Como Fazer Caixa Organizadora com Material Reciclável

como-fazer-caixa-organizadora-passo-a-passo

Quando temos muitas coisas para guardar, mas contamos com pouco espaço no armário, podemos recorrer às caixas organizadoras. Elas deixam as coisas em ordem e fazem o espaço render como você nunca viu. Então, para que aquele ambiente caótico ganhe uma pitada de ordem, vamos mostrar como fazer caixa organizadora com tecido e papelão usado.

Se você gostou do tema de hoje, continue com a gente para ver como fazer uma caixa organizadora resistente para armazenar tudo que você tem vontade. Se você deseja levar uma vida mais organizada, esse é o primeiro passo: aprenda esse projeto e dê adeus à bagunça!

Veja também: 

Artesanato com Papelão – 9 Ideias Passo a Passo

Artesanato com Caixa de Sapato – 11 Ideias Mega Criativas

Como Fazer Caixa Organizadora

Materiais Necessários

caixa-organizadora-materiais-necessarios

  • Caixa de papelão sem tampa e do tamanho desejado
  • Tecido de algodão
  • Alça de algodão (a mesma medida da frente da caixa mais alguns centrímetros)
  • 2 tachinhas
  • Plaquinha para etiquetas e tachas para instalar
  • Viés pronto ou fita de algodão
  • Folha plástica para reforçar a alça
  • Cortiça ou feltro adesivo para fazer os pés da caixa
  • Cola universal
  • Adesivo em spray ou cola branca extra
  • Ferramentas: espátula (pode ser substituída por um cartão de crédito velho), tesoura, lápis, pincel para passar a cola, régua, agulhão (ou outra ferramenta para furar o papelão)

Passo a Passo

Corte o tecido

1. Posicione a caixa de papelão sobre o tecido escolhido. Em seguida, rique todos os lados da caixa.

2. Corte o tecido deixando o fundo, a frente e o verso unidos, conforme esquema abaixo. Deixe uma margem de 2,0 cm nas laterais e de 2,5 cm na peça que cobrirá o fundo. Essa borda é importante para fazer o acabamento da caixa.

corte-o-tecido

Cole o tecido das laterais

3. Aplique pouca cola em uma das laterais da caixa. Centralize o tecido e alise-o com a espátula até sair as rugas. Faça o mesmo processo no lado oposto da caixa.

cole-o-tecido-e-alise-com-a-espatula

4. Passe um pouco de cola universal e vire o tecido das laterais com a espátula. Em seguida, corte a sobra de tecido. Faça esse acabamento em todas as bordas, exceto na parte superior.

dobre-as-bordas

Dica: Não se preocupe se as bordas não ficarem certinhas, pois elas serão cobertas com o tecido que será colado por cima. caixa-coberta-com-tecido-nas-laterais


Cole o tecido do fundo, da frente e do verso

5. Na outra peça de tecido, faça uma bainha: aplique a cola branca na margem que você deixou e vire-a para dentro. Certifique-se de que as dimensões estão corretas antes que a cola seque.

tecido-para-cobrir-o-fundo-da-caixa

6. Passe cola branca (ou a cola em spray) no fundo, na frente e no verso da caixa de papelão. Posicione o tecido e passe a espátula para ajudar a colar.

aplique-a cola-nas-bordas

7. Para deixar a colagem ainda mais resistente, aplique a cola universal apenas nas bordas, ela secará em 5 minutos.

Aplique o viés na parte interna

8. Agora falta fazer o acabamento das bordas superiores. Dobre-as para dentro da caixa e cole-as com a cola universal, caso prefira uma colagem mais rápida. Aplique com a mesma cola o viés na parte interna da caixa.

cole-o-vies-pronto

Coloque a alça

9. Agora cole a alça a cerca de 2 cm da borda, ela servirá para puxar a caixa para frente, principalmente quando estiver em cima de prateiras e armários.

aplique-a-alca-de-algodao

10. Agora vamos reforçar a alça. Com uma ferramenta pontiaguda, faça um furo em cada extremidade da alça – eles devem ficar visíveis do lado de dentro da caixa.

cole-a-placa-de-plastico

11. Cole a placa de plástico na parte de dentro da caixa. Seguindo as marcações existentes, fure também a placa e instale as duas tachinhas.

instale-as-tachinhas

Instale a placa para etiquetas

10. Seguindo as instruções de instalação do modelo escolhido, instale a placa para etiquetas centralizada na parte inferior da caixa. Depois, instale os pezinhos adesivos, que podem ser de cortiça ou de feltro.

pes-de-cortica-para-caixa-organizadora

Veja só como ficam lindas as caixas organizadoras feitas com papelão usado.

caixas-organizadoras-de-papelao

Após criar caixas organizadoras como estas, super lindas e resistentes, você poderá guardar de tudo dentro delas: as toalhas e o papel higiênico que não cabem no banheiro, os presentes recebidos no chá de fraldas, os enfeites de Natal e todo o material de escritório.

Depois de abastecê-las é só distribuí-las naqueles cantinhos que ninguém dá a mínima, como debaixo da cama e na parte em cima do guarda roupas. Essa é uma ótima alternativa para aproveitar ao máximo cada espaço, e pode ser usada em todos os cômodos da casa.

Se você gostou de saber como fazer caixa organizadora com papelão usado, tecido e muito capricho, deixe um comentário!

Veja também: 

Organizador de mesa usando materiais recicláveis

19 Modelos de Casinha de Papelão que as Crianças vão Amar

Imagens: craftpassion

Recomendado Para Você:

Gostou? Deixe um Comentário: