Como Fazer um Porta-Alfinetes com Lata de Refrigerante

alfineteiro-com-latinha-de-refrigerante

Dicas de costura e acessórios para organizar miudezas são sempre muito bem-vindos no universo de quem se rende aos encantos da costura. Entre os acessórios organizadores mais usados por quem não abre mão desta atividade, está no topo da lista o porta-alfinetes, feito na maioria das vezes com retalhos de tecido.

Temos que admitir que o alfineteiro é mesmo uma peça que não pode faltar na bancada de trabalho quem deseja trabalhar com feltro e com tecido. Afinal, esse acessório deixa os alfinetes e as agulhas mais usadas sempre à mão, facilitando a conclusão de cada etapa e contribuindo com a organização.

Escola de Feltro

Se você já faz alguns projetos de costura, ou deseja aprender a costurar feltro e tecido, significa que você precisa urgentemente de um alfineteiro. Por isso, vamos mostrar como fazer um modelo lindo e sustentável, produzido com tecido e latinha de alumínio. Depois de ver essa dica, você nunca mais vai querer organizar suas ferramentas de costura de outra forma.

Veja também: 

Como Fazer Caixa Organizadora com Material Reciclável

Flores de Fuxico – Ideias Lindas e Criativas

Materiais Necessários

  • Tecido de algodão
  • Fibra para enchimento
  • Papelão, papel paraná ou EVA
  • Latinha de refrigerante vazia
  • Botão
  • Linha de meada ou linha de pesponto
  • Fita de tecido para revestir a lata
  • Fita pompom para decorar
  • Ferramentas: agulha de costura, pistola de cola quente, estilete, fita métrica e tesoura

Passo a Passo

1. Corte um círculo de tecido com aproximadamente 12 cm de diâmetro. Risque do lado avesso.

corte-um-circulo-de-tecido

2. Para fazer a base do porta-alfinetes, corte uma latinha de cerveja ou de refrigerante com um estilete.

corte-uma-latinha

Dica: A lata, depois de cortada, precisa ficar com aproximadamente 4,5 cm de altura.

corte-a-lata-e-um-circulo

3. Corte também um círculo de papel para fazer a base da almofada do porta-alfinetes (essa peça deve ter aproximadamente 5,0 cm de diâmetro). Depois de cortar, faça dois furos centrais – eles vão servir para passar a linha posteriormente.


adicione-fibra

4. Encha o círculo de tecido com bastante fibra. Posicione o papel cortado sobre a fibra, puxe as abas do tecido em direção ao centro e faça a colagem. almofadinha-do-porta-alfinetes

5. Cole as outras pontas do tecido até conseguir uma peça bem redondinha. O resultado será uma almofadinha bem parecida com um fuxico.

almofada-porta-alfinetes

6. Para dar acabamento, pregue um botão no centro da almofada. Puxe bem a linha para formar o capitonê. Passe a agulha pelos furos centrais, dê alguns pontos e arremate.

decore-a-latinha

7. Aplique cola na borda superior da lata e cole a almofada. Cole as fitas por toda a lateral da lata para finalizar o porta-alfinetes e deixá-lo com um bom acabamento.

porta-alfinetes-reciclado

Depois de seguir esses passos você terá como resultado um porta-alfinetes que também pode ser utilizado como agulheiro. Muito versátil, né? Esse artesanato é perfeito para organizar a bancada de trabalho, o cantinho do artesanato ou mesmo o ateliê de costura.

Deixe um recado e conte pra gente o que você achou desse projeto. Afinal, ele é uma mistura do que há de melhor no artesanato: costura e reciclagem.

Veja também: 

Como Organizar Fitas de Cetim – Dica Simples e Prática

Como Pregar Zíper: Técnica Simples e Infalível

Imagens: theideaking

Recomendado Para Você:

Gostou? Deixe um Comentário: