faixa de cabelo em tecido

Como Fazer Faixa de Cabelo em Tecido – Passo a Passo Simples

A faixa de cabelo em tecido é uma boa alternativa para deixar os cabelos soltos e ao mesmo tempo evitar que ele caia sobre o rosto. Por isso, esse tipo de peça é ideal para o uso no dia a dia. Com seu visual despojado, a faixa para os cabelos atrai a crianças e adolescentes, mas a funcionalidade dela também agrada aos adultos.

Pensando nessa utilidade indispensável da faixa para cabelo, vamos te ensinar como costurar uma linda peça usando tecido de algodão e elástico. Além do passo a passo detalhado, você terá acesso a dois moldes: um para fazer um modelo para crianças e outro para adultos.

Você verá que o passo a passo é tão simples que nem é preciso ter conhecimentos prévios em costura para fazer uma peça dessas. Confira!

Veja também:

Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Como Fazer Faixa de Cabelo em Tecido – Passo a Passo Simples

Materiais necessários

Moldes

Baixe os moldes clicando na opção desejada logo abaixo:

Molde de faixa de cabelo para crianças

Molde de faixa de cabelo para adultos

Passo a passo

Prepare a peça

Dobre o tecido ao meio e fixe o molde sobre ele usando os alfinetes. Para isso, mantenha o lado maior do molde junto à dobra do tecido e o menor para o lado de fora. Recorte o tecido ainda dobrado de acordo com o molde. Repita esse procedimento mais uma vez para obter duas peças iguais.

Una direito com direito do tecido das duas peças e prenda o elástico entre elas usando alfinetes. Dobre a borda das laterais da peça para fora.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Dica: Se desejar, reforce as dobras nas duas laterais da peça usando o ferro de passar em temperatura média.

corte-da-faixa-de-cabelo

Una as partes

Costure a peça à máquina usando o ponto reto deixando uma das duas laterais sem costurar. Use a abertura que ficou na peça para desvirá-la para o lado direito.

Dica: Meça o comprimento do elástico na cabeça de quem vai usar a faixa.

costura-da-faixa-de-cabelo

Finalize a costura

Passe a peça usando um ferro em temperatura média para que ela fique bem retinha. Dobre as bordas da lateral que ficou sem costura para o lado de dentro e insira a outra parte do elástico nela. Costure em volta de toda a peça usando o ponto reto para prender o elástico e para dar acabamento.costurando-faixa-de-cabeça-em-tecido

Após finalizar a costura, você terá uma linda faixa de cabelo em tecido como esta!

faixa-para-cabelo-em-tecido-pronta

Viu só como realmente é muito fácil costurar uma faixa de cabelo em tecido? Agora é só separar um pedaço de tecido de algodão e em poucos minutos você terá pronta uma peça maravilhosa para enfeitar os cabelos. Além de ser muito útil, principalmente nos dias mais quentes, não é mesmo?

Pacote de Guirlandas em Feltro

Se você gostou desse tutorial, não se esqueça de deixar um recadinho nos comentários!

Crédito das imagens: Alice and Lois

Veja também:

Como Fazer Faixa de Cabelo Gastando Pouco

Como Fazer Tiara de Tecido Passo a Passo