Artesanato com palitos de picolé

recicla palitos6

Reciclar é uma tarefa mais fácil do que podemos imaginar. E a maioria das pessoas se  limitam à alguns materiais como garrafas plásticas, pneus de borracha, entre outros. Porém, um item muito interessante para reutilização são os palitos de picolé, que podem ser comprados separadamente ou reaproveitados dos picolés que forem consumidos. Além disso, eles podem dar vida a objetos diversos, basta ter criatividade e colocar as mãos à obra.

O bacana dos artesanatos com palito de picolé e todos os outros projetos que envolvem reciclagem é o fato de poder confeccioná-los com as crianças para despertar o artesão e a criatividade que há em cada uma delas. Assim, você demonstra a importância da reciclagem e de cuidar do meio ambiente, desenvolvendo a responsabilidade ecológica nas crianças. E para os adultos, essas atividades promovem o bem-estar e o prazer de confeccionar trabalhos manuais.

Escola de Feltro

recicla palitos3

Dicas para colagem

Antes de iniciar seus projetos com palitos de picolé, é necessário lavar bem as mãos com água e sabão para evitar que qualquer sujeira e óleo passe para o palito e dificulte a adesão da cola. Outra dica é importante é procurar sempre por palitos uniformes, sem rachaduras e relevos.

Para colar, as colas à base de poliuretano são excelentes para colar os palitos, já que secam rápido e não são muito densas. Se utilizar este tipo de cola, você deve fixar os locais que irão aderir à cola, uma vez que ela começa a se espalhar à medida que vai secando. Você também pode utilizar cola quente para firmar os palitos. Ao fixar os palitos de madeira, a cola penetra com maior facilidade, criando uma liga super forte. Outra dica interessante é passar levemente uma lixa média nos pontos do palito que irão receber a cola. Isto ajuda a criar uma superfície que irá aderir mais à cola.

Como fazer artesanato com palitos de picolé

Mais do que um material fácil e simples de manusear, os palitos de picolé representam a comodidade ao desempenhar um importante papel de facilitar nossas vidas. Ao confeccionar um produto que auxilia na organização e nas atividades do dia a dia. Veja só como é fácil produzir objetos que irão imprimir ainda mais bem-estar à nossa vida.

recicla palitos2

Na imagem acima foi confeccionada uma caixa para guardar e organizar diversos objetos, podendo variar desdes os seus utensílios artesanais à itens de cozinha. Para desenvolver esta ideia, basta ter uma caixa de madeira, colar os palitos com cola quente e decorá-los da maneira que desejar. Esta é uma ótima ideia para quem gosta de ter objetos personalizados em casa e reutilizar itens fáceis para decoração.

recicla palitos4

Na ideia acima, as habilidades manuais foram úteis para manufaturar uma caixa para lenços. Esse objeto é essencial para as mamães por além de organizar de maneira fácil os lenços, trazem um ar ainda mais agradável para o quarto do bebê com uma decoração super delicada, com o EVA proporcionando desenhos diversos. Assim como a caixa para organizar itens mostrada acima, você pode usar uma armação ou caixa de madeira como base para o acabamento com os palitos de picolé. Ao final, você fará uma tampa e reservará um espaço adequado para retirar os lenços, sempre que precisar.

recicla palitos5

Este porta objetos colorido de palitos de picolé é outra dica de artesanato muito fácil de fazer. Basta combinar palitos verticais e fixá-los com palitos horizontais, de modo a criar a estrutura do porta objetos. Porém, antes você pode pintá-los de forma bem colorida com tinta acrílica e inovar.
recicla palitos6

Os artesanatos de palitos de picolé são uma ótima maneira de confeccionar lindos objetos e surpreender quem você gosta. Você pode criar caixinhas para organizar seus objetos de artesanato, cozinha, entre outros, além de poder usar a imaginação para decorar sua casa e presentear com objetos que tenham a sua cara. Os projetos que fazem mais sucesso são aqueles que auxiliam no dia a dia e dão ainda mais cor ao lar, como porta-lápis, caixas para lenços umedecidos, ímãs de geladeira e muito mais. Você pode também fazer artigos de decoração e principalmente brinquedos para as crianças, como casinhas, aviões e diversas ideias.

Quando se fala em artesanato e reciclagem, muitas ideias surgem à cabeça. E pensando nisso, os palitos de picolé representam o artesanato barato, bonito e simples de executar. Utilizando a criatividade e as dicas para confeccionar, você terá motivos de sobra para se apaixonar por este material e tudo o que pode ser feito a partir dele. Então, mãos à obra!


Fotos: http://www.surprisediy.com/diy-295.html

Recomendado Para Você:

Gostou? Deixe um Comentário: