Como Fazer Pintura com Stencil em Pano de Prato

Quem está com vontade de dar uma renovada na cozinha, pode começar substituindo os panos de prato. Só de trocar alguns itens básicos do dia a dia, esse espaço instantaneamente se revigora, não é mesmo? E uma forma simples de fazer isso acontecer é usando a pintura com stencil

O stencil é uma lâmina de acetado repleta de desenhos vazados. Pode ser comprado em qualquer loja de artesanato, custa baratinho e serve para decorar uma infinidade de superfícies, como alvenaria, MDF e tecido. Essa é uma das técnicas mais simples da pintura em tecido, mas que permite fazer lindas peças rapidamente. Vamos aprender?

Veja também: 

Como Fazer Pintura em Pano de Prato

11 Modelos de Pote de Sorvete Decorado Inspiradores

Pintura com Stencil no Pano de Prato

pintura com stencil

Nesse projeto de pano de prato decorado, além de stencil, também foram usados carimbos de letras. A estampa de colmeia foi combinada com palavra “honey” (mel), o que tornou o trabalho muito mais bonito. Fique com a gente para aprender a aplicar essas duas técnicas modernas nas peças de tecido da sua cozinha.

Materiais Necessários

panos-de-prato-lisos-pack

  • Panos de prato 100% algodão (lisos e com barrado)
  • Stencil de desenhos geométricos
  • Carimbos ou stencil de letras
  • Tinta para tecido
  • Brocha para pintura
  • Fita crepe

Passo a Passo

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

1. Se o tecido não for pré-encolhido, é necessário lavar e passar os panos.

posicione-o-stencil-com-fita-crepe

2. Abra o tecido na bancada de trabalho e posicione o stencil com a ajuda da fita crepe. Coloque um pedaço de papelão por baixo do pano para que a tinta não escape.

posicione-as-letras-e-marque-com-a-fita-crepe-a-altura-ideal

3. Para definir a área de aplicação dos carimbos, basta posicionar as letras e marcar os limites de pintura com a fita crepe. Esse tipo de carimbo pode ser substituído por um molde vazado do alfabeto.

molhe-o-picel-na-tinta-e-tire-o-excesso

4. Depois de fazer as devidas marcações, é hora de fazer a pintura e transferir letras e desenhos para o tecido. Para isso, despeje em uma bandeja a tinta diluída em um pouco de água. Carregue o pincel e retire o excesso de tinta na própria bandeja ou em um pano velho. carimbro-de-tecido

5. Passe a tinta na borracha do carimbo. Em seguida, pressione-o no tecido. Repita esse processo com as outras letras até completar a frase desejada.

pano-de-prato-pintura-com-stencil

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

6. Para fazer a outra parte da decoração, carregue o pincel e dê leves batidinhas sobre o stencil. Ao trabalhar com essa técnica, tente usar pouca tinta para não manchar o pano. Retire a fita crepe e o stencil com cuidado; deixe a tinta secar por cerca de 24 horas antes de usar.

Veja só como um simples stencil e alguns carimbos podem render uma decoração super moderna para os panos de prato. Aproveite ainda para decorar aventais, jogos de cozinha e toalhas de mesa com as estampas desejadas. Se você gostou dessa dica de pintura com stencil, compartilhe-a com seus amigos nas redes sociais.

E para aprender outras técnicas, clique aqui e cadastre-se na Escola de Pintura. Você irá se impressionar com tantas coisas lindas que você é capaz de fazer em casa.

Veja também: 

24 Ideias para Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido

47 Riscos Para Pintura em Tecido

Fonte: makinglemonadeblog