Como reutilizar tampas de garrafa para decorar

Semana passada meu filho chegou da escola com um trabalhinho para fazer em casa junto com os pais. A professora pedia que ele escolhesse um material reciclável para criar algo. Como ele só tem 4 anos, achei melhor dar uma ajudinha. Peguei várias coisas: caixa de ovos, vidro de xarope, caixa de remédio, bandeja de comida, tampas de garrafa…

Quando peguei as tampas de garrafa inevitavelmente lembrei da minha própria infância, quando eu juntava várias delas para fazer “obras de arte”, como eu chamava. E sabe que isso deu uma boa ideia? Usar tampas de garrafa para decorar pode ter um resultado final bem interessante.

Descanso de copo tampas de garrafa

Logo estava meu filho e eu entretidos cada um com a sua arte, o que nos rendeu uma tarde deliciosa. Se você tem filhos, não perca a chance de fazer isso um dia: sente-se com ele no chão e faça arte! É possível criar uma série de peças decorativas ao reutilizar tampas de garrafa, que tal aprender?

cesto de roupa tampas de garrafa

Passo a passo para usar tampas de garrafa na decoração

A primeira dica para quem gosta de decorar ambientes com alto astral é usar tampas de garrafa pet coloridas para fazer um abajur bem animado. Você pode pegar muitas tampas de pet de cores variadas ou mesmo de apenas dois ou três tons.

A seguir, separei um passo a passo bem simples, no qual você precisa de 240 tampinhas de garrafas, fio de nylon e tinta.

Passo 1: Furar todas as tampinhas no meio.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Passo 2: Unir 16 tampinhas formando um círculo.

Passo 3: Passar o fio de nylon, deixando bem firme.

Paso 4: Repetir os passos anteriores 15 vezes.

Passo 5: Empilhar todos os círculos intercalando as tampinhas, caso sejam coloridas, ao seu gosto.

Passo 6: Encaixar a pilha em uma base onde será colocada a lâmpada.

Outras dicas de decoração com tampinhas

porta retrato tampas de garrafa

Com as tampinhas de garrafa de vidro, as possibilidades são ainda maiores, sendo que ao ter muitas delas você pode criar murais com imagens variadas. Claro que o procedimento todo é bastante trabalhoso e pode levar algum tempo, mas se você souber um pouco de técnica de desenho será mais fácil e o resultado final ficará incrível.

No entanto, para quem prefere começar com usos mais fáceis das tampas para decorar, uma dica é forrar uma mesa de madeira com as tampinhas, colocando uma do lado da outra, unindo-as com cola quente e deixando a estampa da mesma para cima. Ao final, colocar um vidro por cima.

Abajur Tampas de garrafa

Pacote de Guirlandas em Feltro

Com essa técnica simples, que usa apenas as tampinhas e cola, é possível decorar qualquer móvel que você desejar e mesmo fazer um chão todo de tampinhas. Além disso, é possível usar as tampas de garrafas de vidro para fazer brincos, para tanto, basta pegar duas tampas, lavar bem e deixar secar, se estiverem muito tortas, use um martelo para endireitá-las, com toques suaves.

Depois, faça um pequeno furo na parte superior das tampas, com um prego e martelo, e passe a argola pelo furo. Na sequência, corte dois comprimentos curtos de corrente e deslize-os sobre os anéis. Por fim, passe o gancho de brinco e feche a argola.

Peças incríveis e úteis com tampas

Luminária Tampas de garrafa

De forma semelhante ao que é possível fazer com as tampas de garrafa para criar brincos, é possível montar chaveiros e mesmo relógios de parede, sendo que para tanto basta usar as tampas no lugar dos números. Outra dica útil e que vai dar um toque especial aos detalhes da sua decoração é fazer com as tampas porta panelas e porta copos.

Uma dica é forrar as tampinhas, sejam elas de garrafa de vidro ou pet e depois uni-las com cola quente ou as costurando entre si. Elas podem criar um formato arredondado ou quadrado e se forem grandes servirão para as panelas e se menores para os copos. O único cuidado é escolher um tecido que não grude na panela quando ela estiver quente.

Quem gosta de desafios pode usar as tampas de pets para forrar mesas e cadeiras, uma forma criativa de reutilizar móveis que estejam danificados. Para não machucar, sobre as tampas do assento da cadeira pode ser colocada uma almofada. Outra dica é com cola quente e tampas de pets fazer caixas, basta colar as tampas uma do lado da outra fazendo cinco quadros de mesmo tamanho e depois uni-los no formato de uma caixa.

Enfim, são muitas as opções de coisas que você pode criar somente usando tampinhas de garrafa de diferentes estilos e formatos e mais alguns materiais. Abuse de sua criatividade e decore!

One thought to “Como reutilizar tampas de garrafa para decorar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.