) Como Fazer Vasos Decorativos Rústicos

2) Lata decorada com fio de juta

3) Latas decoradas para plantar cactos – Lindas!

4) Decoração com reciclagem: Latas e criatividade

Pacote de Guirlandas em Feltro

Se você gostou desse post, vá ao topo da página e clique no botão compartilhar. Dessa forma, você estará ajudando a todos os seus amigos com dicas especiais de reutilização. Todos poderão aprender como fazer artesanato com lata de leite de maneira simples, e claro, muito divertida.

Se você deseja aprender ainda mais, conheça o Curso de Reciclagem com 130 ideias para fazer em casa.

Até mais!

Fonte das fotos da lista com “17 Ideias de Artesanato com Lata de Leite”

http://www.bystephanielynn.com/2011/09/50-crafts-and-projects-using-recycled-repurposed-upcycled-cans-saturday-inspiration-ideas.html

http://www.countryliving.com/diy-crafts/g2324/tin-can-crafts/?thumbnails

http://simpleasthatblog.com/2014/04/25-recycled-tin-can-crafts-and-projects.html

http://www.creatingreallyawesomefreethings.com/tin-can-crafts/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.