Como reciclar CD’s velhos – ideias criativas

Os CDs e DVDs  começaram a aparecer no mercado no final da década de 80, princípio dos anos 90. Esses materiais são feitos de plástico policarbonato fundido, uma matéria semelhante ao acrílico e de uma camada metálica em alumínio que faz refletir o laser. A quantidade de CD e DVD destinados ao lixo diariamente é um número quase inimaginável. Por isso a importância de se reutilizar esse material, uma vez que a sua queima produz gases tóxicos e em aterros eles não se degradam. No post de hoje falaremos sobre como reutilizar CDs e DVDs de uma forma divertida, bonita e sustentável!

Objetos redondos dão ao ambiente da casa um toque de leveza e bom humor. Imagine bolas decorativas feitas de pedaços de CDs ou DVDs? Você não sabe o quanto é fácil de fazer! Com uma bola de isopor, pedaços de CDs/DVDs cortados e cola você pode fazer bolas incríveis como esta abaixo.
reciclagem cd

Outro efeito decorativo que cai bem principalmente durante as festividades de final de ano, são as bolinhas de natal! Agora pense nessas bolinhas decoradas com pedaços de CDs! É muito fácil, bast comprar as bolinhas transparentes e colar os pedaços de CDs nela. Se desejar dar um toque especial, coloque um pequeno pedaço de tecido dourado dentro das bolinhas e pronto! Os pedaços de CDs que foram colados realçam ainda mais com o tecido dentro dela!

reciclagem cd2

Como pode observar, é possível criar várias ideias reutilizando CDs e DVDs não é mesmo? Usando a criatividade você pode mudar a cara daquele porta retrato que tem em casa colando pedaços de CDs de tamanhos diferentes e montar um belo mosaico! Ou ainda, colar papéis coloridos no CD e fazer dele um relógio de parede bem original!

reciclagem cd3reciclagem cd4

Outra dica de reutilização é você fazer um porta bijuterias prático! Com o auxílio de um alicate furador circular (você encontra a venda nas melhores lojas de artesanato) você mesma faz os furos e pode pendurar suas bijus a vontade.

reciclagem cd5

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Legal também são os halteres que podem ser feitos reutilizando CDs/DVDs para você malhar em casa. A peça criada dá um destaque na decoração do seu ambiente de lazer ou na decoração de uma academia, por exemplo. Mais uma vez, outra sacada é a confecção de relógios que pode ser fixado tanto na parede quanto decorar sua mesa do escritório.

reciclagem cd7

reciclagem cd6

 Viu como é possível reutilizar esse material que fatalmente iria para o lixo degradar o meio ambiente? Com pequenas ideias podemos transformar a casa que moramos criando peças originais! Não podemos nos esquecer que o censo de reutilização e o querer preservar depende somente de nós mesmos! Gostaram das dicas? Continuem nos acompanhando aqui no bolg!

 

Fotos retiradas de: http://sharehomedesign.com/recycling-cds/

8 thoughts to “Como reciclar CD’s velhos – ideias criativas”

  1. Fiquei encantada com tantas ideias . sou louca por reciclagem.
    sinto mais prazer em reciclar em vez de trabalhar em peças novas,
    Obg.por me dá essa oportunidade de criar em cima das suas ideias.

    um abraço MERCÊS CALDAS

  2. muito legal saber que ainda existe pessoas que se preocupam com o meio ambiente, eu adorei a ideia do relogio de cd´s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.