Como fazer bordado ponto russo passo a passo

bordado_590x393

O ponto russo é uma técnica muito especial de bordar. Os antigos egípcios estavam entre os primeiros a empregar a técnica usando ossos ocos das asas dos pássaros como agulhas. A técnica foi usada em toda Europa durante a idade média, para decorar roupas e frequentemente em painéis eclesiásticos. Em épocas modernas, foi associada com o bordado feito por imigrantes russos e foi ensinado a muitas gerações até os dias atuais. Hoje, o ponto russo é feito com vários materiais e para os mais diversos usos, desde aplicações separadas onde é colada ou costurada posteriormente no tecido, como peças de tapeçarias.

Para o desenvolvimento do trabalho é necessário agulha própria para ponto russo, bastidor (possuem duas partes que se encaixa um no outro), linha especial para ponto russo, tecido de linho branco, tesoura, caneta e o risco (desenho). Com todos esses materiais reunidos você já pode iniciá-lo.

bordado2_590x393

Com o auxílio de uma caneta traçe o risco (desenho) para o linho.

bordado3_590x393

 Faça o risco completo. Para facilitar, inicie o desenho pelo centro até as bordas.

bordado4_590x393

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Pegue o bastidor e desaperte-o. Afrouxe até separar as duas partes do mesmo.

bordado5_590x393

Com o auxílio das mãos, pressione lentamente até desencaixar as duas partes.

bordado6_590x393

Esticar bem o tecido no bastidor centralizando o desenho no menor aro da madeira.

bordado7_590x393

Depois que o tecido estiver bem esticado e centralizado, adicionar o aro maior ajustando-o.

bordado8]_590x393

Corte aproximadamente dois metros de linha por vez. Escolha as cores que mais gostar e que mais ficarem harmoniosas para o trabalho.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

bordado9_590x393

Passe a linha na agulha e ao final dê um nó duplo bem firme (para evitar de se soltar posteriormente).

bordado10_590x393

Inicie o bordado pelo centro do risco (desenho).

bordado11_590x393

Entre com a agulha na parte de trás do bordado. O nó duplo sempre deve ficar escondido na parte de trás do bordado.

bordado12_590x393

Assim que introduzir a agulha faça um ponto semelhante ao ponto reto. Inicie e acabe sempre no contorno do risco (desenho) conforme figura abaixo:

bordado13_590x393

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Observe que o próximo ponto deve ser feito junto ao ponto anterior e assim sucessivamente. É preciso atenção para que a agulha não seja colocada no mesmo buraco do outro ponto já feito.

bordado14_590x393

Dessa forma, vá preenchendo todo o espaço (risco), dessa forma, os pontos ficam juntos, próximos entre si. Na figura, optamos por fazer em vermelho a pétala inferior da rosa.

bordado15_590x393

A medida que for colocando um ponto próximo do outro, o avesso ficará assim. Assim que terminar uma parte do bordado, é preciso dar um pequeno nó na parte de trás para arrematar o ponto.

bordado16_590x393

Cortar as pontas que ficarem.

bordado17_590x393

Preencha todas as partes que você quiser com a cor vermelha. No bordado optamos por preencher algumas pétalas das rosas em vermelho.

Pacote de Guirlandas em Feltro

bordado18_590x393

Para iniciar outra cor de linha no bordado faça o mesmo procedimento inicial. Corte aproximadamente dois metros da linha desejada e passse-a na agulha finalizando com um nó duplo bem firme.

bordado19_590x393

Começe a preencher as outras partes escolhidas por você. Introduza a agulha pela parte de trás do bordado e inicie o trabalho. Inicie e acabe sempre no contorno do risco (desenho). Não esqueça de deixar os pontos bem próximos entre si.

bordado20_590x393

O resultado será o mesmo do anterior. Você preencherá as partes ecolhidas do bordado com as cores que você escolher.

bordado21_590x393

Abaixo a visão da parte de trás do bordado.

bordado22_590x393

Pacote de Guirlandas em Feltro

Faça o mesmo procedimento com todas as demais partes que você escolher. Escolha cores diferentes e bonitas para que valorize o trabalho feito.

bordado23_590x393

 Observe a importância de esticar bem o tecido antes de colocá-lo no bastidor. O bordado todo e, principalmente os pontos, ficam firmes e bonitos.  Depois de finalizado desaperte o bastidor e tire o tecido. Você pode fazer aplicações em roupas usando o bordado, por exemplo. Basta cortá-lo para tirar a sobra do linho e costurá-lo diretamente na roupa. Para evitar o desfiamento do bordado antes de sua aplicação na roupa, use Termolina leitosa. Com o auxílio de um pincel, basta pincelar um pouco da termolina na parte da frente e detrás do tecido já bordado. Aguarde a secagem total e, só depois corte-o e faça a aplicação na roupa. O uso da termolina facilita na hora de cortar e aplicar o bordado, além de impermeabilizar o tecido.

Quer outras dicas interessantes? Continue nos acompanhando e dando sugestões!

11 thoughts to “Como fazer bordado ponto russo passo a passo”

  1. faço muitas toalhas de mesas, trilhos de mesas e guardanapos pequenos e não sabia que era este nome o ponto e junto faço com o nó frances e rococó e correntinha .

  2. O mais legal é que o passo a passo é claro e não vou ter nenhuma difculdade em fazê-lo em casa. Parabéns pelas dicas!

  3. porque seu ponto russo é feito com agulha de bordar normal,minha agulha de ponto russo parece uma caneta,será por isso não consigo bordar ?

  4. Gostei mto da clareza e didática ao explicar.Parecia até ser presencial.Parabéns. Vou tentar fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.