Como Fazer Sabonete de Mel Passo a Passo

Os sabonetes caseiros podem ser menos agressivos para a saúde do que os sabonetes industrializados. Isso pelo simples fato de não possuírem, em sua composição, elementos como conservantes, emulsificantes e estabilizantes artificiais. Além disso, o bolso também agradece quando comparamos o custo dos dois tipos de sabonetes. E já que estamos falando em benefícios, que tal aprender a fazer um sabonete de mel?

Veja também:

Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar

Aprenda Como Fazer Óleo Essencial para Sabonete Artesanal

Propriedades do mel

Os benefícios do mel na pele são vários. O mel tem enzimas naturais que impulsionam a limpeza eliminando toxinas. Além disso, é um ótimo hidratante e esfoliante, bastante recomendado para combater a acne e o envelhecimento da pele.

Por isso, trouxemos um passo a passo de um sabonete de mel. Com essa receita você pode economizar, evitando a compra de produtos industrializados. Além disso, você pode fazer para vender e aumentar a renda no final do mês. Vamos lá!

Sabonete de Mel Passo a Passo

Ingredientes

  • 500 gr de base glicerinada transparente
  • 40 ml de essência de mel ou 3 colheres de mel puro
  • 30 ml de extrato glicólico de própolis
  • 30 ml de lauril líquido
  • 3 gotas de corante cosmético turquesa
  • 10 gotas de corante cosmético laranja

Dica: Os ingredientes dessa receita você encontra em qualquer loja de essências e de produtos para sabonetes artesanais.

Ferramentas

  • Fogão elétrico
  • Panela esmaltada
  • Colher de plástico para mexer
  • Faca sem serra
  • Tábua de sua preferência
  • Forma de silicone
  • Plástico bolha

Modo de Fazer

Derreta a base

1. Na tábua, corte a base glicerinada em cubos, coloque na panela esmaltada e leve ao fogão elétrico. Mexa até a base derreter completamente e retire do fogo.

Dica: Não recomendamos derreter a glicerina no fogão convencional, pois ele irá queimar a base. Já o micro-ondas irá derreter a base ao mesmo tempo em que a resseca. O banho maria, que também era bastante usado, acaba deixando a base mais mole. 

Adicione as propriedades e o corante

Sabonete de Mel - Fonte - Craft Invaders

2. Adicione à base 3 colheres de mel ou a essência cosmética de mel, o ingrediente responsável pelo cheiro característico de mel.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

3. Adicione o extrato de própolis, que tem ação bactericida.

4. Em seguida adicione o lauril líquido, produto que ajuda a aumentar a quantidade de espuma do sabonete.

5. Por último, mas não menos importante, coloque as 3 gotas de corante turquesa e as 10 gotas de corante laranja (quanto mais laranja você colocar, mais escura será a aparência do sabonete).

Despeje na fôrma

6. Coloque a base em fôrmas (preferencialmente em moldes de silicone, pois são mais fáceis para desenformar o sabão depois de pronto).Sabonete de Mel III - Fonte - Craft Invaders7. Acomode o plástico bolha por cima e certifique-se de que esteja em contato com o líquido. Isso irá garantir que o sabonete tenha uma textura de favo em um dos lados.

Desenforme

8. Espere o sabonete secar por cerca de 3 horas em temperatura ambiente e desenforme. Corte em barras se necessário.

Dica: Se estiver fazendo calor, ou notar que a massa ainda está mole, aguarde um período maior para desenformar.

Sabonete de Mel IV - Fonte - Craft Invaders

Seu sabonete de mel está pronto para uso! Fácil, né?

Rendimento e conservação

Essa receita rende até seis sabonetes de 90 gramas, que devem ser usados em até 6 meses. E não custa lembrar que são 100% seguros para o uso.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Para proteger o produto da poeira e da umidade, e conservar o cheirinho, embrulhe as barras em papel celofane ou no plástico BOPP. Utilize fitas adesivas transparentes para fixar. Se for fazer o sabonete de mel para vender, a nossa dica é acomodar as barras em uma bela e rústica embalagem para artesanato.

Caso queira aprender mais receitas, a Revista Artesanato oferece um curso online completo de saboaria artesanal, que inclui até mesmo uma lista de fornecedores de matéria prima. Para quem deseja aumentar a renda trabalhando nas horas vagas, essa é uma ótima oportunidade!

Imagens: craftinvaders

Veja também:

Aprenda uma Receita de Sabonete Íntimo Caseiro

3 Receitas de Sabão Caseiro Incrivelmente Fáceis de Fazer