artesanato.com

Como reutilizar garrafas de vidro para decoração

Passei uns dois dias incomodada com o visual da minha sala. Estava tão sem graça e sem vida! Eu gosto de incluir peças feitas por mim mesma, e as que estavam lá já eram ultrapassadas. Estava na hora de mudar, mas como? Foi aí que, folheando uma revista de decoração, surgiu uma ideia ótima: e por que não reutilizar algumas garrafas de vidro para decoração do ambiente todo?

Sempre tenho pilhas dessas garrafas que guardo justamente para um dia de inspiração como este! A hora delas chegou: comecei a criar várias opções de peças decorativas com as garrafas em vários formatos e o resultado foi uma sala renovada.

Adoro reutilizar materiais, pois me sinto mais em paz com o meio ambiente. Reutilizar garrafas é uma ótima ideia, pois com elas é possível fazer de tudo. Com garrafas de vinho (que sempre tenho aos montes aqui em casa) é possível fazer arranjos com flores, luminárias, vasos de plantas e porta velas de forma bem simples, dominando apenas a técnica de cortar o vidro. Veja como eu fiz.

Passo a passo para reutilizar garrafas de vidro para decoração

Passo 1: Encher a garrafa vidro até a altura do corte.

Passo 2: Amarrar o barbante bem firme ao redor do vidro e na altura onde o corte deve ser feito.

Passo 3: Mergulhar o barbante no álcool, isso pode ser feito na tampa da garrafa.

Passo 4: Guardar a embalagem do álcool bem afastada da garrafa a ser cortada.

Passo 5: Colocar fogo no barbante com um fósforo.

Passo 6: Esperar que todo o barbante seja queimado.

Passo 7: Mergulhar a garrafa cuidadosamente dentro de um balde com água fria quando a chama tiver apagado.

Passo 8: Dar um leve toque na lateral do balde para ajudar a separar as partes da garrafa, se ela não se partir sozinha.

Passo 9: Usar a lixa para arredondar as bordas e aparar as arestas.

Ao utilizar essa técnica para cortar o vidro você tem a possibilidade de uma séria de opções para tornar a sua garrafa um objeto decorativo. Para fazer um porta velas, você pode simplesmente colocar uma vela dentro da garrafa, muito prático e bonito para decorar a mesa de jantar à noite. A dica é colocar um pedaço de madeira ou outro material por debaixo da vela.

Com vela e garrafa você pode também fazer uma belíssima luminária, nesse caso, você precisa pendurar a garrafa no teto, com um fio de se ajuste ao gargalo e fixar dentro da garrafa um suporte para colocar a vela. O mesmo pode ser feito com uma lâmpada. De ambas as maneiras fica muito elegante a decoração com vidros reutilizáveis.

Outras dicas para decorar com garrafas

As garrafas de vidro cortadas com a técnica ensinada anteriormente também podem se transformar em vasos de plantas. Uma ideia muito bonita é cortar a garrafa no meio e a parte de cima, do gargalo, virar de ponta cabeça e encaixar na outra parte da garrafa. Ali, é possível colocar terra e substrato para plantar, sendo que conforme o tamanho da garrafa pode ser uma espécie maior ou menor.

O gargalo tem que estar destampado, mas para a terra não cair, basta colocar um tecido permeável ou uma tela. Existem ainda formas de usar as garrafas sem nem mesmo ter que cortá-las, é o caso de tornar a garrafa um castiçal, colocando uma vela no gargalo. A ideia é que se usem várias velas, deixando algo por baixo, a fim de evitar que o móvel estrague, já que é preciso deixar a vela pingar. A própria vela derretida deixará um visual muito elegante à garrafa.

Sem cortar a garrafa, você também pode usá-la como um simples vaso de flor, colocando uma única rosa ou outra espécie dentro do vidro pelo gargalo. Para arranjos de casamento e outros eventos, é uma dica muito charmosa e simples, sendo que ao colocar plantas vivas o melhor é usar o vidro transparente. Você também pode cortar a garrafa logo abaixo do gargalo para deixar o buraco maior e colocar mais flores.
Viu quantas ideias? Depois venha me contar como ficou sua casa com as garrafas de vidro.