10 ideias de artesanatos com rolo de papel higiênico

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a reutilização de materiais. Sabe aquele rolo de papel higiênico que descartamos no lixo todos os dias? Pois é! Nem podemos imaginar quantas coisas legais que eles podem se transformam com um pouco de criatividade! Um efeito decorativo muito usado nos ambientes são as mandalas. Usualmente, a base destas são feitas de telas ou compensados, mas, aqui as mandalas são leves e super bonitas porque são feitas usando rolos de papel higiênico! Basta pegar o rolo e cortá-lo em várias partes de aproximadamente dois a três centímetros de espessura. Depois de cortar várias tiras, faça a dobradura, isto é, dobre a tira ao meio (como se formasse pétalas) e, em seguida, cole-as uma a uma formando as flores. Primeiro faça as flores e, depois de todas ficarem prontas, cole-as umas as outras formando a mandala. Você pode usar cola branca para realizar o trabalho, ou se preferir, cola quente. A vantagem da cola quente é que a secagem é mais rápida.

rl - arte com rolo de papel higienico

Outra ideia legal é colorir os rolos formando imagens. Abaixo foi feito a dobradura do rolo apenas na sua parte superior. Observe que formou algo parecido com as orelhas de uma coruja, o que propiciou desenhá-las. Com o auxílio de um pincel preto (pode usar os coloridos também) você pode soltar sua criatividade e desenhar corujas engraçadas, mal-humoradas, divertidas, etc. Além disso, pode fazer uma brincadeira com elas na sua decoração, colocando-as em cima de estantes ou racks.

rl arte com rolo

Como podemos perceber, não faltam possibilidades de utilização para esses materiais até mesmo na hora de brincar. Tire uma tarde para estimular a brincadeira e curtir junto com os pequenos! Com criatividade use  canetinhas coloridas, cola branca, tesoura sem ponta e rolos de papel higiênico! Além da diversão que será proporcionada com a confecção do trabalho entre eles, vocês farão castelinhos bem legais! Recorte as extremidades formando as torres, desenhe nos rolos as janelinhas e portas do castelo imaginário!

rl castelinhos

Durante as festas de final de ano você pode criar bonequinhos temáticos. Na figura foram feitos bonecos de neve e papais noéis, não ficou uma graça? Basta fazê-los com feltros. Isso mesmo! Corte o feltro e cole-o com cola branca diretamente no rolo de papel higiênico. Faça pequenos moldes, pode ser em um pedaço de papel mesmo e recorte os feltros. É um trabalho criativo e bem gostoso de fazer! Além disso, seus convidados vão adorar sua decoração!

rl natal

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Viu como o rolo pode ser versátil e sua utilização variada? Você pode incrementar qualquer festinhas de criança com lembrançinhas feitas com eles! Pinte os rolos de papel higiênico com tinta acrílica, se preferir um efeito fosco, use a tinta guache. Pinte os rolos um a um e espere secar bem. Depois faça as bolinhas com cores variadas e aguarde a secagem total. Agora é só dobrar as extremidades e colocar as guloseimas! Você pode variar e fazer esse porta lembrancinha de várias cores e desenhos diferentes, além de enfeitar a mesa ou distribuir entre os convidados!

rl porta trecos com rolo de papel

Uma outra opção facil e bem legal de fazer! O porta pincéis abaixo foi feito com rolos de papel toalha e aplicação em tecido. Além de você dar uma funcionalidade aos rolos, reutiliza também aqueles pedaços de tecido que estão há tempos na sua gaveta esperando alguma utilização. Com tesoura e cola branca, você solta a criatividade e pode cortar o rolo de outros tamanhos para comportar todos os tipos de pincéis. Depois de pronto o trabalho fica bem original.

rl porta trecos

Outra dica para armazenar os pincéis ou canetas é fazer a colagem dos rolos com folhas de revistas! É só colar as folhas das revistas nos rolos e com um pouco de cola branca em sua lateral, você vai uní-los, conforme a figura abaixo. Deixe secar bem! Você pode fixá-lo na parede com fio de linha de crochê! Escolha folhas de revista coloridas para dar esse efeito decorativo. Se preferir outro tipo de efeito use folhas escritas com notícias jornalísticas. Fica bem legal também!

rl porta trecos4

Com a aplicação de rolos de papel higiênico em telas a decoração fica bonita e atual! Recorte tiras de aproximadamente dois a três centímetros e dobre-as ao meio. Pinte as tiras com tinta da sua cor de preferência (no exemplo foi usado tinta cor cinza claro). Depois que estiverem todas secas, cole as tiras fazendo as flores. Espaçe-as para o efeito ficar original! Para colar você pode usar cola quente, mas, não se esqueça de usar uma pequena quantidade. Assim, o acabamento fica mais bonito.

rl quadro com rolo de papel higienico

Uma pedida sofisticada e interessante é a decoração dos rolos em escritórios. Na figura abaixo foram usados rolos de papel toalha pintados. De acordo com a decoração já existente em seu home office, você pode pintar os rolos de forma a trazer uma harmonia ao ambiente. Lembrando que você pode usar qualquer tinta ou tinta spray fosca, tudo depende do efeito que você quer transmitir na decoração. Depois de pintados, passe cola branca nas laterais e una-os até que sequem bem. Só depois disso feito, fixe-os na parede. Você pode criar imagens ou verdadeiros mosaicos com os rolos, fica muito legal!

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

rl quadro

Com um pouco de criatividade e habilidade os trabalhos ficam muito bonitos! Além de você reutilizar materiais que certamente iriam para o lixo! Gostaram das dicas? Continuem nos acompanhando, temos novidades diariamente!

 

38 thoughts to “10 ideias de artesanatos com rolo de papel higiênico”

  1. Adorei com certeza vou fazer a mandala e aquele da sala.Ja estou juntando os rolinhos….brgdo

  2. muito legal, estou com muitooosss rolinhos de papel higienico aqui guardando pra por a mão na massa 😀

  3. Eu Maria Leide de Natal-RN, amei seu trabalho.Vou comesar juntar rolinhos pra tenta faser algo paresido. Se deus queser. Parabens é muito lindo.

  4. quero agradecer o que as pessoas estao fazendo de bom para a natureza e para as pessoas que estao aprendendo a arte e tambem ganhar um dinheirinho extra para melhorar em todos os sentidos da vida beijos.

  5. estão muitos lindos. já aguardei no meu computador,porque a professora pediu para levar a escola. são mesmo lidossssssssssssssssssss

  6. estão muitos lindos. já aguardei no meu computador,porque a professora pediu para levar a escola.

  7. Parabéns! Sua ideia é brilhante , aproveitei p/ fazer as lembrancinhas de Natal das crianças do Programa Mais Educação da Escola João Nascimento Filho. Estância- Se.

  8. Que ideias lindas! Eu tenho cerca de 100 rolinhos de papel higienico e alguns de papel toalha. Parabens pra todos.

  9. Adorei as idéias principalmente dos castelos bem original. Comecarei amanha com miinha filha um novo projeto ate agora só temos bichinhos com caixa de papelao e barquinhos com pet… novas aventuras beijos beijos obrigada.

  10. parabéns idéias brilhantes !!! muito criativo e lindo esses trabalhos artesanal com rolos . sem falar que desperta e aguça a criatividade e reaproveita a reciclagem amei !!!! mãos a obra..

  11. olha adorei as dicas vou usar algumas concertezas queria que vc falase sobre quadros reciclado adoro tudo que seja criativo ADOROOOO BJS ROSI <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.