como decorar potes de vidro

Como Decorar Potes de Vidro – Modelos e Técnicas Incríveis

Já ensinamos por aqui muitos tipos de artesanatos com os mais diversos materiais recicláveis, não é? As ideias que reutilizam materiais descartáveis são sempre muito requisitadas. Por isso, no post de hoje vamos reunir as melhores ideias e técnicas sobre como decorar potes de vidro, para você dar uma nova utilidade aos vidrinhos que estão parados aí na sua casa.

Com essas técnicas você poderá fazer lembrancinhas ou peças de decoração divertidas para embelezar e organizar seu quarto, cozinha, banheiro ou ateliê. Além de tudo isso, é uma ótima ideia de artesanato para fazer com os filhos, pois desperta a imaginação e auxilia o aprendizado das crianças. Então, se você procura ideias baratas, divertidas e charmosas, veio ao lugar certo! Mãos à obra!

Veja também:

50 Ideias Incríveis Para Reutilizar Embalagens Vazias

Como Fazer Lata Decorada com Pintura Lousa

Preparando o vidro                                               

Antes de começar a falar das técnicas e materiais para a decoração com vidro, é preciso saber prepará-lo. Geralmente as embalagens de potes de geleias, palmito e azeitonas possuem rótulos que esponja nenhuma consegue tirar. Para que você não sofra com isso, basta colocar o pote submerso em uma panela com água e fervê-lo. Depois de desligar é só esperar esfriar e retirar o adesivo, lavando em seguida.

Além do adesivo, você também precisa retirar a indicação de lote e validade. Para isso, molhe um pano ou pedaço de algodão com um pouquinho de acetona ou álcool. É só esfregar por cima que a tinta sai em segundos.

Tipos de cola para decoração de potes

Como vamos falar de vários materiais diferentes, é importante saber que cada um deles tem um tipo de cola apropriada que impedirá que descole com o tempo. Por isso, aqui vão dicas sobre cada tipo de cola e seu uso no artesanato:

  • Cola branca escolar: É indicada para artesanato com papel e também para tecidos mais finos e leves. Por não ser tóxica e também lavável, é ótima para usar com crianças na sala de aula.
  • Cola branca extra: É parecida com a branca escolar, mas tem fixação maior e pode ser usada de forma profissional. Serve para fazer decoupagem e encadernação artesanal. Vai bem com tecido, papel, cortiça e outros materiais mais porosos. Também serve para impermeabilizar tecidos, por ficar transparente depois de seca.
  • Cola quente: Indicada para tecido, EVA, renda, plástico, acrílico e, claro, nosso querido feltro. A cola quente é uma ótima aliada na decoração de potes de vidro por poder ser usada com vários materiais. Além disso, sua cola não enfraquece com o tempo, e também pode substituir a costura em alguns casos.
  • Cola de silicone: Pode ser usada com EVA, isopor, feltro e tecidos sintéticos. É bastante resistente à água e não deixa resíduos visíveis depois de seca. Por não soltar fiapos, pode ser uma ótima escolha se comparada com a cola quente.
  • Cola Permanente: Mais em tecido, madeira e feltro, a cola permanente reposicional é uma boa pedida para trabalhos de decoração com tábuas, e também para prender tecidos antes da costura. Ela leva mais tempo para secar (cerca de 30 minutos), mas sua resistência e capacidade fixadora também são bem maiores.
  • Cola universal: Como o próprio nome já diz, pode ser usada em uma infinidade de materiais. Se você quer colar tecido, madeira, borracha, vidro, louça, cortiça, papel, acrílico, couro, PVC ou renda, ela vai te ajudar. É uma opção boa para quem quer gastar pouco, sem perder o poder de fixação.
  • Cola Pano: Muito usada na decoupagem, a cola pano é ótima para fazer bainhas sem costura em tecidos mais finos. Ela não fixa tão rapidamente, o que a torna mais maleável caso a peça tenha ficado torta ou algo do tipo. Também não é tóxica. A aplicação é recomendada com o auxílio de um pincel.
  • Cola E600: De alta resistência e fixação, a E600 (ou E6000) serve para colar borracha, vidro, metal, acrílico e plástico. Seu uso também é recomendado em artesanatos com pedrarias, como blusas e chinelos decorados.

Agora que seu pote está limpo e você já sabe qual tipo de cola usar, vamos às técnicas para reutilizar os seus potes e deixar seus espaços mais lindos.

Potes de vidro decorados com tecido

como decorar potes de vidro
Fonte: Youtube | Carla da Mata

Uma ideia muito em alta na decoração de potes de vidro é o uso de tecidos. Para isso, basta usar retalhos de sua preferência e, com o uso de cola pano (e a ajuda de um pincel), fixar os tecidos no vidro. Vale lembrar que você deve deixar um espaço entre o topo e o “pé” do vidro. Ou seja, o tecido deve ser do tamanho da parte reta, no máximo.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Se quiser usar como organizador, você pode bordar o nome do material que ele irá guardar em uma faixa de étamine, e também colar com cola pano sobre o tecido inicial. Para dar um charme a mais, use tecido de mesma estampa na tampa, e coloque fitas nas bordas do tecido para seu acabamento ficar bem delicado.

Potes de vidro decorados com papel

como decorar potes de vidro
Fonte: Youtube | Craft e Art Artesanato

Para usar a decoração de potes com papel, você pode usar um papel já impresso de sua preferência, e verniz. Vamos a um passo a passo bem rápido e simples:

1. Limpe o pote de vidro com álcool e, sem seguida, passe duas demãos de verniz vitral fosco sobre ele. Deixe a borda da tampa livre. Depois de seco, passe com a ajuda de um pincel, uma camada de verniz acrílico à base de água sobre o pote. Depois, pegue o papel com a impressão de sua escolha (tem que ser menor que o pote) e passe verniz acrílico na parte traseira dele.

2. Lembrando que a impressão deve ser a laser, pois outros tipos podem manchar.

3. Depois de passar o verniz acrílico, cole a impressão no pote e passe outra camada sobre a imagem e sobre o pote. Para a tampa, recomendamos que você pinte de uma cor de sua preferência.

Dica: Você pode substituir o verniz pela cola branca extra, o que irá baratear ainda mais o custo de sua peça.

Potes de vidro decorados com EVA

como decorar potes de vidro
Fonte: Elo7

Para a decoração em EVA, você deve cortar um pedaço circular do EVA, na cor de sua preferência, e colar na tampa do pote. O diâmetro do EVA deve ser 4 cm maior que o da tampa, ok?

1. Pingue a cola universal no meio e aplique o EVA. Em seguida, faça quatro pingos na lateral da tampa, dobrando o EVA que sobrou para baixo. Espere secar e faça mais 4 pingos colando entre os pontos já fixados. Isso vai formar uma espécie de barrado na tampa do seu pote de vidro.

2. Para o pote, basta recortar duas tiras do EVA e prender também com pingos de cola universal: uma na parte de cima e outra na parte de baixo. Lembrando que você não precisa usar muita cola.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

3. Feito isso, use figuras ou moldes (como estrelas e flores) em dois tamanhos. O maior você irá colar no meio do pote, e o menor, em cima da tampa. Seu pote de vidro decorado com EVA está pronto!

Pote de vidro decorado com tinta

como decorar potes de vidro
Fonte: HappinessIsHomeMade

Uma ideia muito simples, rápida e barata para decorar potes com tinta é usando a técnica do stencil. O processo é muito simples e a técnica pode ser usada para diferentes intervenções de pintura em potes de vidro. Você só vai precisar de: um pote de vidro, papel contact, o molde desejado, tesoura, tinta spray da cor desejada, renda ou fita de tecido para decorar, fita adesiva e jornal velho.

1. Corte o papel contact com o molde e cole no pote. Proteja o bocal do pote com fita adesiva e jornal para que a tinta não vá no interior do pote.

2. Acione o frasco de tinta spray preenchendo toda a parte externa do pote e espere secar. Adicione mais uma camada de tinta e espere secar novamente. Retire o papel contact com cuidado.

3. Você pode usar a fita ou a renda para decorar a tampa, garantindo ainda mais charme ao potinho.

As tintas mais indicadas são a tinta acrílica e a tinta em spray. Já a tinta verniz vitral é transparente. Para finalizar a pintura em vidro, é bom aplicar no final uma camada de verniz em spray para dar o acabamento.

Potinhos decorados com glitter

como decorar potes de vidro
Fonte: WeddingWire

Mais fácil que qualquer outra intervenção decorativa, a decoração de potes com glitter é muito usada em garrafas para enfeites e lembrancinhas de festas. Mas isso funciona também para potes variados. Para fazer, você vai precisar de glitter, verniz spray, fita adesiva,pincel e cola branca.

1. Comece delimitando a área que irá receber o glitter com a fita adesiva. Depois, com a ajuda do pincel, espalhe a cola branca nessa área.

2. Em seguida, preencha tudo com o glitter, batendo um pouquinho a garrafa para retirar o excesso.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

3. Para finalizar, use o verniz spray e deixe secar.

Está pronto! Você pode usar a mesma técnica do stencil para fazer figuras decorativas no seu pote. Da para fazer, também, potinhos com intervalos de fita adesiva como os da foto, usando a mesma técnica.

Veja mais ideias para decorar potes de vidro

como decorar potes de vidro
Fonte: OneGoodThingByJillee
como decorar potes de vidro
Fonte: Pinterest
como decorar potes de vidro
Fonte: Frokens
como decorar potes de vidro
Fonte: MasonJarCraftsLove
como decorar potes de vidro
Fonte: Pinterest
como decorar potes de vidro
Fonte: UsefulDIY
como decorar potes de vidro
Fonte: Pinterest

Gostou dessas dicas de como decorar potes de vidro? Então aproveite as ideias e coloque em prática hoje mesmo. Reaproveite seus potes de vidro vazios de maneira econômica, ecológica e linda!

Conheça o nosso curso de reciclagem e tenha acesso a dezenas de tutoriais para trabalhar em casa e gerar uma renda extra.

Veja também:

Lembrancinha de Formatura Simples de Fazer

Como Fazer Etiquetas com Tinta Lousa em Potes de Vidro