Aprenda como fazer quilling – a arte em papel

Você já ouviu falar em quilling? Esse é o nome que se dá para a arte de criar figuras com tirinhas de papel. Eu conheci essa técnica com um amigo meu do Espírito Santo que faz artesanato com tudo o que tem disponível. Ele me ensinou a técnica que, embora não seja difícil, precisei de um tempinho de dedicação para dominar de vez e poder vir compartilhar com você. O mais legal dessa arte é que o resultando é tão surpreendente que nem parece que foi feito de papel!

Diz a lenda que o quilling foi criado por freiras na europa lá pelo século XVI. Elas usavam o quilling para decorar relicários e gravuras sagradas. Acredita-se, ainda, que elas retiravam as beiradas douradas das bíblias para fazer o trabalho. Já o nome quilling foi dado à técnica quando a arte se popularizou na Inglaterra, no século 18, quando se passou a usar penas de ganso para criar os rolinhos.

Quilling Casinha

Eis que, como se pode imaginar, essa arte ficou desconhecida por muito tempo, sendo que agora foi redescoberta e está ganhando adeptos entre os amantes da arte e da decoração. Hoje em dia, já é possível encontrar belíssimos trabalhos feitos com a técnica. Com habilidade, é possível fazer as imagens que você quiser, como pássaros, borboletas, peixes e outros animais, além de bonecas, estrelas, chapéus e muito mais. O céu é o limite!

Aprenda a fazer quilling em casa

Quilling bijouteria

Para fazer quilling é preciso ter um grande número de tiras de papel colorido, para montar rolinhos de formatos diferentes que se organizarem de uma determinada maneira a fim de formar o desenho que se queira criar. Para a técnica, é preciso ainda de palito de madeira simples e cola branca.

Por mais complicado que pareça, qualquer pessoa pode fazer sendo que paciência e suavidade nos movimentos são fundamentais. Quanto a sua aplicação, pode-se usar o quilling principalmente na decoração de cartões, quadros, porta retratos, pingentes, em scrapbook e até mesmo para fazer murais com imagens de rostos. O mais comum é usar os tradicionais papéis color set plus, parecido com cartolina, em tirinhas que você pode cortar ou mesmo comprá-las prontas.

Quilling peixinho

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Quem prefere reutilizar materiais pode usar folhas de revistas. No entanto, ao cortar as tiras, isso deve ser feito com perfeição, sendo o melhor usar um pedaço de vidro como base para recortar com o estilete. Você pode começar fazendo tiras compridas de um centímetro. O passo seguinte é enrolar as tiras de papel com o auxílio de um palitinho de madeira. Também é possível usar uma agulha no lugar do palito.

Uma dica é não apertar demais a tira de papel enquanto estiver enrolando-a. Quando terminar, passe cola branca no final da ponta. Evite passar muita cola para não prejudicar na hora de manipular o rolo.

Dicas para iniciantes

Quilling vaso de flor

Iniciantes podem começar a desenvolver o trabalho com o quilling sobre a tampa de uma caixa de MDF. Lembre que você pode precisar moldar mais ou menos rolos, de tamanhos variados, tudo depende do que você quer criar. As cores escolhidas também dependem do desenho escolhido.

Uma dica para saber qual a quantidade de papel é calcular a quantidade de tiras de papel de cada parte da figura e multiplicar pela quantidade total de peças que você vai fazer. A organização ao fazer o trabalho vai tornar o mesmo mais eficiente e por isso você pode separar por cores e formas as tiras de papel. Para exemplificar, segue o desenho de uma flor simples de seis pétalas cor rosa, duas folhas cor verde e um miolo na cor branca. Se você quer fazer 50 peças de flores simples de quilling, o cálculo é o seguinte:

– 6 pétalas cor rosa x 50 peças = 300 tiras para quilling cor rosa para pétalas;
– 2 folhas cor verde x 50 peças = 100 tiras para quilling cor verde para folhas;
– 1 miolo cor branco x 50 peças = 50 tiras para quilling cor branco para o miolo.

Fica lindo né? Já estou curiosa para saber o que você criou, não esqueça de me mandar uma foto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.