artesanato.com

Como Fazer Decoupage em Vidro

Nesse post você vai aprender tudo sobre decoupage em vidro. Você terá acesso a dicas, lista de materiais, passo a passos para fazer trabalhos lindíssimos e muito mais. Aprenda tudo isso agora mesmo!

Veja também:

Artesanato com Garrafas de Vidro – 16 Ideias Sensacionais

Artesanato em Vidro – As 20 Melhores Ideias Que Você Já Viu

A decoupage é uma técnica que consiste na colagem de desenhos prontos nas mais variadas superfícies. Além da decoupage aplicada em peças de MDF e tecido, temos ainda a que é feita em superfícies de vidro: em potes, xícaras, vasos, pratos, jarras e garrafas recicladas. Dá para dizer que as possibilidades são inúmeras!

Apesar de que algumas pessoas ainda não conhecem a decoupage em vidro, com a ajuda da internet esse artesanato tem ganhado cada vez mais destaque. É um trabalho manual tão encantador que todo mundo que conhece logo quer aprender o jeito de fazer. Para a decoupage em vidro você pode usar tecido, papel ou guardanapo, as três técnicas geram resultados lindíssimos.

Para  que você possa aprender todos os detalhes, dicas e truques desse artesanato, separamos um material completo, com tudo que você precisa saber para se aventurar nessa arte. Além disso, você terá acesso a alguns vídeos bem legais que encontramos no You Tube, assim você vai aprender a fazer decoupage em três técnicas diferentes, mas todas elas são bem simples e práticas.

Depois que você aprender tudo o que temos para te ensinar, fique à vontade para inovar; produza o que tiver vontade; solte a imaginação e crie peças caprichadas, e claro, com a sua cara. Preparado para ver tudo? Então vamos lá!

Você também vai gostar de: Curso de Mosaico com Vidros Pintados à mão

Como preparar o vidro em 3 passos

Para fazer a decoupage, você pode utilizar qualquer vidro que já tenha em casa: garrafa de vinho, pote de conserva, vidro de azeite, pratos e copos. Aproveite também para reciclar, reutilize garrafas que ninguém quer mais e faça verdadeiras obras de arte.

Independete da peça que você vai usar, é necessário tomar alguns cuidados simples antes de começar o trabalho de decoupage. Para te ajudar, preparamos 3 dicas super importantes. Confira!

facavocemesma.blogspot.com

1) Remova os rótulos. Deixe o vidro de molho na água de um dia para o outro, assim o rótulo sai com facilidade. Tire os resíduos de cola com um pouco de álcool.

2) Decida a área do vidro a ser utilizada. Use fita crepe para isolar a parte do vidro que não será pintada

3) Use uma base preparadora. Passe o primer com o auxílio de um pincel macio, espalhe bem para não ficar excesso de produto. Deixe secar entre 3 e 6 horas. Passe outra demão e aguarde 24 horas para começar a trabalhar na peça.

Dicas extras

Abaixo, listamos dicas que vão tirar várias dúvidas sobre esse tipo de artesanato. Assim, fazer decoupage vai ficar ainda mais fácil. Veja só:

blog.soliarte.com.br

1) O primer, que ajuda na aderência da tinta, pode ser aplicado tanto com esponja quanto com pincel.

2) Para um bom resultado, dê de duas a três demãos de tinta, aguarde a secagem entre uma aplicação e outra.

3) Tire as películas do verso do guardanapo e utilize no seu artesanato apenas a parte que vem com a estampa.

4) Para fazer decoupage com papel você pode utilizar a cola branca extra diluída em água.

5) Para decoupage com guardanapo, prefira utilizar a cola gel ao invés da cola branca, assim você evita que o guardanapo enrugue e rasgue.

6) Não faça sobreposição de guardanapos ou papéis, quando houver sobras a melhor opção é cortar os excessos.

7) Estique o guardanapo e retire as bolhas de ar somente com o auxílio de um saco plástico, assim as chances de o guardanapo ou papel estragarem são bem menores.

8) Evite colar o guardanapo inteiro em partes muito curvas, pois ele tende a ficar muito enrugado. Se for necessário, faça alguns picotes na figura antes de aplica-la no vidro.

9) Para fazer a decoupage com papel, hidrate-o com água antes de aplica-lo no vidro.

10) Produza seus artesanatos, que usam tintas e vernizes, em locais ventilados.

11) Os materiais mais utilizados para impermeabilização de vidro são: verniz em spray para artesanato e verniz vitral.

Materiais básicos para decoupage em vidro

Abaixo, fizemos uma lista com os materiais e ferramentas mais utilizados nesse tipo de trabalho.

decoupagebyju.blogspot.com

Para impermeabilizar o vidro:

Decoupage com papel e com guardanapo

Nesse vídeo você vai a prender como fazer decoupage em vidro, com papel e com guardanapo, e saberá quais materiais são indicados para cada técnica. Veja que legal!

Link do vídeo no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=cj9L0aGe7tA

Reciclando pote de vidro com guardanapo

Nesse vídeo você vai ver como decorar um vidro reciclado utilizando guardanapo decorado. Esse passo a passo é super curtinho, e a dica é super bacana!

Link do vídeo no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=q1pemu4fGiQ

+ 5 Ideias de decoupage em vidro

Separamos mais 5 dicas de artesanatos super lindos para você se inspirar e começar a criar hoje mesmo!

5ª) Pote com decoupage e biscuit

www.programaartebrasil.com.br

Aqui a dica é usar tintas, decoupage e biscuit, tudo ao mesmo tempo. O resultado é uma explosão de beleza.

4ª) Pote com guardanapo decorado

www.programaartebrasil.com.br

Esse pote de conserva ganhou vida nova com a aplicação de guardanapo, inclusive na tampa. Viu só? Nem precisa de muito para renovar uma peça de vidro.

3ª) Pratos com decoupage

www.artesanatoedecoracao.com

Os pratos decorados são lindíssimos e deixam qualquer refeição mais alegre e caprichada. Se você tem pratos transparentes em casa, vale super a pena dar a eles uma cara nova. Veja o passo a passo da decoupage reversa no tópico 8 do post Artesanato em Vidro – As 20 Melhores Ideias Que Você Já Viu.

2ª) Decoupage em potes de vidro

www.artesanatoereciclagem.com.br

Esses potes são um curinga na cozinha de qualquer dona de casa. Servem para guardar biscoitos e até mantimentos mais usados no dia a dia, como açúcar e pó de café. O guardanapo de maçãs é puro charme!

1ª) Decoupage em vidro com tecido

angelicamartinsblog.com

Esse moringa, com decoração de corujinhas em tecido, é uma ótima ideia para fazer e presentear. E o melhor de tudo: você pode improvisar usando uma garrafa com um copo que você já tem em casa. Não é o máximo?

O que acha de aprender a fazer essa moringa super fora? Assista ao vídeo abaixo e aprenda agora mesmo!

Passo a Passo

Link do vídeo do You tube: https://www.youtube.com/watch?v=Ewi3bk0rdF0

Se esse post foi útil para você, compartilhe-o agora mesmo, pois se você gostou das dicas de hoje tenho certeza que seus amigos também vão adorar!

Aprenda também:

Pintura em Vidro – Dicas e Técnicas Espetaculares!