jogo da velha em feltro

Como Fazer Jogo da Velha em Feltro – Fácil e Rápido!

Os jogos são essenciais para o desenvolvimento das crianças. E, dentre os diversos passatempos existentes, o jogo da velha é excelente para isso. Esse jogo estimula diversas habilidades; dentre elas, a concentração, o raciocínio lógico e a obediência de regras.

Mas, para variar o tradicional jogo da velha feito na folha de papel, e atrair a atenção da criançada, apresente para elas um jogo da velha em feltro. Um jogo feito de feltro é uma opção bastante durável, e pode ser levado a vários lugares, inclusive para a escola.

Agora que você já sabe que brincar é uma ótima alternativa para o desenvolvimento dos pequenos, e sabe que é possível fazer um jogo para ter por muito tempo, vamos te ensinar como fazer esse brinquedo em casa.

Se você deseja saber todos os detalhes para fazer esse artesanato barato e divertido, continue com a gente para ver o passo a passo.

Veja também:

Cavalinho de Pau Passo a Passo – Brinquedo Artesanal

Ideias para fazer brinquedos reciclados para as crianças

Como Fazer Jogo da Velha em Feltro

Materiais Necessários

  • Feltro (branco e preto)
  • Tiras de feltro ou fitas de sua preferência (cetim, tecido ou gorgurão)
  • Fita métrica
  • Linha de costura de cor clara
  • Máquina de costura
  • Tesoura
  • Molde impresso das peças (baixar aqui)

Passo a Passo

1. Com o molde das peças, risque no feltro branco 5 peças em formato de X e 5 peças em formato de círculo. Corte em cima das marcações e suas pecinhas já estarão prontas.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

peças do jogo

2. Para fazer o tabuleiro, corte um quadrado de feltro branco na medida de 41 cm X 41 cm e um quadrado de feltro preto na medida de 36 cm X 36 cm.

felttictactoe4

3. Sobreponha a peça preta sobre a branca (deixe o avesso do feltro, parte áspera, para baixo) e costure os 4 riscos que formam o jogo da velha. Utilize o ponto reto e passe a costura por várias vezes para marcar bem a peça. Caso não tenha máquina de costura, faça um alinhavo simples com a linha de bordar.

Dica: Você também pode substituir a costura por cola quente e tiras de feltro para fazer as divisões. 

riscos do jogo da velha

4. Corte uma fita com pelo menos 55 cm de largura. Vire o jogo para o avesso, marque o meio do feltro e costure apenas no centro da fita.

Dica: Esse truque é ideal para enrolar o jogo da velha em feltro. Assim você poderá guardá-lo e transportá-lo com mais facilidade.

Fita para enrolar o jogo da velha

Pacote de Guirlandas em Feltro

Depois de seguir esses passos, você terá um jogo super legal para entreter toda a família. Agora você já pode reunir as crianças em volta da mesa ou no tapete da casa para se divertirem. Pode ter a certeza de que os pequenos vão amar, e não se surpreenda se até você quiser se distrair jogando com eles.

jogo da velha

Ah, e caso o jogo da velha em feltro fique sujo após algumas brincadeiras, não se preocupe! Basta lavá-lo com água fria e sabão neutro. Se preferir uma limpeza mais natural, lave o feltro com água e algumas rodelas de limão fresco. Depois de lavar, deixe as peças secarem naturalmente.

Dicas: Durante o processo de lavagem, nunca esfregue o feltro para não danificá-lo! Se preferir, você pode tratar o feltro para deixá-lo mais firme e à prova de crianças.Para mais detalhes de cuidados com peças em feltro, confira o post 3 Dicas Essenciais para Trabalhar com Feltro.

Se você gostou de aprender a fazer esse jogo da velha em feltro, que serve até como lembrancinha de festa infantil, deixe seu recado nos comentários! Vamos adorar saber o que você achou dessa dica simples e barata.

Veja também:

Como Fazer Brinquedos de Papel – 5 Ideias Passo a Passo

10 Brinquedos Feitos com Cano de PVC

Crédito das imagens: Orleander and Palm