16 Ideias de Artesanato com Cano PVC

O cano de PVC é um material indispensável na construção civil. Temos que admitir que esse utensílio tão comum em obras possui algumas características muito interessantes. As principais são: a possibilidade de ser moldado com o calor e a resistência à água e às ações do tempo.

Os tubos são encontrados em diferentes diâmetros, e podem ser montados de muitas formas. Por isso, eles estão sendo cada vez mais utilizados para além dos canteiros de obra. Ou seja, é possível fazer uma enorme variedade de peças de artesanato com cano PVC, seja para decorar ou organizar os espaços.

Para que você possa se inspirar, reunimos aqui várias ideias de artesanato com cano PVC, como enfeites de mesa, luminárias super elegantes e peças que cumprem muito bem a função de organizar vários ambientes. Confira a lista e apaixone-se por essa arte manual.

Veja também:

9 Ideias de Artesanato com Tampinha de Garrafa – Passo a Passo

10 Brinquedos Feitos com Cano de PVC

Ideias Criativas de Artesanato com Cano PVC

Se você está em busca de ideias diferentes e criativas para fazer em casa, então você vai adorar os modelos que separamos de trabalhos com cano PVC. O mais legal é que, além das fotos, também damos instruções básicas de como fazer cada peça, assim ficará mais fácil entender o conceito de cada projeto.

1. Adega vertical

adega-com-canos-de-pvc
Imagem: decoratingyoursmallspace

Se você tem um espaço livre ao lado da geladeira ou entre uma porta e uma janela, inspire-se nessa ideia de adega vertical para criar a sua! A ideia é simples, basta criar uma estrutura de madeira e empilhar canos de PVC para abrigar as garrafas de bebida. Além de ficar linda, essa adega é uma boa opção para quem conta com pouco espaço em casa.

2. Arranjo de flores

arranjos-de-mesa-artesanato-com-cano-pvc
Imagem: decoratingyoursmallspace
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Vai se casar mais está com a grana curta? Use canos de PVC para criar vasos requintados apenas pintando-os com primer para PET e tinta em spray metálica. Para as flores durarem mais, espete-as em esponjas florais que podem ser encontradas em lojas de jardinagem. Essa é uma opção barata e linda para decorar festas e eventos especiais com elegância, requinte e economia.

3. Organizadores para ateliê

bastoes-organizadores-feitos-de-pvc
Imagem: decoratingyoursmallspace

Quem trabalha com artesanato sabe como é difícil organizar uma infinidade de miudezas no ateliê. A tarefa de organizar as fitas poderá ficar mais simples depois que você montar uma parede repleta de suportes feitos com cano PVC. Ao colocar essa dica em prática as fitas ficarão todas em ordem, e com isso o seu trabalho ficará ainda mais simples.

4. Nichos de parede

organizador-de-banheiro-com-canos-de-pvc
Imagem:hemtrevligt.se

Precisa guardar o estoque dos produtos de higiene não sabe como? Os nichos de banheiro feitos com canos de PVC podem ser a solução que você precisava. Nessas peças você poderá guardar desde papel higiênico até toalhas prontas para uso.

Se você gostou desse artesanato de cano PVC, confira abaixo um passo a passo para produzir organizadores bem parecidos com esses da foto. Esse tutorial simplificado é do canal Meu Móvel de Madeira, no YouTube.

Tutorial em vídeo

Link do vídeo no YouTubeComo fazer um porta-papel higiênico

5. Organizadores de gavetas

organizador-de-gavetas
Imagem: decoratingyoursmallspace

É bem simples fazer colmeias organizadoras com canos PVC. Para fazer esse projeto em casa, basta cortar várias peças com a mesma altura e separar a quantidade suficiente para preencher toda a gaveta. A altura do corte deve ser feita levando em conta a altura da gaveta. Com essa dica você terá gavetas organizadas rapidamente.

6. Porta talheres

organizador-de-talheres-artesanato-com-cano-pvc
Imagem: decoratingyoursmallspace

Você pode produzir um porta talheres de mesa usando canos simples e uma tela de aço (ou braçadeira) para uni-los. Essa peça, além de organizar talheres e guardanapos sobre a mesa, ainda pode funcionar muito bem como escorredor de facas, garfos e colheres. Para tampar os canos, use tampões vendidos em lojas de material de construção.

7. Sapateira de cano pvc

sapateira-de-canos-pvc
Imagem: decoratingyoursmallspace

O artesanato com cano de PVC começou a ganhar maior visibilidade com as sapateiras artesanais que se popularizaram na internet. Como a sapateira essa é uma peça muito útil em qualquer residência, separamos dois vídeos para que você possa aprender como fazer a sapateira mais adequada para o seu espaço.

O primeiro modelo de sapateira, que foi projetado para aproveitar o espaço ao lado do armário, é ensinado pela Darlene Bertolini. Já o segundo modelo, uma sapateira de tubo reaproveitado, é do canal DeCasa.

Tutorial em vídeo

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Assista aos vídeos abaixo e veja qual modelo de sapateira poderá funcionar melhor para o a sua casa.

Link do vídeo no YouTubeSapateira com cano de PVC

 

Link do vídeo no YouTubeSapateira com tubo de PVC! Aprenda a fazer!

8. Moldura para espelho

moldura-para-espelho-com-cano-pvc
Imagem: designrulz

Você pode usar canos de PVC cortados com cerca de 2 cm de largura para criar lindos painéis decorativos que também podem virar lindas molduras para espelhos. Esse peça pode ser um incremento e tanto para a decoração da sala de jantar. Como a montagem das peças é feita de maneira livre, fica fácil criar uma infinidade de formas para enfeitar diferentes espaços. Na hora de fazer a colagem, use a cola de contato ou adesivo plástico.

9. Guirlanda de Natal

guirlanda-com-cano-de-pvc
Imagem: designrulz

Com a mesma técnica vista acima você pode criar lindas guirlandas de Natal. O processo de confecção dessa peça é bem simples e não envolve nehum segredo. Primeiro você deve montar a guirlanda usando tubos de PVC de vários diâmetros. Em seguida, você deve colar algumas bolinhas natalinas no interior dos canos para decorar. Para finalizar, basta amarrar uma fita nas duas extremidades, ela será o suporte para pendurar a peça onde você quiser.

10. Adega horizontal

adega-horizontal-com-canos-de-pvc
Imagem: designrulz

Se a sua casa tem um vão estrutural como esse da foto, aproveite-o para criar uma adega aproveitando esse espaço. Para isso, basta empilhar alguns canos cortados na altura desejada.

11. Luminária de cano torcido

luminaria-de-cano-torcido
Imagem: designrulz
Pacote de Guirlandas em Feltro

Você pode usar um cano torcido e tinta em spray para fazer uma luminária muito linda e original para a sua casa. Para torcer o cano é preciso coloca-lo próximo a uma fonte de calor e fazer pressão com as duas mãos até alcançar o formato desejado. O próximo passo é colocar a parte elétrica.

Se você não tem conhecimento para trabalhar com instalações elétricas, peça ajuda para quem entende do assunto ou compre um kit elétrico pronto para uso. Depois de finalizado, esse artesanato com cano PVC atrairá muitos elogios.

12. Luminária de cano PVC e garrafa PET

luminaria-de-mesa-com-cano-e-garrafa-pet
Imagem: designrulz

Uma mistura de canos e junções hidráulicas podem render uma luminária de mesa perfeita para escritórios. Nesse artesanato de cano PVC, a fiação fica embutida, e o bocal da lâmpada é feito com garrafa de PET. Sempre que for produzir luminárias artesanais, prefira usar lâmpadas frias, assim você não terá que se preocupar com superaquecimeto da sua peça.

13. Porta velas

porta-velas-com-cano-pvc
Imagem: topinspired

Sabia que é possível fazer artesanato de cano PVC para decorar a mesa de jantar? Para fazer um porta velas artesanal primeiramente é preciso fazer alguns furos no tubo que servirão para acomodar os potinhos com a vela (esses furos podem ser feitos com uma serra copo acoplada à furadeira convencional).

Depois que o tubo já estiver devidamente furado, faça um acabamento bem bonito com tinta ou textura de parede. Para dar mais estabilidade à peça, cole dois objetos iguais em cada extremidade inferior do tubo. Assim ele não tombará para os lados e você terá um enfeite muito elegante!

14. Decoração de casamento

decoracao-de-casamento-com-cano-pvc-e-flores
Imagem: designrulz

Tubos de PVC na decoração de casamento? É claro que pode!

Os tubos de PVC são tão versáteis que podem ornamentar diversas ocasiões, só é preciso encontrar o jeito certo de usá-los em cada estilo de festa. Na foto acima, os tubos hidráulicos formam um painel clean para receber as flores, fundo ideal para as fotos dos noivos.

15. Porta escovas

porta-escova-em-pvc
Imagem: topinspired

Crie um porta escovas extremamente resistente à água usando canos de PVC e cap de tubo. Ao tampar o fundo do tubo, você forma o recipiente ideal para guardar as escovas e o creme dental de todos os moradores da casa. Essa dica vai te ajudar a organizar o banheiro com praticidade e economia, principalmente na falta de armários.

16. Trilho para cortina

trilho-para-cortinado-feito-de-cano-pvc
Imagem: hometalk

Você pode economizar um bom dinheiro substituindo os tradicionais varões de cortina por tubos de PVC. Como existem tubos curvos, retos e de diferentes diâmetros, fica muito fácil montar uma estrutura completa para cortinado de cama, pia e janelas.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Ao longo dessa lista mostramos diversas ideias de artesanato com cano PVC que você pode fazer para a sua casa, seja com tubos novos ou usados. Agora que você já tem alternativas baratas para deixar a casa mais bonita e organizada, passamos para você a tarefa de resolver pequenos impasses da decoração com esse material tão simples mas tão cheio de possibilidades.

Compartilhe esse post com seus amigos e ajude mais pessoas que estão precisando de ideias criativas como essas que você acabou de ver.

Veja também:

27 Ideias de Artesanato com Gavetas Velhas

Luminária Artesanal Feita com Copo Coador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.