Como dar uma cara nova à mesa de jantar reaproveitando materiais

Renovar a mesa de jantar com madeira

Eu tenho um conjunto de mesa com 6 cadeiras que virou história em minha casa. Era um conjunto da minha avó que herdei e renovei há muitos anos. O problema é que, quando minha filha era pequena, ela derrubou um suco que manchou o estofado da cadeira que era de cor bem clarinha.

Eu mandei forrar as cadeiras, mas a mesa não combinou mais, e isso vinha me incomodando há muito tempo. Parecia que toda a sala destoava daquela mesa! Foi aí que resolvi reaproveitar a mesa de jantar dando uma cara totalmente nova para ela. A economia que fiz com essa mudança foi enorme, pois estava prestes a comprar uma nova. Se você está afim de fazer o mesmo na sua casa, veja as dicas que preparei!

Como reaproveitar a mesa de jantar em 6 passos

Renovar a mesa de jantar - reutilização

Passo 1: Limpe a mesa, usando uma mistura de álcool e água, que pode ser passada no móvel com um pano macio e limpo.
Passo 2: Use massa corrida para tapar buracos e demais falhas que a mesa tenha.
Passo 3: Lixe a mesa com uma lixa fina a fim de conferir maior qualidade a posterior pintura. Evite lixas grossas, que podem arranhar o móvel.
Passo 4: Utilize um pincel largo e chato para pintar a mesa, sendo que para fazer menos meleca você não deve deixar o pincel gotejando ao colocar a tinta nele. Molhando somente a sua metade você evita isso.
Passo 5: Prefira uma tinta do tipo esmalte à base de água, que além de não ter cheiro forte, oferece um bom resultado ao acabamento da mesa.
Passo 6: Passe uma mão de tinta, espere dois dias para que a tinta seque completamente e então você passará a segunda camada de tinta.

Outras dicas para renovar sua mesa

Renovar a mesa de jantar com tinta acrílica

Ao pintar uma mesa, é importante que ao final do trabalho você limpe bem o pincel, o que vai aumentar a sua vida útil e será mais fácil ao usá-lo de novo. Na hora de pintar a mesa, é melhor passar a tinta no móvel sempre na mesma direção, resultando em uma pintura mais homogênea.

Ao final da pintura com a tinta à base de água, recomenda-se passar um protetor, um tipo de tinta transparente, para que o trabalho se conserve por mais tempo. O protetor pode ser com brilho ou sem e você pode usar a tinta normal ou em spray. Além de reaproveitar a mesa de jantar dando uma cara nova ao dar uma cor diferente você também pode colocar uma textura sobre o móvel, sendo que a pátina oferece isso.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Além de renovar, o móvel ganha um aspecto clássico e o truque é passar um fundo nivelador antes da pintura final, para que a tinta não desgaste. Depois de pintar o móvel com a tinta branca e deixar secar, para fazer o efeito pátina, você deve desgastar o móvel com uma lixa para que a cor clara apareça em alguns locais.

Renovar a mesa de jantar 1

É bom lembrar que nessa técnica também é importante lixar o móvel antes de tudo, a fim de remover qualquer produto que ele tenha, como verniz, tinta ou outra cobertura. Quanto ao desgaste da peça, fica ao seu gosto deixar mais ou menos com o efeito pátina. Se você desgastar mais vai aparecer mais da madeira e o móvel vai ficar mais rústico, se desgastar menos vai ficar mais a tinta branca aparecendo.

É possível também trocar a tinta branca por outra cor e deixar a mesa reformada colorida. Há quem diga ainda que é melhor usar lixa grossa, antes de pintar, o que vai depender do material da sua mesa e do quanto é preciso remover revestimentos anteriores. Indica-se o uso também de seladora antes de passar a tinta para aumentar a qualidade da pintura.

Quem prefere reformar a mesa e deixá-la com estilo mais moderno pode usar uma tinta spray brilhante para o acabamento, que vai conferir um estilo semelhante à laca. Outra dica de como reaproveitar a mesa de jantar dando uma cara nova para quem prefere os estilos rústicos é apenas lixar o móvel e depois passar cera de abelha para dar um leve brilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.