Como Fazer Um Jardim em Casa

Trazer o verde para perto da gente nem sempre é tarefa fácil. A falta de tempo, de dinheiro e de espaço podem atrapalhar a idealização desse projeto. Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar a descobrir como fazer um jardim perfeito para o seu estilo de vida assim como para o espaço que você tem em casa.

Veja também:13 Ideias de Jardim com Pneus Para Você Copiar

10 Ideias Geniais para Montar um Jardim Vertical em Casa

Tipos de jardim para fazer em casa

Existem jardins para todos os espaços, seja ele grande ou pequeno. Confira as nossas dicas para não errar no projeto.

Para grandes espaços

Se você conta com bastante espaço, abuse de pedras decorativas, decks e dos famosos pneus, que podem ser usados como canteiros e como vasos para plantas. Vasos de metal e de vime também podem dar o maior charme para o seu quintal ou varanda.

Gosta de plantas frutíferas? Plante árvores! Pés de limão, mexerica e laranja não precisam de muitos cuidados, sem falar que seus frutos são ótimas opções para os dias quentes.

Para pequenos espaços

Em pequenos espaços você pode montar um jardim com vasinhos, são diversas opções. Os vasos de plástico são encontrados em qualquer loja de utilidades como também em lojas de material para construção. Você também tem a opção de usar vasinhos de barro ou de gesso super baratinhos que você pode pintar da cor que você quiser.

Aproveite um cantinho da cozinha para plantar seus condimentos preferidos. A sala também pode ganhar plantinhas que não necessitam de sol direto, e o banheiro podem ganhar potinhos com plantas que se dão bem com a umidade.

3e5a8f0d48617952af327352eb5ce646

Está sem grana? Vá até uma dessas lojas populares de R$1,99 e invista em várias canecas e cumbucas que podem ser distribuídas nos pequenos espaços da sua casa ou apartamento.

Dicas de plantas para jardim

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Gaste um tempo observando quais momentos fazem sol e quais momentos são de sombra no espaço que você pretende montar o jardim. Conhecer bem esse aspecto é fundamental para a escolha adequada de plantas e flores, pois grande parte delas exige seis horas de luz solar todos os dias. Caso veja que há mais sombra que sol, nada de desânimo, pois existem espécies preferem ambientes mais frescos.

Não gaste seu tempo com experiências. Plantas que precisam de sol apodrecerão ou morrerão ao ficarem muito à sombra e vice-versa.

Plantas para apartamento

Algumas plantas têm o poder de diminuir o efeito de gases tóxicos encontrados no interior dos ambientes. Elas os absorvem e os transformam em nutrientes; ou seja, podem purificar um ambiente que fica fechado o dia inteiro.

As plantas cultivadas dentro de casa precisam de cuidados diferentes, como prevenir pragas e doenças. Com sol e água regular, você evita que a folhagem fique murcha ou sem brilho.

Plantas de meia-sombra: Caladium, licuala, palmeira-leque, lírio-da-paz, flor-de-maio, palmeira ráfia ou rápis, árvore-da-felicidade, calateia, jiboia e filodendro.

Planta Jiboia - Pinterest
Planta Jiboia – Pinterest

Plantas para espaços maiores

A localização deve ser escolhida com cuidado. Você deve avaliar o espaço disponível para a criação do jardim e criar os limites para ele – se possível, fora de áreas em que há muito trânsito de pessoas, em que crianças brincam e em que animais domésticos ficam.

Flores

Pinterest

Flores para locais com muito sol

Adelfas, azaleias, cactos, gazânias, gerânios, lavandas, melissas, rosas, salvas, tomates e vegetais folhosos.

Flores para locais com muita sombra

Acanthus, algumas espécies de hortênsias, amarílis, anêmonas, aquilégias, bergenias, euforbiáceas, hostas, lobélias, samambaias, tulipas e violetas.

Pinterest - Gerânios
Pinterest – Gerânios

Pacote de Guirlandas em Feltro

Descartamos tantos objetos, que, se pararmos para pensar, dariam um toque extraordinário em qualquer jardim. E aí, pronto para criar seu próprio jardim em casa?

Tem alguma dica boa para cultivar um jardim em casa? Conta pra gente nos comentários aqui em baixo.

Veja também:

Reciclagem de garrafas PET – Utilize-as para plantar

17 Ideias de Decoração com Reciclagem – Tudo Passo a Passo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.