Decoração com caixotes3

Decoração feita com caixotes de madeira que você precisa conhecer

Hoje o artesanato com madeira está em alta. Utiliza-se desde caixas de armazenagem de frutas e verduras até paletes (estrados de madeira). O uso da madeira na decoração além de deixar o ambiente mais sofisticado, mostra muito da personalidade do morador. Existem vários trabalhos artesanais que podem ser feitos sobre a madeira utilizando-se materiais simples como impermeabilizantes, tintas, pastilhas, tecidos, decoupagens, entre outros. Além disso, você pode inovar na decoração empilhando caixotes formando estantes ou pendurá-los na parede como nichos, usar escadas de madeira velha customizada nos banheiros para pendurar toalhas, paletes como sofás e mesas, etc, etc e etc…

Um exemplo legal de possibilidade é mostrado na figura abaixo, onde é dado um destino bem legal aos caixotes de madeira (aqueles muito usados em feiras livres), você os encontra também em algumas redes de supermercado e mercados fechados. Os caixotes em madeira podem ser usados na decoração da sala como estantes empilhadas para livros ou no quarto e corredor como nichos. Para que a peça fique bonita e com um efeito bem bacana, é importante saber de alguns truques, por exemplo, lixar os caixotes com lixa para madeira n° 100 para tirar as imperfeições que possam ter como farpas, e depois lixar com a n° 180 para dar o acabamento final. Outro ponto importante é usar o Fundo sintético nivelador antes da pintura, o produto trata a superfície da madeira garantindo maior aderência da tinta e deixando-a apropriada para receber o acabamento. Depois de seco pinte-os com tinta à base de água. O mesmo vale para os nichos que recebem a mesma técnica e são muito úteis também na decoração e funcionalidade do seu lar. Eles ficam bem divertidos com aplicação de tecido sobre a madeira e podem ser colocados na parede na vertical ou na horizontal, tudo depende da forma que você quer percebê-los na decoração!

Decoração com caixotes

Outra ideia bacana é empilhá-los uns sobre os outros (assim ficam de forma segura, sem o risco de desencaixar e cair). Empilhe-os na horizontal, onde a base de apoio é maior e a capacidade de peso fica melhor distribuída. Primeiro passe uma demão de tinta base PVA branca (latex) e deixe secar. Por ser uma madeira bem rústica, ela absorve muita tinta. Mesmo que a pintura não fique uniforme somente uma demão da tinta base é necessária. Depois de seca, use as cores que mais gostar e tiverem a ver com sua decoração no ambiente.

Decoração com caixotes2

Já pensou em fazer um pequeno criado mudo com a reutilização de caixotes de madeira? Para você ver como no artesanato tudo é permitido! Se você não souber como fazer as gavetas, deixe por conta do marceneiro. Você fica por conta de toda arte a ser desenvolvida na madeira. Outra utilização interessante é na cozinha onde os caixotes interagem bem com o propósito e guardam utilidades que usamos diariamente, como copos, xícaras, latas de biscoitos e várias outras coisas.

Decoração com caixotes3

Os caixotes em madeira podem ser utilizados tanto na área interna como também na área externa da sua casa ou apartamento. É importante aliado  na decoração com flores e ou arranjo florais. Você pode empilhá-los na horizontal ou fixá-los na parede, se forem fixos, você pode colocar um peso maior como vasos de plantas maiores, por exemplo. Outra dica é colocar rodízio (rodinhas em silicone) por baixo do caixote, para que ele fique super versátil e fácil de ser levado para qualquer lugar! Geralmente a madeira dos caixotes é mais fina e os parafusos do rodízio certamente a rachariam. Pensando nisso, você pode colar os rodízios com fita dupla face que o trabalho fica perfeito! Depois de fixar os rodízios nos caixotes coloque vasos de plantas ornamentais para decorar sua sala ou varanda.

Decoração com caixotes4

Já que estamos falando em reutilização e reciclagem da madeira, outra ideia interessante é quanto à customização dos móveis que muitas vezes temos em casa.  Sabe aquela cômoda ou cadeira de nossa Avó ou uma Tia querida e que não gostaríamos de vender, por exemplo? Existem trabalhos muito bons de revitalização ou até mesmo restauração usando técnicas como a pátina ou a laca, entre outras. Essas técnicas deixam a peça nova e única, ou seja, você não a encontra em nenhum outro lugar. Você diferencia qualquer ambiente como banheiros, lavabos, quarto, home offices, etc. Por isso, na hora de decorar, lembre-se da madeira, além de você ter uma decoração diferenciada e de bom gosto, ela é exclusiva.
Decoração com caixotes5

Gostou das dicas?! Quer saber mais sobre artesanato, reutilização de materiais e técnicas? Continue nos acompanhando, sempre teremos mais novidades para você! Até a próxima!

porta retrato

Artesanato com caixas de leite – guia completo para você fazer

Imagine transformar um material que iria para o lixo em algo útil e super bonito. Parece que é impossível, não é mesmo? Mas utilizando a criatividade, podemos fazer coisas fantásticas, sem limites! Preste bem atenção a essa página, pois vamos mostrar a você como fazer artesanatos lindos usando caixas de leite. Você vai se surpreender.

Como todos sabem a reciclagem é um assunto muito importante atualmente. Produzimos lixo todos os dias e que nem sempre é tratado corretamente de forma a preservar o meio ambiente. Todos devem se preocupar com esse assunto, pois quando se trata do meio ambiente, não há quem não seja afetado. E como cidadãos, devemos fiscalizar em nossa cidade o que está sendo feito com o lixo, se ele está sendo descartado de maneira correta.

A reciclagem não é um assunto só de autoridades públicas, você também deve tomar conta disso. E você pode reciclar o lixo dentro de sua própria casa, de maneiras variadas. O lixo orgânico, se você mora em casa com quintal, pode virar adubo. Já para o que não é orgânico, também existem formas legais de reciclar. Você pode procurar alguma cooperativa de reciclagem e enviar o seu lixo para lá (as garrafas PET por exemplo), ou então, pode fazer artesanato em casa usando esses materiais.

Essa postagem trata justamente do artesanato com materiais recicláveis, mais especificamente com as caixas de leite. Veremos que é possível produzir uma infinidade de objetos úteis a partir dessas caixas, fazendo um mundo melhor para todos. Acompanhe a seguir o que você pode fazer.

Carteira com caixas de leite

Esse é um artesanato simplesmente fantástico! Veja nas fotos abaixo, se eu não dissesse que as carteiras foram feitas com caixas de leite, você imaginaria isso algum dia? Aposto que nunca faria ideia. E essa é a parte legal, você recicla fazendo objetos realmente bonitos. Afinal, todo mundo gosta de coisas bonitas, que fazem bem aos olhos.

carteira caixa de leite1

A confecção dessa carteira com caixa de leite é muito simples e pode ser feita usando apenas materiais simples que você tem em casa. Abaixo você encontra um vídeo com o passo a passo detalhado da carteira. Não deixe de assistir até o fim para aprender a produzir a sua própria.
carteira caixa de leite2

Vídeo da carteira com caixa de leite:

Link da matéria na Revista Artesanato: http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/desafio-de-reciclagem-revista-artesanato-carteira-com-caixa-de-leite/08

Link do vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=xGhabtvrHUY

Vaso de plantas

Dá só uma olhada nesse vaso de plantas feito a partir de caixas de leite. Nesse exemplo ele foi decorado com filtros de café (outro material reutilizado) e ficou muito bonito. Há também diversos outros tipos de revestimento para colocar no vaso e deixar ainda mais bonito.

vaso com caixa de leite

Confira abaixo o vídeo ensinando a fazer esse vaso, tenho certeza que você vai querer fazer o seu agora mesmo.

Link do vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=Pa8twFTC70s

Porta trecos

porta trecos

Aqui outro exemplo de artesanato útil com as nossas queridas caixas de leite. Dê uma olhada nesse porta trecos, dá para guardar muita coisa! Esse especificamente foi feito para colocar objetos de maquiagem. É realmente o sonho de toda mulher ter um porta trecos organizado para deixar todas as suas coisas. Um objeto indispensável em qualquer quarto feminino.

Porta retrato

porta retrato

Preste atenção nesse porta retratos. Ele foi feito pela artesã Vanessa Albuquerque utilizando caixas de leite. Ficou super bonito, não é mesmo? E você imaginaria que as caixas foram usadas em sua confecção? Tenho certeza que não. Esse modelo de porta retratos é muito legal pois ele se fecha, formando uma espécie de caderno. Perfeito para guardar as fotos das pessoas importantes em sua vida.

Bolsas

Um dos artesanatos produzidos com caixas de leite que faz mais sucesso é a bolsa. Ao vê-la todos ficam surpreendidos com o potencial desse material para fazer trabalhos lindos, modernos e ecológicos. Essa foto foi tirada do site da artesã Maria Teresa, que desenvolve um belo trabalho ensinando as pessoas a fazerem esses trabalhos. Abaixo você encontra o link para o site dela e ver tudo que pode ser feito.

bolsa com caixa de leite

http://terezaecoarte.blogspot.com.br/2011/09/dia-das-criancas-bolsas-infantis-bom.html

Aqui estão alguns poucos exemplos de artesanatos lindos que podem ser feitos com caixas de leite. Pesquisando na internet você vai encontrar muitos outros que podem ser feitos em casa agora mesmo. Então porque não começar a separar os materiais e produzir as suas peças? Além de ajudar o meio ambiente é um trabalho muito agradável de se fazer e que causa muita satisfação.

Se você gostou dessas dicas, deixe o seu comentário. Se souber de algum outro artesanato legal com caixas de leite e que mereça ser divulgado aqui, deixe também o seu link. Fazer as informações úteis se propagarem é muito importante.

metal-barrel-2

Ideias para reutilizar barris de metal

metal-barrel-2

Com uma aparência industrial, os barris de metal passaram a integrar a decoração de forma moderna. Os barris são encontrados em lojas de decoração já prontos, ou seja, trabalhados para determinada finalidade e decorados. Se você quiser economizar e ainda ter uma decoração diferenciada, é possível decorá-los na sua casa, basta comprar barris prontos ou se quiser, pode consegui-los de graça ou bem barato em indústrias, depósitos, etc. Se bem colocados no ambiente, os barris podem até trazer uma mensagem retrô ao espaço. Acima podemos observar isso conjugando outras peças antigas, como a cadeira do cabeleireiro, por exemplo. Além disso pode ser usado como apoio para balcão e um pequeno armário para guardar utilidades do dia a dia. Além do visual diferenciado, os barris podem ter funções variadas dentro do ambiente que deseja decorar.

metal-barrel-3

Outra funcionalidade interessante e barata são o suportes (também chamados de paraciclos). Os barris de metal podem ser usados formando um bicicletário para a  guarda de sua bicicleta. Observe que em cada barril podem ser apoiadas até seis bicicletas. É só dividir o barril ao meio e fazer os demais cortes na lataria para o encaixe dos pneus.

Ao longo dos últimos anos, a moda das construções foram os tetos rebaixados e a iluminação projetada. Na hora de decorar, os lustres pareciam simples objetos, só para iluminar. No entanto, agora eles estão de volta com força total! Com o design ousado, a utilização do metal na iluminação também é outro diferencial na decoração do ambiente. Em uma sala ampla e sofisticada, esse lustre pode fazer total diferença no visual.

942360_257048944436367_709055886_n

Ideias geniais da imagem acima! Bancos para descanso que podem ser usados em pleno jardim ou varanda da sua casa?! Para ficar bem fixo, foram colocados pés, que aliás, são uma graça. Detalhe para o encosto e o assento bem originais!

Jardim alegre e descontraído diz muito sobre a personalidade do dono! É muito fácil a decoração desses barris, basta colocar sua criatividade em prática. Inove no jogo de cores, quanto mais original mais bonito ficará! Se o metal estiver enferrujado prepare-o primeiro. Para tirar a ferrugem, utilize uma espátula, lixa ou palha de aço. Lixe a superfície com lixa de ferro, (uma mais grossa para começar e outra mais fina para terminar), até ficar sem ferrugem, sujeira incrustada ou rebarbas. Após ter retirado toda a ferrugem, limpe o metal para que não fiquem restos de ferrugem ou sujeira. Depois disso, use tintas específicas para metais e, para pintar pode ser usado a trincha, rolo ou a pistola convencional.

http://pinterest.com/search/pins/?q=metal%20barrels&rs=ac&len=10

plantar em garrafa pet6

Reciclagem de garrafas PET – utilize-as para plantar

plantar em garrafa pet8

Reciclagem de garrafas PET

A palavra do momento é a reciclagem. Para todos os lados sempre vemos esse tema, seja na TV, nas escolas, nas comunidades e onde mais você imaginar. E toda essa discussão é muito válida, uma vez que os recursos naturais são limitados e precisamos arrumar maneiras criativas de jogar menos coisas no lixo, reaproveitando ao máximo. Com a reciclagem isso é possível, pois ao invés de descartar um objeto, ele vira matéria prima para  a confecção de outro, de igual utilidade.

Aproveitando a onda da reciclagem, nesse post você vai aprender a plantar em garrafas PET. Em casa isso é muito útil e você pode aproveitar muito bem os espaços e ainda evitar que algumas garrafas vão parar no lixo. Preste atenção nas informações contidas aqui, pois são muito importantes.

Use as garrafas PET para plantar

Hoje temos tantos afazeres que muitas vezes deixamos de nos alimentar bem. Com o corre-corre esquecemos de ingerir frutas e legumes. Sempre inventamos aquela desculpa que esses alimentos comprados em supermercados e feiras geralmente estão cheios de agrotóxicos e não temos tempo para higienizá-los de forma adequada ou, não temos tempo de comprá-los, etc. É importante pensarmos em aliar qualidade de vida e alimentação – isso vai nos trazer bem estar para enfrentar os desafios diários e futuros. Com criatividade e disposição é possível mudar isso – basta você querer!

Hoje temos algumas ideias fáceis de serem colocadas em prática para você melhorar sua qualidade de vida e tornar o meio ambiente mais limpo e sustentável. No cultivo das mudas, você passa a criar valores e mudar seu estilo de vida que na maioria das vezes é sempre agitado. Não tem sensação melhor do que aquela de chegar em casa e se sentir bem, ter o aconchego da natureza dentro do lar – isso não tem preço! Na internet você vai encontrar várias formas de plantio, quais melhores mudas e como plantá-las. O fato é que você deve tentar e certamente conseguirá criar esse bem estar dentro de casa. Aqui daremos algumas dicas de plantio e ideias de como fazer isso dentro de casa, sem precisar ter um quintal para isso.

plantar em garrafa pet

Na imagem acima o morador colocou a horta suspensa. Observe que está próxima a parede e na área externa da residência. Se sua casa não tiver quintal, mas, tem uma pequena área externa, é possível fazer também. Separe garrafas pet e lave-as bem e seque mantendo a tampa na garrafa. Com qualquer instrumento cortante, de preferência uma faca, corte-a lateralmente. O recorte precisa ser do tamanho suficiente para você poder colocar a terra adubada, plantar a muda e depois colhê-la. Antes de iniciar, espalhe pequenas britas (pedrinhas) ou pó de brita no fundo da garrafa. Esse procedimento ajuda na drenagem.Não se esqueça de fazer pequenos furinhos na garrafa para que a água não fique represada! Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma que contenha composto orgânico e outra parte de húmus até próximo à borda. Esse cuidado é importante para que a terra fique mais fértil e as mudas cresçam facilmente. Cuidadosamente plante-as fazendo pequenos buracos de aproximadamente cinco centímetros.

plantar em garrafa pet2

Uma ideia tradicional é o plantio no quintal de casa como mostrado na imagem acima. O espaço possibilita uma variedade de mudas sendo possível aproveitar canos de PVC na vertical e plantar pequenas delas. Entretanto, você precisa montar canteiros e regar a terra ao menos uma vez ao dia e de preferência na parte da manhã. É importante você colocar a horta em um lugar de fácil acesso onde possa cuidar, com água disponível próxima ao local e evitar animais.

plantar em garrafa pet3

Lembrando que na horta plantamos também folhas para fazer chás caseiros ou água fresca como alecrim e hotelã, por exemplo. Elas se adaptam super bem e crescem rapidinho! Você não terá mais desculpas para não ter um estilo de vida mais saudável! Você pode colocar as pet’s na vertical penduradas por um gancho. Não é necessário deixar a tampa, uma vez que, as mudas crescem em cima dela também. Faça pequenos buracos nas laterais para que o seu vaso de pet fique cheio delas! Se desejar, pode colocar mudas de pequenas flores nas garrafas também! Lembrando que, não são todas que se adaptam ao cultivo. Portanto, na hora de comprar fique atento!

plantar em garrafa pet4

Um cultivo bem interessante são os morangos. Para uma colheta saborosa e apetitosa é necessário que seu vaso de pet receba luz direta por no mínimo 06 horas, por isso a importância da escolha do local onde ficará o vaso. Na imagem abaixo, observe que o cultivo é feito em uma área que recebe bastante luminosidade e as pets são encaixadas umas as outras formando uma verdadeira ‘fila’ de morangos na vertical. É importante também que ‘fila’ de pets fique fixa a arames para que não se soltem e prejudiquem o cultivo.

plantar em garrafa pet5

É possível fazer uma horta colorida. Para isso, você pode pintar as pets (do lado de fora da garrafa) com as mais variadas cores que tem no mercado. Para o trabalho, use tintas spray próprias para plástico, verá que o acabamento fica incrível. Observe que os vasos de pet estão suspensos, amarrados com arame em um estrado de madeira e colocados junto a uma cerca. Você pode fazer o mesmo e encostar o estrado de madeira na parede, por exemplo.

plantar em garrafa pet6

Outra ideia bem legal é o cultivo em varandas! Aqui as pets são penduradas na vertical por fios pelo bico da garrafa, e a terra adubada é colocada até a metade da garrafa. Mais parece uma casinha de mudas! Aqui o morador fez duas ‘janelas’ para que a muda pudesse se expandir e facilitar a entrada de ar. Muito legal! 

plantar em garrafa pet7

Links úteis

http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/como-reciclar-garrafas-pet-otimas-ideias/08

http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_garrafa_pet.htm

http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/1648/

http://artesanatoereciclagemladoalado.blogspot.com.br/p/tudo-com-garrafa-pet-da-net.html

http://meumundosustentavel.com/eco-glossario/reciclagem-de-garrafas-pet/

Vídeos interessantes

Esperamos que depois dessas dicas você esteja apto a mudar sua relação com o meio ambiente e economizará com feiras e supermercados. É possível trazer os legumes e frutas até você de forma bem bacana! Mesmo morando em apartamento é possível ter uma horta orgânica e se alimentar com mais saúde e qualidade!

quilling6

Técnica de filigrana em papel (Quilling) – Saiba como fazer

quilling1
Apesar do nome não ser muito conhecido, a técnica do Quilling vem sendo disseminada. Essa arte desperta curiosidade nas pessoas pela sua perfeição e a maioria, quando fica sabendo que é feita com papel, simplesmente não acredita. Isso que é o interessante nessa arte! O Quilling é uma técnica de artesanato que utiliza tiras de papel enroladas. Acredita-se que essa técnica teve início no século XV e era muito usada por freiras dos conventos franceses e italianos para decorar objetos religiosos. Elas retiravam as beiradas douradas das bíblias para fazer o trabalho. Especula-se que no século XVIII, a técnica se tornou popular na Inglaterra, quando recebeu o nome de Quilling, devido ao fato de os rolinhos serem confeccionados com penas de gansos.

quilling2

 O Quilling são tiras de papel em rolinhos de formatos diferentes que, quando organizados, moldados, formam desenhos diversos. Com palito de madeira simples, cola branca e as tiras de papel, é possível fazer verdadeiras obras de arte. Observe que, na imagem acima é mostrado um passo a passo da técnica. Não é necessário ser expert para desenvolver o trabalho, basta ter paciência e suavidade nas mãos para dar aos rolinhos o formato do desenho que se pretende criar. Observe que os desenhos criados foram aplicados em sabonetes bem cheirosos para serem dados como lembrança. Aliás, uma diferente e boa opção de presente!

quilling3
Atualmente o Quilling é muito usado também para decorar cartões, convites, quadros, scrapbook e até porta retratos. Para desenvolver o trabalho você pode usar os tradicionais papéis color set plus em tirinhas que você mesma corta ou, se quiser, pode reciclar usando folhas de revista. O resultado fica incrível e você ajuda na preservação ambiental! Para cortar as tiras, use de apoio um pedaço de vidro que servirá como base para que você as recorte com o estilete, faça tiras compridas de aproximadamente 01 centímetro. O passo seguinte é enrolar as tiras de papel com o auxílio de um palitinho de madeira (há quem ache mais fácil usar uma agulha). Lembrando que não é necessário apertar demais a tira de papel enquanto estiver enrolando-a. Ao término, cole a ponta final com um pouco de cola branca.

quilling4

Uma dica importante é quanto ao acabamento que precisa ser dado ao rolinho – não é necessário passar cola demais, visto que, com pouca cola é mais fácil conseguir o formato desejado, além do trabalho ficar mais ‘limpo’. Lembre-se que enquanto estiver enrolando as tiras e depois de fazer isso, você mesma vai moldar com seus dedos o formato daquilo que deseja!

Para determinados desenhos você deve moldar mais ou menos. Essa técnica é muito legal porque você trabalha também a sensibilidade. Observe que todas as criações em Quilling mostram esse lado sensível, delicado. Além disso, desenvolver a técnica está cada vez mais fácil devido ao baixo custo do material utilizado. Atualmente o mercado fornece mais de 250 cores de papel para a técnica e de variadas dimensões.

quilling5 quilling6
As pessoas que praticam essa arte desenvolvem trabalhos belíssimos no mundo inteiro. Você pode se arriscar criando convites de casamento, anúncios de nascimento, cartões, páginas de recados e até caixas! Com o uso da caixa em MDF aplique a técnica sobre a tampa. Você se supreenderá com o resultado!

quilling7

Gostou da ideia? Continue nos acompanhando diariamente!

Fonte: http://pinterest.com/hasnomoney/quilling-paper-diy/

Vaso de mosaico

Como fazer mosaico em vaso de flores

Você sofre com os objetos de porcelana e cerâmica quebrados na sua casa? A maioria de nós passa por essa situação e, por não saber o que fazer com este material, joga fora sem dar uma nova utilidade a ele. Pois se engana quem pensa que reutilizar esses cacos é uma tarefa difícil. Você pode dar vida à vários objetos e ainda decorar sua casa com mais graça e charme. Por isso, vamos ensinar neste post como fazer um lindo pote de flor com a técnica de mosaico. E é importante ressaltar, que mesmo que você não tenha os cacos de porcelana e cerâmica em casa, você os encontra em lojas de artesanato, entre outras. Utilize a imaginação compondo o seu próprio esquema de cores, optando por combinações básicas ou até mesmo mais ousadas.

Então vamos lá, siga os passos a seguir e inove na decoração da sua casa com muito artesanato!

vaso de flores com mosaico

Use sempre óculos de proteção quando for criar suas peças de mosaico. Cubra os pedaços de porcelana (ou cerâmica) com um pano grosso e bata com martelo. Utilize um alicate para cortas as pedaços de maneira mais uniforme. Para reparar a porcelana, aplique adesivo, massa ou cola próprias para esta finalidade na parte de trás das peças, pressionando-as no pote, para que elas fiquem firmes e não quebrem. Deixe a cola secar durante a noite.

Um dica importante é tentar sempre deixar um espaço uniforme entre as peças de mosaico.

vaso de flores com mosaico2

Aplique argamassa sobre toda a superfície limpa e seca do pote. Certifique-se de preencher entre todos os espaços das peças de cerâmica para que o pote tenha uma aparência uniforme. Se preferir, deixe a borda exposta para ter um contraste decorativo melhor.

vaso de flores com mosaico3

Use uma desempenadeira para alisar e nivela a argamassa e deixe secar por várias horas. Limpe com uma esponja úmida a película seca de argamassa que ficar nos pedaços de mosaico. Enxague a esponja se necessário.

vaso de flores com mosaico4

vaso de flores com mosaico5

Por fim, deixe o pote secar por uma semana. Quando você tiver certeza que o reboco está completamente seco, sele-o com um aferidor de argamassa. Além de serem ótimos vasos de plantas, que vão deixar seu ambiente ainda mais agradável, esses vasos são ideais para talheres, guardanapo, outros itens de cozinha e até mesmo seus materiais artesanais.

Utilize suas habilidade manuais para imprimir ainda mais charme e graça à sua casa. A técnica de mosaico exige muita paciência e cuidado, o que a torna uma arte maravilhosa, quando bem feita!

Fotos: http://www.bhg.com/gardening/container/plans-ideas/mosaic-look-flowerpots/

 

baloes decoracao5

Decoração de festa criativa com bexigas

baloes decoracao

Em qualquer comemoração que você venha a fazer não pode faltar os famosos balões não é mesmo? Essas bexigas coloridas encantam qualquer um! A título de curiosidade, sabia que os primeiros balões eram feitos de bexigas de animais, intestinos e estômagos? Isso mesmo! Pelo incrível que possa parecer eram usados como brinquedo e entretenimento. Só em 1824 que Michael Faraday, um famoso químico e físico, fez o primeiro balão de borracha e o encheu com gás hidrogênio. Ele foi produzido a partir do látex leitoso extraído da seringueira (árvore cujo látex é usado na produção de borracha; árvore da borracha). Atualmente os balões são feitos de borracha natural (também conhecido com uma espécie de látex natural) e são cheios de ar hélio ou nitrogênio em vez de hidrogênio, que é inflamável.

Na decoração de ambientes festivos não há nada melhor do que usar balões! É possível transformá-los em vários motivos diferentes apenas com o toque das mãos. A imagem abaixo, por exemplo, ilustra como fazer uma abelhinha de balões, é somente enchê-los com volumes diferentes e dar pequenos nós (precisam ficar bem firmes). Os balões são bem flexíveis e nos permitem torcê-los para formar o objeto desejado!

baloes decoracao2

Outra técnica bem divertida é a corrente de balões que é muito comum em festas (principalmente infantis). Para fazer a corrente você precisa preencher os balões com o mesmo volume de ar e amarrá-los junto ao barbante. Amarre quatro balões de forma espaçada e junte-os de forma a dar uma volta, como se fosse dar um nó nos quatro balões. Depois repita o processo sucessivamente até chegar ao tamanho desejado da corrente. É importante destacar a importância de realizar o trabalho com um fio de barbante resistente e bem comprido para que o trabalho fique bonito e contínuo.

baloes decoracao3

Outra ideia é decorar a entrada da recepção ou da festa com motivos temáticos! Na imagem abaixo, de forma lúdica é feito uma decoração de balões com o rosto da Minnie Rosa. Observe que o laçinho (no alto) é feito com dois balões trançados no formato de coração! Não existe criança no mundo que vai querer perder essa festa!

baloes decoracao4

Quando o tempo ajuda e a festa pode ser realizada ao ar livre, você consegue perceber o quanto a decoração com balões pode ser criativa! É possível fazer jardins floridos, árvores e até carneirinhos. Você observará que as folhas do jardim são muito compridas para serem balões, mas, são – foram utilizados os balões canudo. Atualmente existem no mercado vários tipos de balões como o já citado balão canudo, o balão de látex liso (balão tradicional) e os decorados, os balões de coração, entre outros.

baloes decoracao5

 Outro tipo muito comum de balão é o de personagens como o ilustrado na imagem abaixo. É vendido em parques, shopping centers e em qualquer loja de festas! Para trabalhos maiores, recomenda-se o uso de compressores na hora de preenchê-los. Essas máquinas facilitam e muito nossa vida nessa hora! Como pode ver, a decoração com balões além de ser muito divertida, permite várias possibilidades.

baloes decoracao6

Gostou das dicas acima? Continue nos acompanhando!

puff feito com garrafa pet9

Como fazer pufe de garrafa PET passo a passo


puff feito com garrafa pet56

Garrafas Pet… São necessárias e ao mesmo tempo indesejáveis. Elas são imprescindíveis para o armazenamento de bebidas, entretanto, depois de utilizadas se tornam um problema para o meio ambiente. Pensando no conceito de sustentabilidade e colocando em prática um pouco de criatividade, hoje vamos aprender a como reutilizar as garrafas pet que temos em casa e que costumeiramente vão para o lixo. Anteriormente, mostramos a confecção de um lindo brinco reciclado de garrafa pet e agora você vai aprender a criar pufes práticos e úteis com o mesmo material.

Material necessário

  • 32 garrafas pet (02 litros) limpas e secas;
  • Faca;
  • Fita adesiva grossa;
  • Espuma de boa espessura;
  • Cola de contato;
  • Material para encapar seu pufe.

 Como fazer o pufe de garrafa PET

1) Corte a parte superior da garrafa pet conforme a imagem abaixo.

puff feito com garrafa pet

2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.

puff feito com garrafa pet3

3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.

puff feito com garrafa pet4 puff feito com garrafa pet5

4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.

puff feito com garrafa pet7

A base do pufe está pronta! Agora por cima da base você deve colocar uma espuma, para ficar confortável para quem for sentar. A espuma pode ser fixada também com fita adesiva ou cola quente, se preferir. Depois é só encapá-lo. Existem várias possibilidades de capas como, por exemplo, de crochê e tecido. Esses materiais são bem confortáveis para o uso além de muito bonitos.


puff feito com garrafa pet9

Observe que você pode variar no formato do seu pufe. Demos a sugestão do pufe quadrado, mas, você pode fazê-lo redondo. O resultado fica incrível e bonito também.

puff feito com garrafa pet10

Veja mais ideias interessantes com garrafas PET

Existem muitas destinações legais para as garrafas pet como podemos ver. Algumas cooperativas fazem desde mesas até camas com esse material. Elas divulgam esse trabalho de sustentabilidade e vendem muitos dos artigos feitos. Observe no canto superior direito que foram feitos dois pufes (um maior e outro menor) que foram revestidos de fuxico. Ficou original e deixa a decoração bem regional.

puff feito com garrafa pet8

Gostaram das ideias?! Continuem nos acompanhando e mandando sugestões e críticas! Até mais!

Fotos da montagem do puff: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/07/pufe-de-garrafa-pet-como-montar-a-estrutura/

Fotos dos móveis feitos com garrafa PET: http://ciaecologica.com/2009/11/23/amma-produz-moveis-com-garrafas-pet/

papelao castelo pirata

10 maneiras de reciclar caixas de papelão para os seus filhos se divertirem

Todos os dias caixas e rolos de papelão são jogados fora. Mas o que muitos esquecem é que o papelão pode ser reciclado e ainda garantir a diversão de muitas crianças. Além disso, reciclar é uma ótima maneira de incentivar os seus filhos a pensarem no meio ambiente. E mais do que isso, você promove as brincadeiras ao ar livre, que estão cada vez saindo de moda.

Acompanhe, então, 10 ideias de como aproveitar o tempo com o seu filho e ainda colocar suas habilidade manuais em prática.

papelao castelo pirata

Você pode despertar o espírito aventureiro no seu filho com este navio pirata e incentivar as atividades ao ar livre. As habilidade que serão desenvolvidas no seu filho dependem de como você ativa a criatividade e inspiração nos pequenos nas primeiras fases da vida. Esta é uma ótima ideia para atividades em grupo!

papelao cozinha

Na ideia acima, você, com a ajuda dos seus filhos, cria uma mini cafeteria para promover a preocupação em saber administrar o dinheiro, a casa e o cuidado com a organização. Além disso, você promove o trabalho em equipe!

papelao ideias

Usando a criatividade, podem ser desenvolvidos diversos brinquedos e itens para o entretenimento das crianças. Desde um carrinho com rolos de papelão e tampinhas de garrafas plásticas, a instrumentos musicais com papelão e linha, a eletrodomésticos para as meninas brincarem de casinha e até mesmo uma atividade fantástica para aqueles que se encantam com os astros e estrelas.

papelao pista

E para os meninos, desde postos de gasolina a caixinhas criativas. Use sempre a imaginação e crie objetos complementando com outros materiais, como tintas, EVA, feltro, linha e tudo que o seu espírito artesão permitir. As crianças vão amar utilizar todos estes materiais e vão sempre querer criar novos brinquedos.

papelao posto

E para os meninos, não pode faltar um posto de gasolina! Tenha sempre cuidado ao cortar o papelão e fixe-o com fita adesiva.

papelao crianca

E com os papelões maiores, a criançada pode se empolgar e construir uma cidade, se divertindo com vários brinquedos para imaginar uma linda história!

Promover atividades ao ar livre é mais do que necessário para estimular a criatividade e o bem-estar das crianças. E se somado a isso, você ainda reciclar objetos para criar lindos brinquedos, a diversão não vai faltar!

Fonte: http://ecocosas.com/eco-tips/reciclar-cajas-carton-ninos/

balao confeti0

Vasilha feita de confete de papel – Passo a passo

balao confeti3

Quem nunca jogou confete pra cima durante o carnaval não sabe o que é ser feliz não é mesmo? Só como curiosidade, o confete aparece pela primeira vez na metade do século 19 nos bailes de máscara em vários países da Europa e, posteriormente, a tradição do confete chegou ao Brasil. O confete nada mais é do que bolinhas de papel colorido picado que fazem a alegria de muita gente! No post de hoje veremos como fazer uma vaso decorativo usando esses papeizinhos picados.

Material necessário

  • Balão vazio;
  • Pacotes de confetes coloridos;
  • Vaso de vidro (vai servir como suporte);
  • Cola branca e um pedaço de esponja macia.

balao confeti

Como fazer

1) Primeiramente encha o balão (quanto mais encher, maior será o vaso!) e dê um nó. Pegue o balão e o apoie no vaso de vidro de forma que a parte maior fique para cima. O vaso de vidro será usado aqui apenas como suporte para ‘segurar’ o balão enquanto fazemos o trabalho.

2) Depois de firmá-lo no vaso de vidro, pegue a esponja macia e passe cola branca no balão cuidadosamente. Espalhe bem a cola para que ela fique uniforme até a metade do balão. Jogue os confetes aleatoriamente sobre o balão cubrindo todos os espaços.

3) Agora repita novamente a operação: passe mais cola com o auxílio da esponja macia sobre os confetes já colados no balão. Continue jogando os confetes até preencher os espaços vazios. Aguarde a secagem.

4) Quando estiver bem seco, estoure o balão e pronto!

balao confeti2

Você pode deixar o vaso dessa forma abaixo com as bordas desiguais. Fica bem bonito!

balao confeti3

Ou se preferir, você pode aparar as bordas com a tesoura e o vaso ganhar outro design!

balao confeti0

Continue acompanhando nossas dicas e divulgue-as também! Até o próximo post!

Fotos retiradas de: http://goodshomedesign.com/decorative-confetti-bowls/