Decoração feita com caixotes de madeira que você precisa conhecer

Hoje o artesanato com madeira está em alta. Utiliza-se desde caixas de armazenagem de frutas e verduras até paletes (estrados de madeira). O uso da madeira na decoração além de deixar o ambiente mais sofisticado, mostra muito da personalidade do morador. Existem vários trabalhos artesanais que podem ser feitos sobre a madeira utilizando-se materiais simples como impermeabilizantes, tintas, pastilhas, tecidos, decoupagens, entre outros. Além disso, você pode inovar na decoração empilhando caixotes formando estantes ou pendurá-los na parede como nichos, usar escadas de madeira velha customizada nos banheiros para pendurar toalhas, paletes como sofás e mesas, etc, etc e etc…

Um exemplo legal de possibilidade é mostrado na figura abaixo, onde é dado um destino bem legal aos caixotes de madeira (aqueles muito usados em feiras livres), você os encontra também em algumas redes de supermercado e mercados fechados. Os caixotes em madeira podem ser usados na decoração da sala como estantes empilhadas para livros ou no quarto e corredor como nichos. Para que a peça fique bonita e com um efeito bem bacana, é importante saber de alguns truques, por exemplo, lixar os caixotes com lixa para madeira n° 100 para tirar as imperfeições que possam ter como farpas, e depois lixar com a n° 180 para dar o acabamento final. Outro ponto importante é usar o Fundo sintético nivelador antes da pintura, o produto trata a superfície da madeira garantindo maior aderência da tinta e deixando-a apropriada para receber o acabamento. Depois de seco pinte-os com tinta à base de água. O mesmo vale para os nichos que recebem a mesma técnica e são muito úteis também na decoração e funcionalidade do seu lar. Eles ficam bem divertidos com aplicação de tecido sobre a madeira e podem ser colocados na parede na vertical ou na horizontal, tudo depende da forma que você quer percebê-los na decoração!

Decoração com caixotes

Outra ideia bacana é empilhá-los uns sobre os outros (assim ficam de forma segura, sem o risco de desencaixar e cair). Empilhe-os na horizontal, onde a base de apoio é maior e a capacidade de peso fica melhor distribuída. Primeiro passe uma demão de tinta base PVA branca (latex) e deixe secar. Por ser uma madeira bem rústica, ela absorve muita tinta. Mesmo que a pintura não fique uniforme somente uma demão da tinta base é necessária. Depois de seca, use as cores que mais gostar e tiverem a ver com sua decoração no ambiente.

Decoração com caixotes2

Já pensou em fazer um pequeno criado mudo com a reutilização de caixotes de madeira? Para você ver como no artesanato tudo é permitido! Se você não souber como fazer as gavetas, deixe por conta do marceneiro. Você fica por conta de toda arte a ser desenvolvida na madeira. Outra utilização interessante é na cozinha onde os caixotes interagem bem com o propósito e guardam utilidades que usamos diariamente, como copos, xícaras, latas de biscoitos e várias outras coisas.

Decoração com caixotes3

Os caixotes em madeira podem ser utilizados tanto na área interna como também na área externa da sua casa ou apartamento. É importante aliado  na decoração com flores e ou arranjo florais. Você pode empilhá-los na horizontal ou fixá-los na parede, se forem fixos, você pode colocar um peso maior como vasos de plantas maiores, por exemplo. Outra dica é colocar rodízio (rodinhas em silicone) por baixo do caixote, para que ele fique super versátil e fácil de ser levado para qualquer lugar! Geralmente a madeira dos caixotes é mais fina e os parafusos do rodízio certamente a rachariam. Pensando nisso, você pode colar os rodízios com fita dupla face que o trabalho fica perfeito! Depois de fixar os rodízios nos caixotes coloque vasos de plantas ornamentais para decorar sua sala ou varanda.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Decoração com caixotes4

Já que estamos falando em reutilização e reciclagem da madeira, outra ideia interessante é quanto à customização dos móveis que muitas vezes temos em casa.  Sabe aquela cômoda ou cadeira de nossa Avó ou uma Tia querida e que não gostaríamos de vender, por exemplo? Existem trabalhos muito bons de revitalização ou até mesmo restauração usando técnicas como a pátina ou a laca, entre outras. Essas técnicas deixam a peça nova e única, ou seja, você não a encontra em nenhum outro lugar. Você diferencia qualquer ambiente como banheiros, lavabos, quarto, home offices, etc. Por isso, na hora de decorar, lembre-se da madeira, além de você ter uma decoração diferenciada e de bom gosto, ela é exclusiva.
Decoração com caixotes5

Gostou das dicas?! Quer saber mais sobre artesanato, reutilização de materiais e técnicas? Continue nos acompanhando, sempre teremos mais novidades para você! Até a próxima!

6 thoughts to “Decoração feita com caixotes de madeira que você precisa conhecer”

  1. Tenho dúvidas em como prender um caixote no outro. Com pregos? Cola quente? Como? Agradecida.
    Tenho muita difculdade em encontrar os caixotes fechados na lateral. Onde posso encontrá-los?

  2. boa tarde !!.. adorei o artesanato em caixote,gostaria de receber mais e dicas de como fazer passo-a-passo…

  3. Estou começando a trabalhar com madeira e gostaria de saber como trabalhar corretamente com as diversas colas em madeira . Agradeço Antecipadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.