Reciclagem de garrafas PET – utilize-as para plantar

plantar em garrafa pet8

Reciclagem de garrafas PET

A palavra do momento é a reciclagem. Para todos os lados sempre vemos esse tema, seja na TV, nas escolas, nas comunidades e onde mais você imaginar. E toda essa discussão é muito válida, uma vez que os recursos naturais são limitados e precisamos arrumar maneiras criativas de jogar menos coisas no lixo, reaproveitando ao máximo. Com a reciclagem isso é possível, pois ao invés de descartar um objeto, ele vira matéria prima para  a confecção de outro, de igual utilidade.

Aproveitando a onda da reciclagem, nesse post você vai aprender a plantar em garrafas PET. Em casa isso é muito útil e você pode aproveitar muito bem os espaços e ainda evitar que algumas garrafas vão parar no lixo. Preste atenção nas informações contidas aqui, pois são muito importantes.

Use as garrafas PET para plantar

Hoje temos tantos afazeres que muitas vezes deixamos de nos alimentar bem. Com o corre-corre esquecemos de ingerir frutas e legumes. Sempre inventamos aquela desculpa que esses alimentos comprados em supermercados e feiras geralmente estão cheios de agrotóxicos e não temos tempo para higienizá-los de forma adequada ou, não temos tempo de comprá-los, etc. É importante pensarmos em aliar qualidade de vida e alimentação – isso vai nos trazer bem estar para enfrentar os desafios diários e futuros. Com criatividade e disposição é possível mudar isso – basta você querer!

Hoje temos algumas ideias fáceis de serem colocadas em prática para você melhorar sua qualidade de vida e tornar o meio ambiente mais limpo e sustentável. No cultivo das mudas, você passa a criar valores e mudar seu estilo de vida que na maioria das vezes é sempre agitado. Não tem sensação melhor do que aquela de chegar em casa e se sentir bem, ter o aconchego da natureza dentro do lar – isso não tem preço! Na internet você vai encontrar várias formas de plantio, quais melhores mudas e como plantá-las. O fato é que você deve tentar e certamente conseguirá criar esse bem estar dentro de casa. Aqui daremos algumas dicas de plantio e ideias de como fazer isso dentro de casa, sem precisar ter um quintal para isso.

plantar em garrafa pet

Na imagem acima o morador colocou a horta suspensa. Observe que está próxima a parede e na área externa da residência. Se sua casa não tiver quintal, mas, tem uma pequena área externa, é possível fazer também. Separe garrafas pet e lave-as bem e seque mantendo a tampa na garrafa. Com qualquer instrumento cortante, de preferência uma faca, corte-a lateralmente. O recorte precisa ser do tamanho suficiente para você poder colocar a terra adubada, plantar a muda e depois colhê-la. Antes de iniciar, espalhe pequenas britas (pedrinhas) ou pó de brita no fundo da garrafa. Esse procedimento ajuda na drenagem.Não se esqueça de fazer pequenos furinhos na garrafa para que a água não fique represada! Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma que contenha composto orgânico e outra parte de húmus até próximo à borda. Esse cuidado é importante para que a terra fique mais fértil e as mudas cresçam facilmente. Cuidadosamente plante-as fazendo pequenos buracos de aproximadamente cinco centímetros.

plantar em garrafa pet2

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Uma ideia tradicional é o plantio no quintal de casa como mostrado na imagem acima. O espaço possibilita uma variedade de mudas sendo possível aproveitar canos de PVC na vertical e plantar pequenas delas. Entretanto, você precisa montar canteiros e regar a terra ao menos uma vez ao dia e de preferência na parte da manhã. É importante você colocar a horta em um lugar de fácil acesso onde possa cuidar, com água disponível próxima ao local e evitar animais.

plantar em garrafa pet3

Lembrando que na horta plantamos também folhas para fazer chás caseiros ou água fresca como alecrim e hotelã, por exemplo. Elas se adaptam super bem e crescem rapidinho! Você não terá mais desculpas para não ter um estilo de vida mais saudável! Você pode colocar as pet’s na vertical penduradas por um gancho. Não é necessário deixar a tampa, uma vez que, as mudas crescem em cima dela também. Faça pequenos buracos nas laterais para que o seu vaso de pet fique cheio delas! Se desejar, pode colocar mudas de pequenas flores nas garrafas também! Lembrando que, não são todas que se adaptam ao cultivo. Portanto, na hora de comprar fique atento!

plantar em garrafa pet4

Um cultivo bem interessante são os morangos. Para uma colheta saborosa e apetitosa é necessário que seu vaso de pet receba luz direta por no mínimo 06 horas, por isso a importância da escolha do local onde ficará o vaso. Na imagem abaixo, observe que o cultivo é feito em uma área que recebe bastante luminosidade e as pets são encaixadas umas as outras formando uma verdadeira ‘fila’ de morangos na vertical. É importante também que ‘fila’ de pets fique fixa a arames para que não se soltem e prejudiquem o cultivo.

plantar em garrafa pet5

É possível fazer uma horta colorida. Para isso, você pode pintar as pets (do lado de fora da garrafa) com as mais variadas cores que tem no mercado. Para o trabalho, use tintas spray próprias para plástico, verá que o acabamento fica incrível. Observe que os vasos de pet estão suspensos, amarrados com arame em um estrado de madeira e colocados junto a uma cerca. Você pode fazer o mesmo e encostar o estrado de madeira na parede, por exemplo.

plantar em garrafa pet6

Outra ideia bem legal é o cultivo em varandas! Aqui as pets são penduradas na vertical por fios pelo bico da garrafa, e a terra adubada é colocada até a metade da garrafa. Mais parece uma casinha de mudas! Aqui o morador fez duas ‘janelas’ para que a muda pudesse se expandir e facilitar a entrada de ar. Muito legal! 

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

plantar em garrafa pet7

Links úteis

http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/como-reciclar-garrafas-pet-otimas-ideias/08

http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_garrafa_pet.htm

http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/1648/

http://artesanatoereciclagemladoalado.blogspot.com.br/p/tudo-com-garrafa-pet-da-net.html

http://meumundosustentavel.com/eco-glossario/reciclagem-de-garrafas-pet/

Vídeos interessantes

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Esperamos que depois dessas dicas você esteja apto a mudar sua relação com o meio ambiente e economizará com feiras e supermercados. É possível trazer os legumes e frutas até você de forma bem bacana! Mesmo morando em apartamento é possível ter uma horta orgânica e se alimentar com mais saúde e qualidade!

12 thoughts to “Reciclagem de garrafas PET – utilize-as para plantar”

  1. Gosto muito de suas ideias.Nem spre posso colocar em pratica,mas quem sabe no futuro.Estou fazendo minha horta com garrafas pet,e,depois mando pelo face agradecendo a ideia se der certo.Grata.

  2. E DE MUITO VALOR CADA DICA … ADOREI AS IDEIAS DE HORTAS E PLANTIOS …JA TO SUPER ANIMADA PRA RECICLAR AS MINHAS PETS

  3. Parabéns pelo trabalho.
    Gostaria de informações de onde comprar as bases de cerâmica e também outras bases para abajur.

    Muito obrigado.

  4. Adorei….a ideia de plantar nas garrafas. eu vou usar minhas garrafas para hortas, gosto muito de cheiro verde e é uma boa opçao para economizar.A um mês atras descobri a plantaçao de morangos em cano de pvc, e naõ perdi tempo,comprei os materiais e plantei muitos morangos estaõ lindos…..adoro morangos. Para quem não tem espaco é otmo essas ideias.Gostaria de saber como adubar os morangos , e tambem de quanto em quanto tempo pode colocar adubo, fiz a plantacao vertical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.