Como Fazer um Buquê de Noiva – Dicas e Passo a Passo

O buquê é, sem dúvida, um dos acessórios mais importantes para uma noiva. No entanto, os buquês comprados prontos, assim como a decoração de casamento, estão com os preços cada vez mais elevados. E, ainda por cima, podem não ser exatamente como a gente quer. Com isso, muitas noivas preferem colocar a mão na massa e produzir grande parte dos itens, e o buquê é um deles.

O problema é que muitas noivas não fazem ideia de como fazer um buquê de noiva e conservá-lo até a hora da cerimônia. Se você também tem essa dúvida, e deseja saber todos os detalhes para escolher e preparar as flores, além de montar e conservar o buquê, continue com a gente. Junte-se com suas madrinhas para ver todas as dicas e aproveitem para discutir sobre mais este preparativo.

Veja também:

Como Fazer Arranjos de Mesa Para Casamento Super Estilosos

10 Lembrancinhas de Casamento Para Você Mesma Fazer

Dicas Para Escolher as Flores

Antes de decidir usar um buquê feito em casa, é preciso ter em mente alguns cuidados necessários para que ele fique como você sempre sonhou.

1. Determine as flores

O primeiro passo, antes de fazer um buquê de noiva, é determinar quais serão as flores utilizadas. Uma boa dica é dar preferência às flores da época. Escolher flores típicas da época do seu casamento fará você economizar muito mais, além de garantir flores mais bonitas e que vão durar mais. Outra opção é apostar nas flores mais firmes e mais fáceis de ajeitar, como as rosas, por exemplo.

Dica: Peça mais informações na floricultura para saber quais são as flores do mês do seu casamento.

2. Escolha as cores do buquê

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

As cores do buquê vão depender do modelo do vestido e do gosto da noiva. Há noivas que gostam de combinar a cor do buquê com a decoração da festa. Mas, de acordo com especialistas em casamento, isso não é muito indicado.

Outra opção é combinar o buquê com a os vestidos das madrinhas. Essa opção pode ficar ótima nas fotos.

Mas no geral, a escolha das cores do buquê tem relação com o estilo pessoal da noiva. Desse modo, podemos dividir as noivas em dois grandes grupos: tradicionais e modernas.

Noivas tradicionais

As noivas tradicionais preferem um estilo atemporal. Elas não se importam com as tendências do momento, pois não gostam de sair dos padrões. Para essas noivas, os tons neutros – como branco, creme e champanhe – são os mais pedidos. Geralmente é utilizado apenas um tom de cor para as flores, ou mesmo um degradê sutil de tons pastéis.

noivas tradicionais

Noivas modernas

As noivas modernas adoram inovar, principalmente quando o assunto é cor e formato do buquê. As noivas desse grupo costumam apostar em buquês de cores vibrantes, seja rosa pink, azul royal ou amarelo. E claro, sempre combinando com a cor do sapato. Há também as noivas que preferem mesclar cores vivas à diferentes texturas, saindo totalmente do padrão.

buquê moderno

3. Defina o tamanho do buquê

A quantidade de flores fica à escolha da noiva. Algumas preferem buquês minimalistas, com poucas flores, enquanto outras não abrem mão de um buquê volumoso. Enquanto um buquê minimalista é composto por cerca de 20 ramos de fores, um buquê tradicional gasta de 30 a 60 ramos, aproximadamente.

Já nos buquês das daminhas são gastos de 20 a 40 raminhos, isso no caso daqueles modelos clássicos que são arredondados. Mas também é possível fazer um arranjo para a dama de honra bem simples e rústico, com 3 a 8 ramos de flor.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Dica: As quantidades apresentadas servem apenas de referência. Elas podem variar de acordo com o tipo e tamanho das flores.

Buquês de tamanhos diferentes

4. Pesquise o preço das flores

Procure por fornecedores confiáveis e não se contente com os preços da primeira floricultura visitada. Para garantir uma boa economia é preciso pesquisar entre os concorrentes e fazer pelo menos 3 orçamentos. Pode ser até que você consiga um bom desconto.

Dica: Quando achar as flores com o melhor preço, já deixe combinado com o vendedor de buscá-las um dia antes do seu casamento.

Agora que você já sabe quais cuidados

Como Fazer um Buquê de Noiva

Fazer o seu próprio buquê vai garantir que você não estoure o orçamento. E o dinheiro economizado poderá ser usado em outras coisas, como nas lembrancinhas, por exemplo.

Materiais Necessários

  • Flores e folhagens de acordo com o seu gosto
  • Fita decorativa (juta, cetim, seda)
  • Fita floral (verde)
  • Tesoura – de bom corte
  • Faca afiada
  • Balde com água
  • Pano para secar as hastes

Dicas: A fita floral é encontrada em lojas de artesanato e também em floriculturas. A quantidade de flores é incerta, pois a noiva pode preferir tanto um buquê mais cheio quanto um buquê mais vazio.

Passo a Passo

Preparação do buquê

Antes de aprender como fazer um buquê de noiva, é preciso saber a forma certa de preparar as flores. A preparação deve acontecer assim que as flores chegarem em casa, ou seja, um dia antes do casamento.

Dica: Os locais mais indicados para preparar o buquê são a cozinha ou áreas externas, por serem mais fáceis de limpar.

Pacote de Guirlandas em Feltro

1. Com as mãos e com a tesoura, remova: as folhas da extensão do caule (das flores e dos ramos), possíveis espinhos e pétalas danificadas.

Dica: Manuseie as flores com cuidado para não estragá-las.

ramo limpo

2. Coloque as plantas em um balde com água fria. Segure as hastes debaixo d’água e use uma faca afiada para retirar aproximadamente 5 centímetros dos caules com um corte na diagonal.

Dica: Fazer o corte no caule é importante para que as plantas se hidratarem melhor. Você deve cortar as hastes com o tamanho desejado para o buquê somente depois que ele já estiver montado.

3. Mantenha os caules no balde com água, até a metade das hastes, até a hora de montar o buquê.

como fazer um buquê de noiva

Montagem do buquê

A montagem do buquê deve ser feita, no máximo, um dia antes do casamento. Monte o buquê na manhã do evento, se a cerimônia for à tarde ou à noite; ou na noite anterior, caso a cerimônia seja de manhã.

1. Escolha de duas a quatro flores com hastes resistentes para serem a base do buquê e se destacarem no centro.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Dica: Se desejar, misture folhagens entre as flores.

2. Junte os ramos deixando-os na mesma altura. Em seguida, enrole a fita floral na parte sem folhas (a cerca de 6 cm das flores).

unindo as flores

3. Vá adicionando as outras flores, uma a uma, em volta do primeiro tufo. O arranjo ficará com uma forma arredondada.

Dica: O formato arredondado é um modelo clássico de buquê. Mas você também pode montar um buquê desconstruído e assimétrico caso seja do seu gosto.

flores com fita floral

4. A cada nova camada de flores, passe fita floral.

Dica: É a fita floral que dará sustentação ao buquê e manterá as flores no lugar. Você pode substitui-la por elásticos.

buquê2

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

5. Quando o buquê alcançar o tamanho desejado, junte todas as hastes com a fita floral.

6. Corte as extremidades dos caules de forma reta para que eles fiquem do mesmo comprimento.

Dica: O tamanho da haste do buquê vai de acordo com o que é confortável para cada pessoa. Entretanto, é comum o caule ter entre 18 a 20 centímetros de comprimento. 

buquê 5

8. Seque as hastes com o pano limpo e macio.

9. Para finalizar, enrole a fita decorativa sobre a fita floral cobrindo-a completamente. Finalize com cola ou com um laço feito com a própria fita.

Dica: A fita decorativa pode ser uma fita de cetim ou qualquer outra do seu agrado.

buquê 6

Como resultado, você terá um buquê de forma arredondada, que é o formato clássico e um dos mais utilizados. Mas, com essas dicas de preparação das flores e montagem, você poderá criar buquês de outros modelos.

Como Conservar o Buquê

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

O buquê deve ficar hidratado para se manter vivo e bonito até o momento do casamento. Confira alguns dicas logo abaixo.

1. Guarde o buquê na geladeira e dentro de um recipiente com água, de preferência na gaveta de frutas. Só retire-o de lá uma hora antes do casamento.

2. Caso precise retirar o buquê da geladeira antes do prazo recomendado, mantenha-o na vasilha com água e borrife água de tempos em tempos.

flores do buquê

Agora que você já sabe como fazer um buquê de noiva, você deve ter percebido que essa não é uma tarefa impossível, e pode ficar ainda mais interessante com a ajuda de sua mãe e de suas madrinhas. Imagina só o making of do seu casamento com você montando o seu próprio buquê? Vai ficar o máximo!

Gostou de aprender como fazer um buquê de noiva em casa? Deixe um recadinho pra gente nos comentários!

Veja também:

9 Lembrancinhas de Casamento Simples e Criativas

Decoração de Casamento Simples e Barata

Pacote de Guirlandas em Feltro

Crédito das Fotos: A Practical Wedding e Miss Kopy Kat