Móveis e decoração de paletes de madeira – um show de criatividade

Os paletes (pallets em inglês), ou estrado de madeira, são uma ótima ferramenta para ter uma decoração fantástica e ecológica. Mas mesmo assim, muitos supermercados e estabelecimentos jogam fora este material que é utilizado para transportar os alimentos e outros objetos de maneira segura, não gerando uma nova utilidade para os mesmos. Porém, o que muitos não sabem é que este material pode ter uma nova cara e ainda contribuir para uma decoração fantástica e econômica.

Usando a criatividade pode-se fazer muito com paletes de madeira

escada com pallets

Paletes são materiais fáceis de serem encontrados e com o acabamento certo forma uma decoração rústica, moderna e super agradável. Para quem gosta de colocar em prática suas habilidades manuais, eles representam uma tarefa muito fácil, porém, um desafio à criatividade. Não basta confeccionar móveis simples e sim, desenvolver ideias inovadoras para ornamentar o seu ambiente com charme e estilo.

mesa com pallets

Mas o que pode ser feito com estes paletes? Eles não são feitos com madeira da mais alta qualidade, mas isso não significa que eles não podem ser utilizados e ter uma vida nova. Algumas empresas pagam para se livrar deste material e ficariam muito felizes se fossem recolhidos de graça. Por isso, se você pensa no meio ambiente e não procura móveis sofisticados, você terá sempre ideias de como reciclar paletes de madeira de forma inteligente. Alguns projetos, podem não ser apropriados para certos climas. Se você está pensando em confeccionar um móvel de palete para uma área externa, não se esqueça de primeiramente tratar a madeira para protegê-la da umidade e dos outros elementos climáticos.

mesa de centro com pallets

Grande parte dos artesãos enxergam os paletes como uma ideia nova, que representa a atual tendência do artesanato. A cada dia surgem novas dicas e diversas ideias de como reciclar e reutilizar paletes de madeira, inspirando todos os amantes da criatividade. E embora não seja especificamente relacionado a sobrevivência, a mentalidade de usar criativamente os recursos advindos da natureza é um tema fundamental para qualquer pessoa que pensa em ajudar o meio ambiente e ainda economizar, sem deixar de lado a beleza da decoração da sua casa.


moveis com pallets

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Depois de seguir esta dica, você pode transformar paletes para armazenar seus objetos de artesanato, fazer molduras para os espelhos da sua casa com cores neutras e sofisticadas, criar um novo design para as escadas, ter um escritório ecológico, entre diversos conceitos que o material pode ter. A verdade é que os paletes de madeira estão sendo transformados em tudo o que é possível, desde móveis a forro de parede. Eles ainda estão se convertendo em telas para confeccionar placas. Você pode decorar a sua casa e se expressar criando diferentes objetos, sem gastar muito e ainda podendo gerar uma renda extra para você e sua família.

moveis com pallets2

Se atente a esta dica importante: os paletes de madeira são geralmente marcados com a sigla MB, que significa que eles foram tratados quimicamente, ou com a sigla HT, que signica que a madeira foi tratada com calor. Alguns paletes também são tratados com conservantes. Você deve evitar usar os que são marcados com a sigla MB e os que são tratados com conservantes, caso esteja pensando em um projeto para o interior ou jardim da sua casa. É sempre importante evitar qualquer produto químico desagradável, se você puder. 

movel com pallet

pallets moveis

Os pallets, como são conhecidos em inglês, são um elemento novo à decoração moderna. Eles representam a inovação e a busca pelo desenvolvimento ecológico que a nossa sociedade procura. Utilizando a criatividade e as dicas certas, você sempre terá lindos objetos para a sua casa, escritório, jardins e onde mais sua imaginação permitir. Basta ter disposição e dedicação para arrasar na decoração!

parede com pallets

Você já reutilizou paletes de madeira? Compartilhe e comente suas ideias nos comentários!

2 thoughts to “Móveis e decoração de paletes de madeira – um show de criatividade”

  1. gosto da produção de moveis de palet. tambem faço algumas peças, quero ver como fazer passo a passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.