Como Fazer Móveis com Blocos de Concreto

É muito comum vermos pessoas que acabaram de se mudar interessadas em saber como fazer móveis, principalmente quando a grana está curta para comprar tudo pronto. A nossa dica, tanto para quem está com o orçamento apertado, quanto para quem deseja deixar a decoração mais original, é fazer os móveis residenciais com blocos de concreto.

Continue com a gente para ver dicas incríveis sobre esse assunto. Descubra como é simples fazer móveis com blocos de concreto e veja inspirações incríveis. Essa é a dica que você precisava para decorar o seu cantinho gastando pouco.

Veja também: 

16 Ideias de Artesanato com Cano PVC

9 Ideias de Artesanato com Tampinha de Garrafa – Passo a Passo

Vantagens de usar blocos na decoração

Economia

O bloco de concreto é um material que aguenta bastante peso, é barato e acessível. Você pode comprá-lo por uma bagatela, seja nos grandes home centers ou em qualquer loja de materiais de construção. Além disso, quem tem restos de obra, pode verificar se sobrou material que possa ser reaproveitado nessa empreitada. Assim, o custo com os móveis de concreto será ainda menor.

Versatilidade

Os móveis feitos de bloco, além de serem indicados para quem está com o orçamento apertado, também são uma boa opção para quem está morando em uma casa provisória. Por serem desmontáveis e portáteis, eles são ótimos tanto para quem está vivendo em uma moradia temporária, quanto para quem gosta de trocar os objetos de lugar com certa frequência.

Originalidade

Pessoas que curtem uma decoração diferente ou que gostam de móveis exclusivos, também podem usar e abusar da decoração com blocos. O cinza do concreto é ideal para fazer contraste com outros estilos de decoração, quebra a monotonia e dá ao espaço uma nova textura.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Agora que você já sabe porque deve apostar na decoração com esse material, confira um passo a passo simples que serve para produzir qualquer peça.

Como Fazer Móveis com Blocos de Concreto

Passo 1. Escolha o tipo de móvel

Os blocos de concreto são vazados, o que permite várias conformações para diferentes usos. Com esse material qualquer pessoa pode criar racks, estantes, mesas, aparadores, jardins e outros vários objetos para armazenamento, decoração e apoio. Ou seja, todos os cômodos da casa podem ser presenteados com esse tipo de decoração.

Passo 2. Decida sobre o acabamento

Com ou sem tinta

Em geral, as pessoas usam os blocos ao natural, o que remete bastante ao estilo industrial. Mas, para deixar o móvel com outra cara, você pode pintá-los com tinta de parede da cor desejada.

Verniz

Para o acabamento, uma camada de verniz em spray é o ideal, porém, opcional, assim como a aplicação da tinta. A tinta mais o verniz, além de dar cor e impermeabilizar o bloco, também ajudam a evitar que ele esfarele, o que é ótimo para quem vai usar os móveis dentro de casa.

Passo 3. Faça a montagem

Na hora de montar os móveis, os blocos de concreto podem ser simplesmente empilhados ou reforçados com algum tipo de massa. Para ter um móvel à prova de animais e crianças, vale fazer a junção deles com argamassa ou cimento. Dessa forma, você garante que o seu móvel não vire uma pilha de blocos quando alguém esbarrar nele.

Ideias de Móveis com Blocos de Concreto

Organizamos uma lista com vários tipos de móveis que você pode fazer para todos os cômodos da sua casa ou apartamento. Confira!

1. Rack para TV

Toda sala de TV precisa de um móvel no estilo rack, tanto para organizar os equipamentos eletrônicos quanto para guardar os livros e outros adereços. E fazer um móvel desses é mais simples do que parece, basta unir as chapas de madeira a blocos de concreto. Veja nas fotos abaixo alguns modelos que vão fazer você querer um desses hoje mesmo.

rack-de-concreto
Fonte: pinterest
rack-de-pinus-e-concreto
Fonte: blogremobilia

Clique aqui para ver o passo a passo.

2. Mesa de jantar

Algumas pessoas deixam a mesa de jantar para o final da lista de aquisições. Mas, se a grana acaba, esse móvel nunca é comprado. Uma forma simples de ter uma mesa de jantar gastando pouco é usando blocos de concreto e vidro, para fazer a base e o tampo.

mesa-de-jantar-com-base-de-blocos-de-concreto
Fonte: pinterest

3. Bancos e sofás

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Sofá é um item bastante caro. Para economizar com esse móvel, você pode criar um sofá exclusivo, no tamanho e nas cores desejadas. As toras de madeira, daquelas usadas na construção de telhados, são itens indispensáveis nesse projeto, elas serão a sustentação para as almofadas.

banco-concreto-estilo-navy
Fonte: deavita
banco-de-jardim-com-blocos
Fonte: beesandroses

Esse tipo de sofá, por ser bastante resistente, é super indicado para varandas e áreas de lazer. Para deixar o assento à prova de água, use um revestimento impermeável. Caso queira algo para o jardim, deixe o móvel apenas na madeira, assim ele ficará bem parecido com um banco de praça.

banco-com-concreto-simples
Fonte: ehow

Clique aqui para ver o passo a passo.

4. Cama

A cama de blocos fica pronta em pouco tempo e ainda cria nichos para você guardar livros e sapatos. Para evitar que o seu chão arranhe com a movimentação dos blocos, forre-o com um papelão e só depois faça a montagem da cama. Essa dica gera uma grande economia. Mas, dependendo da forma de distribuição das peças, pode ser difícil fazer a limpeza.

camas-de-blocos-de-concreto-estilo-industrial
Fonte: deavita

5. Escrivaninha

As escrivaninhas são indispensáveis para quem estuda ou trabalha em casa. Para sair um pouco do tradicional MDF, tente criar um modelo diferente, usando blocos e uma tábua simples de madeira. É possível escolher a profundidade da peça, de acordo com o seu gosto e com o espaço.

escrivaninha-com-blocos-de-concreto
Fonte: deavita

6. Aparador

Um aparador nunca é demais. Dentro de casa, é nesse móvel que colocamos as chaves quando chegamos em casa, é onde ficam as correspondências esperando para serem abertas.

aparador-com-blocos-de-concreto
Fonte: deavita

Do lado de fora, eles servem para abrigar flores e até pequenas hortas. Se você ainda não tem um, faça o seu empilhando blocos e placa de madeira, no mesmo sistema de confecção do rack. O resultado fica muito bom!

aparador-para-vasos-de-flores-feito-de-blocos
Fonte: deavita

7. Criado-mudo

Você pode economizar um bom dinheiro fazendo o seu próprio criado-mudo. Empilhe alguns blocos ao lado da cama, e pronto! Se quiser um tampo liso, basta usar pedaços de madeira que tenham a mesma profundidade dos blocos.

criado-mudo-com-blocos-de-concreto
Fonte: deavita

8. Estante Livreiro

Uma boa estante para livros é extremamente cara, e você não pode aumentá-la para caber mais coisas. A estante de blocos é diferente, ela é barata e pode crescer junto com a sua coleção.

Pacote de Guirlandas em Feltro

estante-para-livros-moderna-feita-com-blocos-e-madeira

9. Móveis para a cozinha

A falta de armários é um problema frequente na maioria das cozinhas. Se no momento você não pode investir em móveis novos, e precisa de mais prateleiras para organizar seus utensílios, aproveite os blocos de concreto e sobras de madeira para fazer móveis para abrigar cafeteira, potes, copos e até o microondas.

bar-e-armario-de-cozinha-blocos-de-concreto

prateleira-de-blocos-vazados

Dicas de Decoração com Blocos de Concreto

Link do vídeo no YouTube: Decoração com Blocos de Concreto – DIY – 5 ideias

Agora que você já sabe como fazer móveis com blocos de concreto, está na hora de providenciar o material e colocar a mão na massa para deixar sua residência cheia de originalidade e com a sua cara. Se você gostou das dicas, compartilhe esse post com seus amigos, eles também vão amar ver tantas coisas lindas que podem ser feitas com tão pouco.

Veja também: 

Como Fazer um Banquinho de Concreto Passo a Passo

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Como Fazer um Cooler para Bebidas Incrível