Pompom de Seda Passo a Passo

Decorar festas não é tão difícil quanto muita gente imagina, principalmente se a intenção é alcançar uma decoração leve, simples e intimista. Desse modo, a decoração DIY tem se tornado cada vez mais presente em casamentos, bodas, festas de aniversário e em muitos outros eventos especiais.

Se você está em busca de ideias para criar a sua própria decoração, saiba que o papel de seda é um material ideal para produzir enfeites originais, e um bom exemplo disso é o pompom de seda, que pode ser feito por qualquer pessoa em alguns poucos minutos. Ou seja, com simples folhas de papel você poderá produzir pompons incríveis, de cores e tamanhos variados para serem usados da maneira que você quiser. Esse acessório é fácil de fazer e deixa qualquer ambiente mais lindo e aconchegante.

Veja também: Como Fazer Flor de Papel Crepom

Como Fazer Pompom de Seda

Materiais Necessários

  • Folhas de papel de seda
  • Fitilho, barbante ou fio de nylon
  • Tesoura de bom corte

Passo a Passo

Passo 1 – Empilhe as folhas de papel de seda. Se as folhas forem retangulares, comece a dobrá-las pela parte de menor tamanho (a largura do pompom deve ser equivalente ao menor lado do retângulo).

Dica: para um pompom grande, use de 10 a 12 folhas; para um pequeno, 8 folhas. 

passo-1-pompom-de-papel-de-seda

 

Passo 2 – Continue fazendo a sanfona com dobras de cerca de 3 cm de altura. Marque todas as dobras.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

passo-2-pompom-de-papel-de-seda

 

[Dobradas, as folhas de papel vão ficar como na foto abaixo]

folhas-de-seda-dobradas

 

Passo 3 – Encontre o meio do papel (isso é muito importante, ou você terá pompons tortos!) e use o fitilho para amarrá-lo bem apertado. Depois, deslize o nó para um dos lados da dobradura de papel.

passo-3-pompom-de-papel-de-seda

 

Passo 4 –  Usando uma tesoura afiada, corte cada extremidade na forma desejada, redonda ou pontuda.

Pacote de Guirlandas em Feltro

passo-4-arredonde-as-laterais

Passo 5 – Agora estique um dos leques, abra 6 folhas para cima e as outras 6 para baixo. Faça isso com as duas extremidades.

Em poucos minutos as folhas irão ganhar o formato arredondado.

Pompom de seda – Tutorial em Vídeo

Se você quer ver um passo a passo em vídeo desse item decorativo super versátil, basta conferir o tutorial mostrado pela Priscilla Porto, publicado no canal Amo Festas no You Tube.

Link do Vídeo no You Tube: Como fazer pompom de papel de seda – tutorial de decoração

Como Usar Pompom de Seda na Decoração

O pompom de papel de seda pode ser usado para decorar recepções de casamento, festas de batizado, aniversários, formaturas, almoços especiais e o que mais você desejar. Com tantas possibilidades assim já dá para perceber que esse é mesmo um item bastante versátil.

pompom-de-seda-festa-aniversario
Imagem: www.houzz.com

Na foto abaixo podemos ver um belo exemplo de decoração de cerimônia de casamento ao ar livre. Aqui os pompons substituem os tecidos e as flores naturais, trazem sutileza e são os protagonistas da decoração.

pompom-de-seda-decoracao-casamento
Imagem: goldenflower.com.ua

Outra maneira bastante interessante de usar pompons, porém ainda pouco explorada, é na produção de arranjos de mesa lindos e originais. Com os pompons de seda você pode criar desde arranjos mais simples até outros mais sofisticados, tudo vai depender do material que será usado como vaso ou apoio.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

O vidro, por exemplo, trás um aspecto mais elegante, ideal para bodas e casamentos; enquanto que o MDF, pintado com cores claras, trás um ar mais romântico e provençal. Abaixo colocamos várias sugestões lindas e criativas de enfeites de mesa para você se inspirar, tem opções para todos os estilos e gostos, veja só…

enfeites-de-mesa-com-pompons-de-seda
Imagem: sororitysugar.tumblr.com

Agora que você já via viu todas as dicas para produzir e usar o pompom de papel de seda, aproveite todas elas para deixar as suas próximas comemorações com a sua cara. Essa dica de decoração prova pra gente que não é preciso gastar muito para ter uma festa bonita e com uma bela ornamentação, mesmo sem usar flores. Se você gostou desse post, compartilhe-o com os seus amigos, eles também vão amar.

Um abraço e até a próxima dica!

Veja também: Como Fazer Rosetas de Papel – Decoração Original Para Festas

Referência: http://styleberryblog.com/diy-tissue-paper-pom-poms-styleberryparty-pt-7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.