Como fazer pufe de garrafa PET passo a passo


puff feito com garrafa pet56

Garrafas Pet… São necessárias e ao mesmo tempo indesejáveis. Elas são imprescindíveis para o armazenamento de bebidas, entretanto, depois de utilizadas se tornam um problema para o meio ambiente. Pensando no conceito de sustentabilidade e colocando em prática um pouco de criatividade, hoje vamos aprender a como reutilizar as garrafas pet que temos em casa e que costumeiramente vão para o lixo. Anteriormente, mostramos a confecção de um lindo brinco reciclado de garrafa pet e agora você vai aprender a criar pufes práticos e úteis com o mesmo material.

Material necessário

  • 32 garrafas pet (02 litros) limpas e secas;
  • Faca;
  • Fita adesiva grossa;
  • Espuma de boa espessura;
  • Cola de contato;
  • Material para encapar seu pufe.

 Como fazer o pufe de garrafa PET

1) Corte a parte superior da garrafa pet conforme a imagem abaixo.

puff feito com garrafa pet

2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.

puff feito com garrafa pet3

3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.

puff feito com garrafa pet4 puff feito com garrafa pet5

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.

puff feito com garrafa pet7

A base do pufe está pronta! Agora por cima da base você deve colocar uma espuma, para ficar confortável para quem for sentar. A espuma pode ser fixada também com fita adesiva ou cola quente, se preferir. Depois é só encapá-lo. Existem várias possibilidades de capas como, por exemplo, de crochê e tecido. Esses materiais são bem confortáveis para o uso além de muito bonitos.


puff feito com garrafa pet9

Observe que você pode variar no formato do seu pufe. Demos a sugestão do pufe quadrado, mas, você pode fazê-lo redondo. O resultado fica incrível e bonito também.

puff feito com garrafa pet10

Veja mais ideias interessantes com garrafas PET

Existem muitas destinações legais para as garrafas pet como podemos ver. Algumas cooperativas fazem desde mesas até camas com esse material. Elas divulgam esse trabalho de sustentabilidade e vendem muitos dos artigos feitos. Observe no canto superior direito que foram feitos dois pufes (um maior e outro menor) que foram revestidos de fuxico. Ficou original e deixa a decoração bem regional.

puff feito com garrafa pet8

Gostaram das ideias?! Continuem nos acompanhando e mandando sugestões e críticas! Até mais!

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Fotos da montagem do puff: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/07/pufe-de-garrafa-pet-como-montar-a-estrutura/

Fotos dos móveis feitos com garrafa PET: http://ciaecologica.com/2009/11/23/amma-produz-moveis-com-garrafas-pet/

57 thoughts to “Como fazer pufe de garrafa PET passo a passo”

  1. Adorei o post e a dica de como reutilizar nossa pet. Realmente descartamos muitas no lixo e nem pensamos o quanto podem ser úteis!

    1. Adorei as ideias , muito bacana vou fazer para mim essas ideias. Maravilhoso poder reaproveitar as carrafas . Parabéns!

  2. Parabéns pela criatividade,se todos nós contribuimos com idéias uteis como a sua o planeta agradece.

  3. Parabéns gosto muito desses trabalhos criativos que são também utilitários e além de tudo de muito bom gosto. Vou tentar fazer.

  4. Acho muito interessante este trabalho de reciclagem gostaria muito que aqui na minha cidade tivesse um trablho desse tipo ensinando a faz trabalhos com produtos descatáveis pois eu amo artesanato e sem contar que a natireza iria agradecer muito pois é muita poluição e agressão a esta natureza que é tão maravilhoso gostei muito desse site ele ótimo vcs estão de parábens. Viviane – Teófilo Otoni – MG.

  5. gostaria de receber mais dicas de de reciclagem com peti como fazer cadeira ou sofá por favor mande mais eu adorei

  6. PARABENS A TODOS DA EQUIPE ! GOSTO MUITO DE ARTESANATO E DE RECICLAR ,FAREI ESSES PUFFS DE GARRAFAS PET…SAO LINDOS E FUNCIONAIS….TUDO O QUE TENHO VISTO AQUI SAO MUITO BONITOS E CRIATIVOS… E UMA BOA IDEIA PRA AUMENTAR A RENDA ALEM DE SER MUITO BOM PRA QUEM SOFRE DE PRESSAO … O ARTESANATO CURA, O TRABALHAR COM AS MAOS E USAR A CRIATIVIDADE CURA TUUUDOOO……..

  7. Gosto de fazer artesanato,especialmente reciclagem, toda sujeira que tiramos da nossa mãe terra, é louvável e sabemos que o plastico é o pior dos males para o planeta .

  8. Adorei a ideia muito bom e criativo mas gostaria de saber, qual a tolerancia de peso que este puf tolera é muito importante vcs falerem sobre isso obrigada

  9. muito bom amei as ideias esse puf ah vou tentar fazer um aki em casa as mesas sao lindas parabens

  10. Amei a ideia de aproveitar as garrafas pets .gostaria de aprender o passo a passo da confecção da cama usando a mesma técnica.um abraço.

  11. Ameeeeeiiii e vou tentar fazer, nós jogamos tantas garrafas fora todos os dias, agora vou aproveitar pra reciclar!!

  12. Parabéns!!!! Estou sem palavras, e uma dica maravilhosa e muito linda pra decoração… Sucesso pra vcs! Abraços .acompanho o trabalho de vcs aqui da Itália.

  13. estou encantada c tantas coisas lindas q podemos fazer c o q iria p o lixo.parabens

  14. Era tudo que eu estava procurando…. vou tentar fazer, e se der certo, posto para vcs verem. Obrigada

  15. Gostei muito dos trabalhos são lindos trabalho com crianças carentes e temos uma oficina de meio ambiente onde fazemos um pouco de tudo temos uma hortinha trabalhamos reciclagem e sustentabilidade eu gostaria se positivável o passo a passo do sofá e da mesa

  16. Adorei as idéias. Considero que as boas iniciativas devem ser divulgadas amplamente. A divulgação é essencial. sou muito agradecida a vocês.

  17. Achei linda a sugestão dos pufs com garrafas pet. Fiz um agora estou fazendo em crochê o revestimento, está uma graça, alem de darmos uma fisionomia personalizada na minha sala.
    Admiro vocês, sua amiga Cyra

  18. Amei esse puf.Que Deus te abençoe cada vez mais por dividir o que você sabe com quem não sabe. Obrigado.

  19. Fantástico, estava procurando neste momento uma receita de um pufe artesanal, para minha surpresa essa minha busca foi a melhor. Vou aliar o artesanato com crochê e tricô a essa ideia fantástica de reaproveitar as garrafas pet.
    O planeta merece ideias e iniciativas que sejam voltadas para o bem de todos. Parabéns por disponibilizar os modelos. Amei!

  20. Fantástica, amei, você é muito criativo, vou começar juntar garrafas. Quero fazer um pufe. Obrigada por postar estas ideias maravilhosa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.