Técnica de filigrana em papel (Quilling) – Saiba como fazer

quilling1
Apesar do nome não ser muito conhecido, a técnica do Quilling vem sendo disseminada. Essa arte desperta curiosidade nas pessoas pela sua perfeição e a maioria, quando fica sabendo que é feita com papel, simplesmente não acredita. Isso que é o interessante nessa arte! O Quilling é uma técnica de artesanato que utiliza tiras de papel enroladas. Acredita-se que essa técnica teve início no século XV e era muito usada por freiras dos conventos franceses e italianos para decorar objetos religiosos. Elas retiravam as beiradas douradas das bíblias para fazer o trabalho. Especula-se que no século XVIII, a técnica se tornou popular na Inglaterra, quando recebeu o nome de Quilling, devido ao fato de os rolinhos serem confeccionados com penas de gansos.

quilling2

 O Quilling são tiras de papel em rolinhos de formatos diferentes que, quando organizados, moldados, formam desenhos diversos. Com palito de madeira simples, cola branca e as tiras de papel, é possível fazer verdadeiras obras de arte. Observe que, na imagem acima é mostrado um passo a passo da técnica. Não é necessário ser expert para desenvolver o trabalho, basta ter paciência e suavidade nas mãos para dar aos rolinhos o formato do desenho que se pretende criar. Observe que os desenhos criados foram aplicados em sabonetes bem cheirosos para serem dados como lembrança. Aliás, uma diferente e boa opção de presente!

quilling3
Atualmente o Quilling é muito usado também para decorar cartões, convites, quadros, scrapbook e até porta retratos. Para desenvolver o trabalho você pode usar os tradicionais papéis color set plus em tirinhas que você mesma corta ou, se quiser, pode reciclar usando folhas de revista. O resultado fica incrível e você ajuda na preservação ambiental! Para cortar as tiras, use de apoio um pedaço de vidro que servirá como base para que você as recorte com o estilete, faça tiras compridas de aproximadamente 01 centímetro. O passo seguinte é enrolar as tiras de papel com o auxílio de um palitinho de madeira (há quem ache mais fácil usar uma agulha). Lembrando que não é necessário apertar demais a tira de papel enquanto estiver enrolando-a. Ao término, cole a ponta final com um pouco de cola branca.

quilling4

Uma dica importante é quanto ao acabamento que precisa ser dado ao rolinho – não é necessário passar cola demais, visto que, com pouca cola é mais fácil conseguir o formato desejado, além do trabalho ficar mais ‘limpo’. Lembre-se que enquanto estiver enrolando as tiras e depois de fazer isso, você mesma vai moldar com seus dedos o formato daquilo que deseja!

Para determinados desenhos você deve moldar mais ou menos. Essa técnica é muito legal porque você trabalha também a sensibilidade. Observe que todas as criações em Quilling mostram esse lado sensível, delicado. Além disso, desenvolver a técnica está cada vez mais fácil devido ao baixo custo do material utilizado. Atualmente o mercado fornece mais de 250 cores de papel para a técnica e de variadas dimensões.

quilling5 quilling6
As pessoas que praticam essa arte desenvolvem trabalhos belíssimos no mundo inteiro. Você pode se arriscar criando convites de casamento, anúncios de nascimento, cartões, páginas de recados e até caixas! Com o uso da caixa em MDF aplique a técnica sobre a tampa. Você se supreenderá com o resultado!

Pacote de Guirlandas em Feltro

quilling7

Gostou da ideia? Continue nos acompanhando diariamente!

Fonte: http://pinterest.com/hasnomoney/quilling-paper-diy/

26 thoughts to “Técnica de filigrana em papel (Quilling) – Saiba como fazer”

  1. Nossa muito interessante essa técnica. Como gostaria de saber mais sobre essa técnica . Gostria de receber um informativo sobre o assunto.

  2. Lindíssimo! Gostaria de saber onde comprar o papel próprio ou pode ser papel sulfite colorido mesmo?

  3. Eu estou louca para aprender.,dá um curso o line.Por favor.Me resposta please. obrigada Adriana atenciosamente

  4. me he quedado maravillada con esas manualidades me gustaria saber como obtengo mas videos sobre los dibujos . felicitaciones muchas gracias dios bendiga esas manos talentosas

  5. Adorei, mas por já trabalhar com artesanato, decoupagem, fico me perguntando se há um meio de impermeabilizar.Com o tempo o papel de perder a cor.

    Desde já, obrigado

  6. Bom Dia,. Estava pesquisando sobre Arte e encontrei essa técnica em papel gostei muito . Como faço para aprender?

  7. Hoje participei de uma oficina de Quilling, e me apaixonei, gostaria de saber se há algum lugar que dê aulas para iniciantes.
    Grata

  8. Eu já comecei a fazer .mas gostava de saber fazer trabalhos mais complicados. Há alguma maneira de aprender com você. Obrigado

  9. Adorei o seu trabalho. Você da cursos ou sabe de alguém que de no seu estilo sem ser online!
    Aguardo seu retorno!
    Obrigada e parabéns!!!!

  10. Bem, minha opinião é o da maioria, simplesmente maravilhoso!!!! E a dúvida e interesse tbém. Onde aprender passo à passo? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.