Descubra Como Fazer uma Bolsa Clutch usando Corda

bolsa-clutch-passo-a-passo

Bolsas são acessórios indispensáveis no universo feminino. E para combinar com diferentes ocasiões, as bolsas têm variados formatos e podem ser confeccionadas com diferentes materiais, sendo os mais comuns o couro e tecido.

A bolsa clutch, também chamada de carteira de mão, é muito usada em situações em que é preciso levar apenas o essencial, como cartões, convites da festa e documentos pessoais. Apesar desse modelo de bolsa ser o preferido das mulheres para ir a festas que acontecem durante a noite, saiba que também é possível usá-la tranquilamente durante o dia.

Escola de Feltro

Usar a bolsa clutch na praia ou mesmo para ir à padaria é mais do que permitido. Mas, para não errar, é preciso atentar-se ao material que compõe a peça escolhida.

Durante o dia, principalmente no verão, evite sair com bolsas feitas de materiais sintéticos e principalmente com aplicações exageradas de brilhos e paetês. Ao fazer passeios ao ar livre, prefira usar acessórios feitos com materiais naturais, como é o caso do sisal e do algodão.

Para que você tenha uma bolsa de mão incrível para usar em passeios informais ao lado dos amigos e da família, vamos mostrar como fazer um modelo lindo com cordas naturais. Se você gostou da dica, continue com a gente para ver o passo a passo completo dessa peça.

Veja também:

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Como Fazer Colar Usando Biscuit

Como Fazer uma Bolsa Clutch

Materiais Necessários

  • Corda de sisal de 12 mm ou de acordo com sua preferência
  • Cordão de algodão cru de 8 mm ou de acordo com sua preferência
  • Lã colorida
  • Corante para tecido
  • Recipiente para tingir a corda
  • Ferramenta para cortar a corda
  • Agulha de tapeçaria
  • Linha de bordar
  • Moldura, pregos e martelo para fazer um tear
  • Cola quente

Passo a Passo

Como preparar a corda

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

1 . Como a corda é muito rígida, é preciso amaciá-la para confeccionar a bolsa clutch. E uma das formas de se fazer isso é por meio da fervura. Então, coloque a corda em uma panela grande, adicione água e leve ao fogo por duas horas – ou até sentir que a corda está menos rígida.

ferva-a-corda-ate-amacia-la

2. Em seguida, faça o tingimento da corda de acordo com o tipo de corante escolhido.

Tingimento a frio – No tingimento a frio, basta dissolver o corante na água em temperatura ambiente e aplicar na corda. Não é necessário fazer banho de imersão e nem mesmo fervura. Esse processo leva cerca de 10 minutos.

Tingimento a quente – No tingimento a quente você deve preparar a solução dissolvendo o conteúdo do tubo em 1 a 2 litros de água quente (ou de acordo com as recomendações do fabricante). Com a corda ainda úmida, mergulhe-a no banho de tingimento. Leve a panela ao fogo e deixe a corda em fervura por 30 a 40 minutos. Mexa sempre com um bastão.

corda-de-sisal-tingida

3. Escorra a água e coloque a corda para secar.

Como tecer a bolsa

estique-a-corda-na-moldura

4. Improvise um tear com uma moldura de quadro e alguns pregos. Corte a corda já seca em pedaços iguais, use a largura do quadro como referência para fazer o corte. Estique e prenda cada pedaço nos pregos. Passe a cola quente nas pontas para impedir que a corda desfie.

Pacote de Guirlandas em Feltro

tear-de-pregos-cordas

5. Agora passe o fio de algodão por cima e depois por baixo de todas as cordas. Termine uma carreira e comece a próxima sem cortar o fio. Faça a quantidade de carreiras que você desejar.

passe-as-cordas-mais-finas

6. Alterne o fio de algodão com a lã colorida; faça três carreiras com lã ou a quantidade desejada.

trama-de-corda-bolsa-clutch

7. Continue intercalando os diferentes tipos de fio até completar a trama da bolsa. Feito isso, basta retirar a trama do tear para fazer a finalização da bolsa.

Como finalizar

8. Para dar à trama de cordas o formato de uma bolsa clutch, dobre-a fazendo uma aba até o meio. Feche as laterais da bolsa; dê alguns pontos até sentir a costura firme. Para fazer um fechamento reforçado, costure a peça com vários fios juntos.

dobre-a-trama-e-costure-as-laterais

Depois de seguir esses passos você terá como resultado uma linda bolsa de mão feita com linhas naturais. Esse acessório é perfeito para ser usado na praia, nos passeios de final de semana e onde mais você quiser.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

bolsa-clutch-de-corda

Quem amou este projeto super original, não pode deixar de compartilhá-lo nas redes sociais para que todos os amigos também possam ver como fazer uma bolsa clutch. E quem não vê a hora de testar este projeto em casa, não pode se esquecer de deixar um comentário contando como foi a experiência.

Veja também: 

Aprenda a fazer uma bolsa de tecido (chita) passo a passo

Como fazer Bolsa de fuxico simples e bonita

Imagens: paperandfox

Recomendado Para Você:

Gostou? Deixe um Comentário: