Flores de Tecido – Guia Absolutamente Completo

Qual alma feminina não se derrete por Flores? Não importa qual delas, rosas, margaridas, orquídeas e etc. A verdade é que o mundo das mulheres gira em torno de quilômetros de flores e mais flores. E o post de hoje é exclusivamente sobre elas! Mas como não podemos deixar de colocar nossa marca artesanal sobre tudo o que discutimos por aqui, as Flores de Tecido foram escolhidas como o tema de hoje.

Flores são uma paixão feminina, mas todos nós temos que reconhecer que elas são organismos que beiram a perfeição com suas formatos, cores únicas, perfumes e sensibilidade. Não importa se elas são verdadeiras ou apenas flores de tecido, a sua beleza consegue suavizar qualquer ambiente, por mais rígido que ele seja. Elas são um refresco para os nossos olhos que passam os dias enxergando misérias e mazelas pelas ruas.

Enfim, elas são bem vindas em qualquer cantinho, flores de verdade ou flores de tecido ficam lindas em sua sala de estar, no seu jardim ou até em grandes canteiros enfeitando a cidade. Elas imprimem sua beleza posta sobre qualquer objeto. Até nos mais inimagináveis, como na decoração de uma Kombi velha. Não ficou incrível?!

Kombi decorada com flores

Por serem tão frágeis, o plantio e crescimento de flores é uma atividade muito cara e que demanda muito tempo, cuidado e dedicação extrema. E isso não é uma valorização recente, elas sempre foram artigos muito valiosos. E por isso a produção de flores de tecido ganhou força ao longo do tempo, tornando possível que todos tenham em casa flores raríssimas e tão belas quanto às verdadeiras, sem se preocupar com o seu tempo de vida e com os cuidados básicos para sobrevivência de uma planta. Para a vida corrida que levamos atualmente é perfeito.

O Clichê dos Relacionamentos

Hoje em dia, tantos as flores de tecido como as flores verdadeiras, tornaram-se sinônimos do romantismo, do amor e é o símbolo de casais apaixonados. Uma mulher receber um buquê de flores do seu amado é uma máxima e um clichê em relacionamentos, não importa a ocasião ou razão. Não é possível achar dados sobre quando as flores assumiram essa posição romântica, mas podemos afirmar que desde que o mundo é mundo, elas são um sinônimo desse sentimento. As rosas são o principal exemplo dessa simbologia romântica e possui uma história milenar. De acordo com mitologia a rosa é uma flor consagrada a muitas deusas, como por exemplo, é símbolo de Afrodite e Vênus, deusas grega e romana do amor. E no cristianismo, a rosa foi adotada como emblema da virgem Maria. Já virou senso comum, a rosa branca está ligada a pureza e inocência, enquanto a rosa vermelha significa o ápice da paixão. A pergunta é certeira: quem nunca recebeu um buquê de rosas como pedido de desculpas ou como uma declaração apaixonada no dia dos namorados?

Vestido de Noiva com flores

Alerta de Tendências

Já há algumas temporadas, mulheres começaram a ostentar coroas com flores de tecido aderindo ao estilo romântico. A tendência apareceu depois que a cantora melódica americana Lana Del Rey, que virou febre a partir de 2011 e é dona de um estilo com forte inspiração retro, começou a aparecer constantemente com coroas de flores de tecido em seus shows e andando pelas ruas de Hollywood. Ela conseguiu transformar esse item em um artigo de desejo por todas as fashionistas e num piscar de olhos começamos a vê-las na cabeça de todas.  No Brasil, as coroas com flores de tecido se tornaram um apetrecho obrigatório para o período do carnaval. E concordamos que não irá sumir por um bom tempo. Mas ela não é apenas um item carnavalesco, como muitas podem dizer. Que tal ousar e usar a sua coroa para ir ao cinema ou para uma saída na noite? Com certeza você se destacará!

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Cantora Lana Del Rey com coroa de flores

Aprenda o passo a passo para fazer a sua própria Coroa de Flores aqui.

As flores podem nos surpreender e surgir em lugares onde talvez não haja nenhum tipo de vida. Elas nos causam sentimentos solidários e de gentileza. Podemos afirmar que elas são um dos poucos símbolos existentes que levam o ser humano a produzir associações, praticamente, sempre positivas em relação à ela. Como na imagem abaixo, que mostra um maço de cigarros, um produto nocivo à saúde contendo flores dentro. Essa foto poderia facilmente se encaixar em uma campanha contra o fumo.

Maço de cigarros com flores dentro

E é por todos esses motivos citados neste texto que podemos gritar para o mundo: Nós amamos flores! Mas principalmente, as que podem ser confeccionadas por nossas próprias mãos, as de tecido. Sabemos que a natureza é perfeita e nunca poderemos nos igualar a ela. Mas garantimos, existem milhares de flores de tecido tão lindas quanto às que nascem da terra.

7 Incríveis Flores de Tecido (Simples) para Você Fazer

Sabemos também que existem vários tipos de flores de tecido artesanais. E preparamos uma Lista de Desejos (WishList) com as flores de tecido que você tem mais vontade de aprender, como as flores de crochê, as flores de seda, de feltro, de renda e várias outras. E vamos falar um pouquinho de cada uma delas. Veja esta lista como se estivesse passeando por um jardim, aproveite cada pétala e detalhe feito especialmente para você.

7° – Flores de Crochê

As flores de Crochê são um coringa e podem ser produzidas de acordo com diferentes padrões. É incrível como apenas alguns pontos seguindo formatos circulares podem resultar em uma linda flor. Nesse exemplo abaixo com apenas uma agulha de crochê comum e iniciando o processo com um anel mágico, é possível dar seguimento alternando entre os pontos baixos e pontos altos formando as ondulações de uma flor alegre e colorida.

Tiara com flores de crochê

O catálogo de flores de crochê é realmente muito vasto. Existem modelos para todos os gostos e assim é possível sempre variar as peças produzidas, misturando-as entre si, criando novos modelos e assim renovando. Essa arte com linhas e agulhas pode ser aplicada a praticamente tudo, como em roupas, biquíni (que sempre reaparecem no verão), almofadas, chapéus, como tocas e gorros, toalhas de mesa, tapetes, colchas. Enfim, a lista é gigante! A flor de crochê é uma arte minimalista e sua beleza está focada nos pequenos detalhes da sua produção, nos pontos em perfeita harmonia e no jogo de cores. E é por isso que separamos alguns gráficos que encontramos para que você ficar mais fácil aprender a confeccionar os modelos que mais gosta.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Gráficos de flores de crochê

6°- Fuxico

O Fuxico provavelmente é uma das flores de tecido mais fáceis de reproduzir. Até mesmo por pessoas sem experiência com agulhas. Basta alinhavar a borda de um tecido já previamente recortado em formato de círculo. E depois com a mesma linha, sem cortá-la, ir puxando a costura até recolhê-la toda ao centro. Use algum botão ou adereço para esconder a costura e também para ser o botão da sua flor de fuxico. E está pronto! Possivelmente em menos de cinco minutos é possível finalizar a confecção de uma florzinha como esta.

Esse modelo de flor é originário do nosso país e possivelmente surgiu com os escravos africanos que vieram para cá. Nessa época os fuxicos eram um adereço feito por eles, para enfeitar as roupas grosseiras que usavam. Com o passar do tempo as mudanças na forma de se vestir foram acontecendo e no século XX a customização das vestimentas virou uma febre e a introdução de técnicas artesanais nas roupas trouxe o fuxico de volta com tudo. Hoje podemos vê-lo em colchas, almofadas, bolsas, roupas, sapatos, apetrechos de cabelo e etc.

Fuxico

[button url=”http://cursos.revistaartesanato.com.br/pv-curso-de-fuxico/?utm_source=artesanatocom&utm_medium=post&utm_campaign=guia-completo-flores” postid=”” style=”btn-success” size=”btn-lg” target=”_self” fullwidth=”false”]Clique Aqui e Aprenda a Fazer Flores de Fuxico[/button]

Outro modelo de Fuxico, tão simples como o primeiro é feito com uma tira de tecido com uma de suas bordas alinhavadas e repuxadas até ir formando uma linda florzinha. Não é linda?!

Flor de Fuxico

 

Outra grande vantagem do fuxico é que você pode produzir uma infinidade de outras peças lindas, unindo as florzinhas ou mesmo fixando-as em alguma superfície. Abaixo uma imagem com algumas possibilidades de aplicação de fuxicos na confecção de colares, bolsas, capas de sofá e objetos decorativos, tudo feito de maneira super simples!!

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Alternativas com o fuxico

 

[button url=”http://cursos.revistaartesanato.com.br/pv-curso-de-fuxico/?utm_source=artesanatocom&utm_medium=post&utm_campaign=guia-completo-flores” postid=”” style=”btn-success” size=”btn-lg” target=”_self” fullwidth=”false”]Clique Aqui e Aprenda a Fazer Flores de Fuxico[/button]

 

5° – Flores de Seda

Pode ser confeccionada também com outros tipos de tecidos finos como o chiffón, a organza, o cetim, o tule e etc. Inclusive até mesmos misturá-los entre si, para ter um resultado ainda mais criativo e diferenciado dos outros. Esse tipo de flor é uma ótima pedida para decorar casamentos, chás de bebê e eventos com o tom mais delicado ou na decoração de ambientes com aparência mais suave, como o quarto de uma recém-nascida.

Para produzir este modelo de flor exposto na figura abaixo é preciso ter vários recortes em círculos para as pétalas (como foi feito na imagem), esses recortes podem ser irregulares para dar a peça um ar mais natural. Vá alinhavando uma das pontas dos recortes e juntando umas nas outras até formar o corpo da flor. Nesse exemplo, inclusive foi utilizado uma vela para modelar as bordas da pétala, dando uma ondulação extra. Mas para esta técnica funcione, teste antes para saber como será o resultado apresentado pelo tipo de tecido que você escolheu. Lembre-se que cada tecido ficará de um jeito diferente depois que entrar em contato com a chama da vela.

Flor de seda

Se quiser ver o passo a passo detalhado, clique aqui.

Nesse segundo exemplo, temos uma linda flor de tecido feita com chiffón e tule. Ela é ainda mais simples de ser confeccionada e também se encaixa perfeitamente em situações e locais com uma pedida bem suave e sensível. Para que você possa também ter uma florzinha como esta, é preciso desenhar o molde, nas mesmas dimensões que disponibilizamos para você. E depois ir cortando várias camadas do chiffón e do tule de acordo com ele. Assim sua flor terá espessura e o tule dará um volume a mais. O resultado é um charme!

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Flor de Seda

4° – Flores de Feltro

Existem inúmeros modelos de flores de feltro. Algumas são feitas da mesma maneira que as flores de seda com pétalas cortadas de forma arredondada e ir alinhavando uma de suas pontas, juntando uma pétala na outra. Outro modelo existente é uma flor com mais camadas com as pétalas coladas sobre uma base redonda também de feltro até construir o corpo da peça. Para produzi-la, você precisa ter o feltro cortado em pequenos quadrados e depois cortar um dos lados formando uma “seta arredondada” (assim como está feito na figura) e depois siga colando a outra ponta ainda reta, juntando-as ao meio (veja na imagem como fazer). Feito isso, também com a cola vá juntando as pétalas até que se forme uma flor completa.

Flor de Feltro decorativa

Aqui você também aprende a produzir vários outros modelos de flores de feltro.

3° – Flores de Renda

Esse exemplo é para quem adora uma inspiração víntage, já que a renda tem um aspecto super retrô. Esse modelo é bem simples e também mistura dois tipos diferentes de tecido, com uma camada em seda e as outras em renda, formando uma espécie de fundo para a flor. Para produzi-la basta ir recortando as camadas de tecido, sempre um pouco maior que a última, e seguindo o molde da flor, depois é só juntar todas as camadas, sobrepondo a partir da menor até a maior, formando a sua flor.

Flor de Renda

Se quiser ver o passo a passo detalhado, clique aqui.

Outra opção para produzir a sua flor de renda é usar somente a cola quente. Se você quer se ver livre do kit agulha e linha, e o resultado é tão incrível quanto uma flor de tecido feita com costura. Com uma tira da renda de sua escolha, vá enrolando-a sobre seu próprio eixo até que crie a forme de uma linda flor e a cada círculo produzido, use a cola quente para fixá-lo. Assim não irá desmanchar.

Flor de renda com cola quente

Pacote de Guirlandas em Feltro

Se quiser ver o passo a passo detalhado, clique aqui.

2° – Flores com Fitas

Se você achava que conhecia vários modelos de flores de tecido, se enganou meu bem! As flores com fitas existem aos milhares. Com vários modelos, tamanhos e modo de fazer. Aqui iremos mostrar três exemplos diferentes e super simples para você pode produzir em sua casa. Além disso, as flores com fitas tem um custo baixíssimo. O primeiro exemplo que escolhemos foi uma flor feita com pequenas tiras de fita de cetim. Foi feito uma dobradura formando uma “seta” (assim como mostra na imagem), depois basta alinhavar para que a dobradura não desfaça, e depois fazer o mesmo processo para as outras pétalas no mesmo pedaço de linha e puxá-las para o centro no final.

Flor com fita de cetim

Neste segundo exemplo, temos um pedaço de fita de cetim com uma das bordas alinhavadas, que foram repuxadas em movimentos circulares em volta do seu próprio eixo, formando um botão de rosa. E depois foram fixadas em uma haste verde.

Rosa feita com fita de cetim

Nesse último modelo de flores com fita escolhido por nós, foram utilizados pequenos pedaços de fita com as suas pontas costuradas juntas. E depois de ter feito este processo várias vezes elas foram unidas e sobrepostas formando uma mimosa flor. Simples, não?!

Flor com fita de cetim

1° – Flores com Botões

Os botões são um detalhe muito comum nas flores de tecido. Na maioria dos casos ele é utilizado como miolo da flor e é aplicado com cola ou costurado sobre o centro da flor, mas neste primeiro exemplo que separamos para vocês, a flor é construída a partir do botão. Assim esse objeto deixa de estar separado do corpo da flor e se torna uma parte orgânica na sua construção.  Esse projeto só possível com uma flor construída do zero com linha e agulha, como no crochê. A formação da flor aconteceu a partir do botão. Não é linda?

Flores de crochê com botão

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Neste segundo caso o botão foi utilizado como arremate em uma flor de tecido sem costura. Com um círculo previamente recortado do tecido escolhido e depois faça uma dobradura com suas extremidades (assim como foi feito na imagem) e fixe-as com cola de tecido. E para finalizar cole o botão no centro. Nunca foi tão simples assim!

Flores sem costura com botão

Se quiser ver o passo a passo detalhado, clique aqui.

Crédito das Fotos:

http://beckybus.se/wordpress/tag/julie-arkell-workshop/page/2/

http://thecoffeekid.tumblr.com/post/52741108340

http://weheartit.com/entry/138880731/search?context_type=search&context_user=sohodolls&page=2&query=flowers+on+weeding+gowns

http://favim.com/image/1509924/

https://simplycollectiblecrochet.com/wp-content/uploads/2014/03/flower-headband2.jpg

Pacote de Guirlandas em Feltro

http://www.duitang.com/people/mblog/128352592/detail/

http://www.projectwedding.com/ideas/309963/diy-gorgeous-chiffon-and-tulle-flowers

http://www.fabdiy.com/diy-decorative-felt-flower-pillow/

http://indulgy.com/post/orZnmjIiu1/diy-pointed-petals-ribbon-flower-diy-pointe

http://miimii-diy.blogspot.com.br/2013/09/cuda-z-satynowej-wstazki-10-pomysow-diy.html

http://indulgy.com/post/iNOzUsWKv1/diy-satin-ribbon-brooch-flower-diy-satin-ribbo

http://wonderfuldiy.com/wonderful-diy-easy-crochet-button-flowers/

2 thoughts to “Flores de Tecido – Guia Absolutamente Completo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.