Receita de Sabão Caseiro Simples e Rápida

Foi-se o tempo em que era normal jogar no esgoto doméstico todo o óleo utilizado para fazer carnes e frituras. Além de ser uma prática anti ecológica, pois esse óleo contamina a água e o solo, há desperdício de uma excelente matéria prima. Isso mesmo, o óleo de cozinha usado serve e muito bem para produzir um sabão de excelente qualidade para as mais diversas atividades domésticas. Se você estava procurando uma receita de sabão caseiro, acabou de encontrar! Aliás, uma não, duas… Vamos ensinar duas receitas das mais fáceis para você fazer sabão caseiro com óleo usado. Faça em casa mesmo, sem nenhum tipo de complicação.

O sabão feito em casa serve para limpar fogão, lavar louças, panelas, são excelentes para tirar a gordura das vasilhas de plástico; serve ainda para lavar o banheiro, os panos de prato e panos de chão. O sabão caseiro limpa que é uma beleza! Para você nunca mais descartar o óleo de cozinha da forma errada e ainda economizar uma boa grana com produtos de limpeza, trouxemos para  você duas receitas de sabão caseiro muito fáceis e descomplicadas. Quer ver só?

Veja também:

Aprenda Como Fazer Sabonete Para o Rosto

Sabonete de Enxofre para Espinhas – Aprenda Como Fazer

Receita nº 1: Sabão Caseiro Líquido

sabao caseiro liquido
www.foxnews.com

Essa receita de sabão caseiro líquido é de longe a mais fácil e rápida que você já viu. E se você tem interesse de se profissionalizar nessa área e até fazer disso um negócio lucrativo, não deixe de conhecer o nosso Curso de Saboaria Artesanal – Frutas Tropicais.

Veja do Que Você Vai Precisar:

  • 2 litros de óleo de cozinha usado, peneirado e frio
  • 1/2 kg de soda em escamas ou flocos
  • 2 litros de álcool
  • 2 litros de água fervente
  • 20 litros de água em temperatura ambiente
  • Balde grande ou bacia para misturar tudo
  • Colher de pau

5 Passos Para Um Excelente Sabão Caseiro Líquido

Passo 1 – Despeje no recipiente a soda e a água. Misture esses dois ingredientes.

Passo 2 – Coloque o óleo e mexa novamente.

Passo 3 – Em seguida acrescente o álcool e mexa por cerca de 20 minutos até engrossar.

Passo 4- Depois que tiver como uma pasta acrescente dois litros de água fervente. Misture bem para dissolver a pasta que tinha se formado.

Passo 5 – Depois que a mistura já estiver homogênea acrescente 20 litros de água em temperatura ambiente. Mexa bem.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

E já está pronto o seu sabão, muito fácil de fazer e com ótimo rendimento. Agora é só armazenar o sabão em frascos limpos, como em garrafas PET.

Receita nº 2: Sabão Feito na Garrafa PET

sabão caseiro na garrafa pet
sudaprimorandoideias.blogspot.com

De todas as receitas de sabão essa receita é a mais segura, já que toda a mistura é feita dentro da garrafa PET. Ótimo também para quem deseja fazer uma quantidade menor e para os que vão fazer sabão caseiro pela primeira vez. Se preferir, misture tudo em uma garrafa maior, como de amaciante, e depois transfira a mistura para a garrafa menor para o processo de secagem.

Veja do Que Você Vai Precisar:

  • 1 litro de óleo usado, peneirado e frio
  • 240 ml de soda cáustica líquida
  • 200 ml de água
  • Uma garrafa PET
  • Um funil

Os 4 Passos Para Um Excelente Sabão Caseiro em Barra

Passo 1 – Com a ajuda do funil coloque na garrafa o óleo, a água e depois a soda cáustica.

Passo 2 – Vá movimentando a garrafa para que os produtos se misturem.

Passo 3 – Tampe a garrafa e agite bem para ajudar a dar a consistência do sabão.

Passo 4 – Depois de tudo bem misturado destampe a garrafa e deixe o sabão secar com a garrafa em pé.

Passo 4 – Corte a garrafa, desenforme o sabão e corte em fatias.

E o seu sabão já está pronto! Pode inclusive ser ralado e utilizado para lavar roupas.

Dicas importantes:

  • É importante que você passe o óleo pela peneira fina antes de preparar o sabão caseiro. Assim o óleo ficará sem resíduos indesejados e adequado para produzir um ótimo sabão.
  • Ao manipular a soda cáustica utilize luvas e óculos de proteção, e evite fazer as receitas perto de crianças e animais.
  • A consistência do sabão pode alterar em virtude da soda cáustica. Conforme você for fazendo ficará cada vez mais fácil perceber a consistência ideal para o sabão. No início são erros e acertos, como tudo na vida, mas vale muito a tentativa.

Outra receita de sabão caseiro em vídeo

Se você quer ver na prática como fazer o sabão caseiro, assista ao vídeo abaixo. Nele também tem uma explicação legal sobre a ciência da formação do sabão. Se você não sabia o sabão é formado através de uma reação química entre uma gordura e uma base, formando um sal… Complicou um pouco? Então veja o vídeo abaixo que os conceitos vão ficar mais claros.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

E ai, gostou do vídeo? Então deixe o seu comentário nesse artigo dizendo o que achou dessa receita, se você já fez ou está pensando em fazer…

Transforme a saboaria em um negócio

A saboaria é um ótimo negócio. É possível produzir sabonetes personalizados em casa e ter um ótimo lucro com essa atividade. A Saboaria Artesanal é hoje uma atividade muito rentável, e continuará promissora para os próximos anos, principalmente pela crescente cultura da adesão ao uso de produtos personalizados. Esse tipo de trabalho sai na frente nesta nova demanda do mercado, já que a sua fabricação é baseada na mão de obra totalmente artesanal, ou seja, foge da produção em série.

E o resultado são produtos feitos com um maior cuidado, com respeito ao meio ambiente e ao consumidor. Dessa forma, a Saboaria Artesanal é hoje uma atividade extremamente acessível,lucrativa e super valorizada.

Se você quiser saber mais informações sobre a saboaria artesanal e como ter uma ótima renda com essa atividade, CLIQUE AQUI.

Gostou dessa sugestão? Então não deixe de ler os artigos Ganhe dinheiro fazendo sabonetes artesanais, que inclui diversas receitas passo a passo, e Tenha um negócio lucrativo com sabonetes artesanais, onde você aprenderá, através de dicas práticas, como iniciar seu negócio com sabonetes artesanais.

 

Referências:

Receitas adaptadas da página: http://www.dicasdemulher.com.br/

Pacote de Guirlandas em Feltro

Imagem 1: https://dicasgreen.wordpress.com

 

Veja também:

Como Fazer Sabonete Líquido – Dicas + Passo a Passo

Como Fazer Sabonete Antibacteriano – Passo a Passo Simples

One thought to “Receita de Sabão Caseiro Simples e Rápida”

  1. Oi tudo bem ? estive pesquisando sobre a produção de sabão e falam muito de soda de 70 e 90% de concentração, qual se deve usar ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.