Pintura em Vidro – Dicas e Técnicas Espetaculares!

Quando a gente vai fazer algum artesanato em vidro, logo surgem várias dúvidas: qual o jeito de preparar o vidro, qual tinta podemos usar, como proteger a pintura, e muitos outros questionamentos que às vezes ficam sem respostas. Para te ajudar, separamos dicas maravilhosas de pintura em vidro, além de técnicas bem legais, que você pode aprender a aplicar em várias peças. Aproveite tudo que preparamos para você, não perca nenhum detalhe!

Veja também:

Artesanato em Vidro – As 20 Melhores Ideias Que Você Já Viu

Artesanato com Garrafas de Vidro – 16 Ideias Sensacionais

Curso de Mosaico com Vidros Pintados à mão

5 Dicas Essenciais Para Pintar Vidro

Dica 1 – O primeiro passo é tirar toda a sujeira da superfície que vai receber a pintura. Pra isso, você deve lavar o vidro com água e detergente líquido, e deixar secar naturalmente. Ha! Não se esqueça de retirar rótulos e etiquetas adesivas.

Dica 2 – Utilize algumas folhas de jornal para proteger a sua superfície de trabalho.

Dica 3 – Antes de aplicar a tinta, passe uma camada de primer na peça de vidro. Esse produto faz com que a tinta fique mais uniforme e tenha maior aderência.

pinte a garrafa com o primer para vidros e metais
http://www.viladoartesao.com.br/
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Dica 4 – As tintas mais utilizadas na pintura em vidro são: tinta acrílica, tinta em spray e tinta verniz vitral, que garante cor e transparência. Todas elas são encontradas em cores variadas, e podem ser compradas em: lojas de materiais de construção, lojas de artesanato e home centers.

Dica 5 – Se o trabalho for decorativo, vale aplicar no final uma camada de verniz em spray, que é prático de usar e seca bem rapidinho.

4 Técnicas de Pintura em Vidro

Agora que você já sabe todas as dicas para não errar na hora de fazer pintura em vidro, veja algumas sugestões de trabalhos que podem ser feitos por você.

Aproveite as técnicas que você vai aprender para customizar objetos que você já tem em casa. Você pode reaproveitar garrafas de vinho, de cerveja e até mesmo potes de conserva. para criar, não existe regra, o que vale mesmo é usar a criatividade!

Técnica 1 – Efeito Ombré em Vidro

vaso-ombré
http://www.cremedelacraft.com/2012/06/diy-ombre-vase-from-juice-jug.html

Olha que lindo esse estilo de pintura. O efeito ombré virou tendência na decoração, e se destaca pelo uso do mesmo tom em gradações diferentes. Essa técnica tem sido utilizada de formas variadas, como em cabeceiras de cama, em paredes e até em roupas.

Agora, chegou a sua vez de aprender como aplicar essa técnica em garrafas, potes e vasos para flores. Aprenda Como fazer efeito ombré em vidro e dê uma repaginada na decoração da sua casa.

Técnica 2 – Pintura em Vidro com Pontinhos Coloridos

Copos coloridos
http://www.savvysugar.com

A dica de pintar vidros com pontinhos de tinta é uma técnica que todos podem executar com facilidade. Com materiais simples e acessíveis você consegue decorar o vidro rapidamente, sem nenhum risco de dar errado.

O charme da peça e a originalidade ficam por conta da combinação de cores. Quer aprender essa pintura passo a passo? Então veja como fazer Vasos de vidro decorados com pontinhos coloridos. Você vai amar!

Técnica 3 – Pintura Fosca em Vaso de Vidro

decoração-vela-2
http://www.thehyperhouse.com

Apesar de bastante elegante, essa técnica é feita com materiais bem simples, como elástico usado para prender dinheiro e tinta spray. As garrafas e os vasos de vidro decorados com está técnica artesanal são ótimas opções para decorar eventos especiais, como festas de final de ano e casamentos noturnos.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Vale a pena aprender a fazer esse tipo de pintura em vidro. Confira o post Como fazer uma decoração elegante e barata com vasos de vidro e veja o passo a passo na íntegra.

Técnica 4 – Mosaico com Vidros Pintados à Mão

IMG_5748

 

A técnica de mosaico em vidros pintados à mão, desenvolvida pela professora Vera Bahia, está dando o que falar. Trata-se de um artesanato exclusivo e diferenciado, que permite a criação de objetos diversificados e cheios de estilo, como bandejas, caixas para jóias, porta velas, garrafas decoradas e muito mais!

O mosaico em vidros pintados pode ser feito até mesmo por pessoas sem experiência alguma com trabalhos manuais. Depois que você aprender a técnica de pintura e corte do vidro, fique à vontade para aplicar o mosaico em objetos em vidro e madeira, de forma muito simples. Se você deseja saber mais sobre o trabalho de mosaico com pintura em vidro, clique aqui. Esse artesanato é um daqueles de encher os olhos!

E você, gostou das nossas dicas? Então deixe o seu comentário e continue acompanhando a nossa página para ver mais posts incríveis como este.

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.