Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!

A máscara de dormir é a opção perfeita para todos que estão em busca de um sono mais tranquilo. Esse acessório é especialmente útil para quem dorme em quarto compartilhado ou mesmo naqueles casos em que o cômodo não conta com cortinas para barrar por completo a entrada de luz. Com certeza você já passou por isso nem que seja uma única vez, não é verdade?

Desse modo, quem mora em república, e também quem precisa tirar um cochilo durante o dia, pode ter a máscara de dormir como uma grande aliada na busca por um sono mais duradouro. Você já pensou que uma simples máscara feita à mão pode ser a solução para os seus problemas?

Além de darem uma forcinha na proteção contra a luz, as máscaras de dormir também são usadas por muitas pessoas por serem bonitas e agradáveis, sem falar que ajudam a entrar no clima para ter uma noite mais relaxante. Não há nada de errado em usá-las dessa forma, afinal, quem é que não gosta de ir para a cama cheiroso e de forma mais confortável possível?

Continue com a gente para aprender a fazer uma máscara em tecido que você vai amar tanto que nunca mais vai querer abandoná-la.

Veja também: 

Customização de Roupas Passo a Passo – 7 Ideias de Arrasar

Porta-Retrato Artesanal – Moldura Decorada com Tecido

Como Fazer Máscara de Dormir

Materiais Necessários

materiais-necessarios-mascara-de-dormir

  • 15 cm de tecido de algodão
  • 15 cm de cetim de seda para fazer o forro
  • 10 cm de manta R1 ou R2
  • Linha de costura
  • 38 cm de elástico (medida variável)
  • 1 metro de cordão para artesanato
  • Máquina de costura e ferramentas básicas
  • Molde (clique aqui para baixar)

Passo a Passo

Baixe o molde

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

1. Abra o molde no visualizador de PDF. Imprima-o padrão em papel de tamanho A4. Nas configurações de impressão, selecione “tamanho real”; faça o ajuste da escala para 100% ou marque a opção “desativar a escala”. Você pode verificar se o padrão foi impresso na escala completa tirando a medida do quadrado de teste, que deve ter exatos 40 mm x 40 mm.

Corte as peças

2. Corte todas as partes necessárias para fazer a máscara de dormir.

  • Para fazer a frente da máscara, corte uma peça de tecido principal. Em seguida, faça os piques de acordo com as marcações do molde.
  • Para fazer o forro, corte uma peça no segundo tecido; faça os piques. Em seguida, corte cerca de 3 mm de tecido em toda a volta.
  • Para o enchimento, corte uma peça de manta de acordo com o molde. Em seguida, corte 1,5 cm de altura em toda a volta da manta para que ela fique perfeitamente ajustada entre as duas camadas de tecido.
  • Para fazer a tira elástica, corte no tecido principal uma peça com as seguintes medidas: 90 cm x 4 cm.

corte-o-tecido-e-a-manta

Costure

3. Desvirar uma costura estreita pode ser muito trabalhoso. Para driblar essa dificuldade, temos uma dica de costura fantástica: costurar um cordão para puxar as bordas do tecido para o lado direito.

Para usar essa dica, dobre a tira de tecido ao meio, no sentido do comprimento; marque com um ferro.  Corte um pedaço de cordão um pouco mais longo do que o tecido. Então, posicione-o no tecido e passe uma costura reta em uma das extremidades.

costure-o-cordao

4. Costure a lateral da tira, mas tome cuidado para não costurar por cima da corda.

puxe-a-corda-para-desvirar-a-costura

5. Segure a corda e puxe-a. Depois de virar a tira por completo, apare a corda e faça o arremate.

Pacote de Guirlandas em Feltro

passe-o-elastico

6. Com a boa e velha técnica do alfinete, passe o elástico por dentro do tubo de tecido. O processo é simples: basta prender uma ponta do elástico no alfinete e passá-lo por dentro da costura. O mesmo pode ser feito com um grampo de cabelo. Feito isso, costure as extremidades a 1 cm da borda. costure-direito-com-direito

7. Com a tira pronta, costure-a no lado direito do tecido principal a cerca de 1 cm da borda. Antes de costurar, certifique-se de que a tira não está torcida.

coloque-o-tecido-de-revestimento

8. Coloque o cetim sobre o tecido principal, os lados direito devem ficar juntos. Alfinete as bordas tomando o cuidado de não prender a tira elástica que ficou entre as camadas de tecido. Costure a borda deixando uma margem de 1,5 cm. Deixe uma abertura superior para virar a peça e para colocar o recheio.

vire-as-bordas-com-o-ferro

9. Depois de costurar toda a volta, apare o tecido excedente e faça pequenos triângulos a cada 2,5 cm de borda. Tome cuidado para não cortar a costura. Com o ferro, vire as rebarbas de tecido, mas primeiro teste a temperatura em outro pedaço de tecido.

Vire e finalize

feche-a-abertura

10. Vire a máscara e insira a manta através da abertura. Arrume os tecidos nos seus devidos lugares e feche a abertura com a costura à mão ou à máquina. Como o cetim foi cortado um pouco menor, logo a costura ficará escondida. Isso é essencial para um bom acabamento.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

mascara de dormir finalizada

Com a sua máscara de dormir pronta, só nos resta lhe desejar uma ótima noite (ou tarde) de sono!

Com essa dica você pode fazer várias peças! Essas lindezas podem ser confeccionadas com as cores e estampas que você mais gosta, e podem ser combinadas com o seu pijama preferido.

Seria ótimo ter uma peça para cada dia, não é mesmo? Se você gostou da ideia, é só fazer uma peça para cada dia da semana e dormir como uma verdadeira princesa. Deixe uma mensagem contando o que você achou desse projeto de costura super fofo e que é perfeito para iniciantes.

Veja também:

Como Fazer Saquinhos de Tecido Passo a Passo

Como Fazer Abóbora de Tecido Passo a Passo

 

Fonte: tillyandthebuttons